Buscar

. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (299369) Políticas Sociais - Família, Criança, Adolescente, Idoso e Pessoa com Deficiência (SES27)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (299369)
Políticas Sociais - Família, Criança, Adolescente, Idoso e Pessoa com Deficiência (SES27)
Prova: 3701107
QUESTÃO:
1. A inclusão social das pessoas com deficiências significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da sociedade, do Estado e do poder público. Identifique os usuários da APAE e caracterize o trabalho realizado por essa instituição.
RESPOSTA ESPERADA: 
A APAE é uma Associação fundada por Pais e Amigos dos Excepcionais. Tem como objetivo promover e articular ações de defesa dos direitos referente ao atendimento às pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla. 
A APAE é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública federal e certificada como atendimento de assistência social; de caráter cultural, assistencial e educacional.
A APAE realiza atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos, que são estimulados a desenvolver potencialidades autônomas em relação à vida individual, familiar e comunitária, desde atividades da vida prática ao desenvolvimento de atividades pedagógicas, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e da elaboração conceitual.
QUESTÃO:
2. A Proteção Social é a garantia de inclusão a todos os cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou em situação de risco, inserindo-os em uma rede de proteção social. Frente a essa situação, descreva qual a importância dos programas de transferência de renda para as famílias brasileiras.
RESPOSTA ESPERADA: 
Os programas de transferência de renda auxiliam as famílias através de um repasse financeiro, que é utilizado na sobrevivência e na manutenção das necessidades básicas. Por ser uma política condicionada, ela garante a permanência escolar, auxiliando no índice de desenvolvimento educacional e na qualidade dos atendimentos a gestantes, crianças, adultos e idosos e suas especificidades, por ser atrelada também ao atendimento de saúde. As pessoas são orientadas a se qualificarem em busca de automanutenção, para posterior desligamento do programa.
QUESTÃO:
3. A violência se manifesta por meio da tirania, da opressão e do abuso da força. Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. Existem várias formas de violência. Descreva qual a interferência que crianças e adolescentes violentados revelam na fase adulta.
RESPOSTA ESPERADA: 
A violência costuma causar sérias perdas emocionais. Normalmente é na infância e na adolescência que são desenvolvidas as identidades que resultam nas características afetivas e de personalidade que a criança e o adolescente carregarão para a vida adulta. Por essa razão, as noções de direito e respeito aos outros, a própria autoestima, as maneiras de resolver conflitos, frustrações ou de conquistar objetivos, tolerar perdas, enfim, todas as formas de se portar diante da existência são profundamente influenciadas. É assim que muitas crianças e adolescentes abusados, violentados ou negligenciados se tornam agressores na idade adulta.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes