Buscar

IDEB e sua relação com o PDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é o IDEB? Qual a relação com o PDE?
Criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP/MEC),o IDEB é uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado e indicar metas para melhoria do ensino. Essa medição é feita para três etapas da educação: anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 
Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de Desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as Unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. E acompanha as metas de qualidade do PDE( Plano de Desenvolvimento da Educação) para a educação básica.
O PDE é uma forma de planejamento que acaba relacionando com aplicação de verbas para as escolas públicas brasileiras, e é considerado um tipo de plano estratégico que relaciona o papel do MEC e das escolas e tem relação com a melhoria da qualidade educacional, para isso os índices do IDEB servem de parâmetro para o estabelecimento de ações para as escolas.
Portanto o IDEB é um indicador de extrema importância para o contexto educacional, uma vez que é uma referência da qualidade do ensino. E o PDE constitui um esforço disciplinado para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é, o que faz e porque assim o faz, com um foco no futuro.

Outros materiais