Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Anatomorfofisiologia do Sistema digestório, endócrino, urinário e reprodutor - Avaliação Final (Objetiva) - Individual

Pré-visualização | Página 1 de 2

Anatomorfofisiologia do Sistema digestório, endócrino, urinário e reprodutor.
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) – Individual.
1. Na puberdade, começam as mudanças no corpo feminino, ocasionadas pela ação do hormônio estrogênio. Essas mudanças resultarão nas características sexuais secundárias, como desenvolvimento das mamas, aparecimento de pêlos e o aumento das genitálias. Sobre os órgãos do sistema reprodutor, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Vagina. II- Ovários. III- Tubas uterinas. IV- Útero. ( ) Correspondem às gônadas femininas, são as estruturas que armazenam os óvulos, estão localizados no abdômen, uma de cada lado do útero. ( ) É considerado o órgão de copulação feminino, possibilita a expulsão do sangue menstrual e também a saída do bebê durante o parto. ( ) São também denominadas de trompas de Falópio, e durante o período da ovulação, apresentam movimentos musculares que levam o óvulo até o útero. ( ) Está localizado entre a bexiga e o reto, órgão musculoso e oco, que aloja o bebê durante a gestação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - II - IV - I.
B
II - I - III - IV.
C
I - IV - II - III.
D
IV - III - I - II.
2. O sistema nervoso e o endócrino representam os principais mecanismos de comunicação e coordenação do corpo. O nervoso se comunica por impulsos nervosos enquanto que no endócrino a comunicação se dá através de substâncias denominadas hormônios. Com relação aos hormônios, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Calcitonina. II- Paratormônio. III- Insulina. IV- Epinefrina. ( ) Secretado pelas adrenais, é também chamado de adrenalina. Participam da resposta ao estresse, elevando a sudorese, a frequência cardíaca e a pressão arterial. ( ) Secretado pelas células beta das ilhotas de Langerhans do pâncreas. Diminui os níveis de glicose no sangue. ( ) Secretado pelas paratireoides. É responsável por aumentar a concentração de cálcio no sangue através da reabsorção óssea, além de estimular a absorção do cálcio, proveniente do alimento, pelos rins e intestinos. ( ) Secretado pela tireoide. Favorece a formação do osso, diminuindo os níveis de cálcio circulante. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - IV - II - III.
B
III - IV - I - II.
C
II - III - IV - I.
D
IV - III - II - I.
3. Da boca ao fim do tubo digestivo, a comida que ingerimos passa por várias etapas até ser absorvida e, finalmente, transformada em energia. Carboidratos, gorduras e proteínas são quebrados em órgãos diferentes do aparelho digestivo, com a secreção de algumas substâncias e enzimas. O problema é que, na digestão, tudo acontece em meio líquido, e a gordura da comida não se dissolve em água. Daí a importância de um último suco: a bile. Com relação à bile, analise as sentenças a seguir: I- A bile é produzida pelo fígado e armazenada e concentrada na vesícula biliar. II- A bile contém sais, que atuam como emulsificantes (detergentes) que ajudam na digestão e absorção de lipídeos. III- A digestão de gorduras e de outros lipídeos começa no estômago e depende da produção de bile. IV- A bile é responsável pela hidrólise de gorduras no intestino delgado gerando ácidos graxos e monoglicerídeos. FONTE: https://super.abril.com.br/saude/a-dura-jornada-de-um-sanduiche-boca-adentro/. Acesso em: 6 maio 2020.
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
4. Tanto o sistema nervoso quanto o endócrino diferem dos demais sistemas corporais, pois, ambos não são compartimentados ou localizados em um segmento anatômico específico do corpo, mas suas estruturas estão distribuídas ao longo de vários segmentos. A similaridade entre os dois sistemas não está relacionada apenas na topografia anatômica, mas sim, em componentes, devido ao fato de ambos compartilharem estruturas anatômicas e mecanismos fisiológicos para um único objetivo: manter as condições constantes do meio interno do organismo, a homeostase. Com relação a essa ação entre os dois sistemas, analise as sentenças a seguir: I- Tanto o sistema nervoso como o sistema endócrino são regulados por uma glândula, denominada de hipófise. II- O hipotálamo tem ação integradora dos dois sistemas, influenciando tanto as funções neurais quanto as funções endócrinas. III- A ação do sistema nervoso é mediada por impulsos nervosos chamados de sinapses, enquanto o sistema endócrino atua por meio de sinais químicos oriundo dos hormônios. IV- O sistema endócrino induz respostas mais rápidas que o sistema nervoso, uma vez que os hormônios só agem quando encontram células-alvo. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
5. A parede do estômago é composta pelas mesmas camadas básicas que o restante do canal alimentar, com certas modificações. As principais camadas do trato digestório incluem a túnica mucosa, a tela submucosa, a túnica muscular e a túnica serosa. Variações na estrutura dessas quatro camadas ocorrem ao longo do trato digestório, e estão relacionadas às funções específicas de cada órgão e região. Sobre as principais camadas do estômago, assinale a alternativa CORRETA:
A
O estômago, diferente dos demais órgãos do trato digestório, não apresenta a túnica submucosa, devido à secreção de HCl.
B
A superfície da túnica mucosa do estômago é formada por uma camada de células epiteliais, chamada células mucosas da superfície ou superficiais.
C
As células epiteliais se estendem até o lúmen, onde formam colunas de células secretoras chamadas glândulas anexas do estômago.
D
A túnica muscular do estômago possui três camadas de músculo estriado esquelético, uma vez que é responsável principalmente pelos movimentos peristálticos voluntários.
6. Em sua anatomia, a vesícula apresenta um formato semelhante a uma pera, podendo medir entre sete e dez centímetros. A vesícula biliar fica localizada no abdômen, na parte superior direita, abaixo do fígado. Entre as refeições, a bile fica armazenada na vesícula biliar e a secreção só é ativada pela presença de alimentos no intestino, ou de forma psicológica pela lembrança de alimentos. Com relação à vesicular biliar e a bile, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar, sendo gradualmente secretada no duodeno para auxiliar na digestão dos lipídios. ( ) O fígado comunica-se com o duodeno por meio do ducto colédoco ou biliar, que transporta a bile para ser armazenada na vesícula biliar. ( ) Além da emulsificação das partículas de gordura, presentes nos alimentos, a bile também tem a função de excretar produtos provenientes do sangue, além do excesso de colesterol circulante. ( ) O processo de emulsificação de gordura pela bile está diretamente relacionado com a presença do ácido clorídrico presente nesta secreção. Assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA: FONTE: https://jornal.usp.br/atualidades/calculos-biliares-geram-dores-intensas. Acesso em: 4 out. 2019
A
V - V - V - F.
B
V - V - F - F.
C
V - F - F - V.
D
F - F - V - V.
7. A leptina é um hormônio produzido nos adipócitos, constituído de 167 resíduos de aminoácidos. Este hormônio é levado pelo sangue até o cérebro, onde atua nos receptores do hipotálamo, controlando a ingestão alimentar. A ação da leptina no hipotálamo, em mamíferos, promove a redução da ingestão alimentar, o aumento do gasto energético atua na regulação da função neuroendócrina e no metabolismo da glicose e de lipídios. Além de seu importante papel no metabolismo, controla o sistema hematopoiético, o sistema imune, o sistema reprodutor e o sistema cardiovascular. O mecanismo de ação da leptina está representado na figura anexa. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- O aumento da síntese de leptina, é responsável por inibir a sua produção pelo tecido adiposo, caracterizando
Página12