Buscar

Segurança do trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Segurança do trabalho
Pode ser entendida como um conjunto de medidas que é adotado visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade física e capacidade do trabalhador.
Higiene ocupacional
Ciência voltada para antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos fatores de risco ou estresses ambientais originados no, ou a partir do local de trabalho, os quais podem causar doenças, prejudicar a saúde e o bem-estar ou causar significante desconforto sobre os trabalhadores ou entre os cidadãos de uma comunidade. A Higiene Ocupacional cuida do ambiente de trabalho para prevenir doenças ou lesões nos trabalhadores, provenientes de atividades em ambientes de trabalho como calor, ruído, vibração, manuseio de substâncias químicas, bioaressóis, agrotóxicos etc. É uma especialização de importância crescente, pois a conscientização de que o ambiente de trabalho não deve causar danos à saúde do trabalhador tem se imposto, infelizmente, à custa de muitas vidas. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) quase dois em cada três trabalhadores no mundo inteiro estão expostos à substâncias químicas, estimando-se que 1,5 a 2 bilhões de pessoas são afetadas.
Segurança e saúde ocupacional ou SSO é uma área multidisciplinar relacionada com a segurança, saúde e qualidade de vida de pessoas no trabalho ou no emprego.
Como efeito secundário a segurança e saúde ocupacional também protegem empregados, clientes, fornecedores e público em geral que possam ser afetados pelo ambiente de trabalho.
Acidente típico
São aqueles que ocorrem com o trabalhador no próprio órgão ou em qualquer outro local, quando está prestando algum serviço ou benefício ao empregador.
Acidente de trajeto
São aqueles que ocorrem com o trabalhador no trajeto da residência para o trabalho ou deste para aquela, independente do modo de locomoção.
Doenças ocupacionais
Aquelas que ocorrem com o trabalhador no próprio órgão ou em qualquer outro local, quando se está prestando algum serviço ou benefício ao empregador.
PREVENÇÃO
É a ação de levantar os riscos envolvidos em uma determinada atividade antes que ela seja iniciada, pensar em todos os fatores contribuintes, prever ações ou orientações que controlem a condição de risco.
Atos Inseguros
São fatores importantes que colaboram para a ocorrência de acidentes de trabalho e que são definidos como causas de acidentes que residem exclusivamente no fator humano, isto é, aqueles que decorrem da execução das tarefas de forma contrária às normas de segurança, ou seja, a violação de um procedimento aceito como seguro, que pode levar à ocorrência de um acidente. 
Condições Inseguras
São consideradas falhas técnicas, que presentes no ambiente de trabalho, comprometem a segurança dos trabalhadores e a própria segurança das instalações e dos equipamentos.
Ordem de Limpeza
É sabido que no ambiente de trabalho muitos fatores de ordem física exercem influências de ordem psicológica sobre as pessoas, interferindo de maneira positiva ou negativa no comportamento humano conforme as condições em que se apresentam. Neste contexto, a ordem e a limpeza constituem um fator de influência positiva no comportamento do trabalhador.
CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho
A empresa deverá comunicar acidente do trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social. Desta comunicação receberão cópia fiel o acidentado e seus dependentes, bem como o sindicato a que corresponda sua categoria. Deverá ser comunicado os acidentes ocorridos com o segurado empregado – exceto doméstico – o trabalhador avulso, o segurado especial e o médico residente.

Outros materiais