Buscar

Sistema de Endomembranas - Bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Fale o que é o sistema de endomembrana e quais organelas elas estão presentes.
Sistema de endomembrana é o grupo de membranas e organelas nas células eucarióticas que atuam em conjunto para modificar, empacotar e transportar lipídios e proteínas. Elas se comunicam entre si, em algum lugares, de forma direta, em outros é mediado por vesículas transportadoras.
 As organelas são: RER, REL, Complexo de Golgi, Lisossomos e Endossomos.
2. Os ribossomos presentes no reticulo endoplasmático são responsáveis pela
síntese de proteínas. Quais as diferenças entre o RER e REL?
RER: possui ribossomos ligados na superfície citoplasmática; no lúmem, possui dobramentos e faz modificação das proteínas; síntese de fosfolipídios para outras membranas celulares; as células que têm função de secretar grandes quantidades de proteínas tem grande quantidade de RER.
REL: pouco ou nenhum ribossomo na sua superfície; síntese de lipídios, carboidratos e hormônios esteroides; desintoxicação de medicamentos; armazenamento de íons Ca++. 
3. O que é um peptídeo sinalizador no RER?
A união entre o ribossomo e a membrana do RER só ocorre se o ribossomo possuir o peptídeo sinalizador específico. Então, o peptídeo sinalizador é sequência de amnoácido que funciona como um mecanismo de reconhecimento, conectando o ribossomo que está solto no citosol à partícula reconhecedora de sinal, para posteriormente se ligar a membrana do RER pelo receptor de PRS.
4. O que são pró – proteínas?
Uma proteína precursora, também chamado de pró-proteína ou pró-peptídeo, é uma proteína inativa (ou peptídeo) que pode ser transformada em uma forma ativa por uma modificação pós-traducional, tais como a quebra de uma parte da molécula ou a adição de outra molécula. O nome do precursor de uma proteína é muitas vezes o prefixo pró-. Exemplos incluem a pró-insulina e a pró-opiomelanocortina, que são ambos pró-hormônios.
5. Fale sobre a translocaçao, co- tradução e pós-tradução das proteínas.
Translocação: passagem da proteína de um ribossomo que estava no citosol por um túnel proteico (translócon) que atravessa a membrana do RER.
Co-tradução: são mudanças que ocorrem na estrutura da proteína durante o processo de tradução. Ocorre em ribossomos aderidos, que são aqueles que estão ligados a membrana do RER e produzem proteínas que serão exportadas para fora da célula.
Pós-tradução: Modificações pós-traducionais (MPTs) são eventos de processamento covalente
que mudam as propriedades das proteínas por clivagem proteolítica ou por adição de um
grupo químico a um ou mais aminoácidos. Estas modificações podem determinar a
atividade, a localização, e interações com outras proteínas. 
6. Fale sobre a importância da glicosilação no RE.
A glicosilação leva à formação de glicoproteínas, constituindo um processo co e pós-traducional, ou seja, que pode ocorrer durante e após a tradução, momento em que as proteínas são alvo de diversas modificações estruturais. Essa reação possui alta importância funcional, visto que confere estabilidade, heterogeneidade e maior solubilidade às moléculas glicosiladas, sendo essencial para a adesão e sinalização celular e para o enovelamento proteico.
7. Fale sobre a síntese de lipídios REL.
Nas membranas do REL ocorre a síntese de praticamente todos os lipídios que compõem as membranas celulares, como os fosfolipídios, o colesterol e a ceramida. 
As enzimas que sintetizam o fosfolipídio são intrínsecas à membrana do retículo liso. A maioria dos fosfolipídios são sintetizados na face cistosólica da membrana do retículo, a partir de uma molécula de ácidos graxos ligados a coenzima A.
O colesterol é sintetizado a partir do acetato que, nas membranas dos hepatócitos, leva a síntese dos ácidos biliares.
A ceramida é convertida em glicolipídio ou em esfigomielina por enzimas encontradas no Complexo de Golgi.
8. Fale sobre a síntese de esteroide.
Os hormônios esteroides (adrenocorticais e sexuais) são sintetizados em vários tecidos endócrinos a partir do colesterol.
Eles se deslocam até suas células-alvo através da corrente sanguínea, ligados a proteínas carregadoras.
9. Fale sobre os Hepatócitos e o processo de desintoxicação.
No interior da membrana do REL, há enzimas que combatem substâncias tóxicas, como herbicidas, desfolhantes, conservantes, medicamentos, álcool, dentre outras substâncias de fácil excreção. Nas células do fígado (hepatócitos), há um grande número de REL, por esse ser o órgão responsável pela desintoxicação do corpo. 
É importante ressaltar que o uso excessivo de substâncias tóxicas (álcool, medicamentos e drogas psicotrópicas) promove o desenvolvimento do REL: o aumento da quantidade de membranas e o aumento das enzimas de desintoxicação. Isso faz com que a pessoa tenha que ingerir quantidades maiores da droga para conseguir o efeito desejado.
10. Mobilização de glicose.
A mobilização da glicose ocorre quando o organismo sente necessidade de consumir glicose, fazendo com que as reservas empáticas de monossacarídeos armazenados sejam mobilizadas para a corrente sanguínea.
11. Qual a ligação do retículo sarcoplasmático com o cálcio?
O retículo sarcoplasmático é o retículo endoplasmático das células musculares. É especializado no armazenamento de íons cálcio, e quando libera esse cálcio para o citoplasma dá-se a contração muscular (deslizamento da actina sobre a miosina). O retículo sarcoplasmático encontra-se disposto em formato de redes a circundar um grupo de miofilamentos.
12. Fale sobre o complexo de Golgi e suas funções.
O complexo golgiense é um conjunto de vesículas achatadas (cisternas) que possuem porções laterais dilatadas e estão dispostas uma em cima da outra, formando uma espécie de pilha. 
O complexo golgiense é uma organela que apresenta diversas funções, sendo alguma delas: adição de açúcares às proteínas e aos lipídios sintetizados no retículo endoplasmático (glicosilação); adição de sulfato às proteínas e aos lipídios (sulfatação); formação da parede celular e do acrossomo (estrutura localizada na região da cabeça do espermatozoide); e transporte, via vesículas, de moléculas que saem do retículo endoplasmático. Geralmente o transporte dessas moléculas obedece a três destinos: membrana plasmática, vesículas de secreção e lisossomos, os quais serão responsáveis pela formação dessa organela.
13. O que é dictiossomos no aparelho de Golgi ?
O Complexo de Golgi é formado por bolsas membranosas achatas e empilhadas. Cada uma dessas pilhas recebe o nome de dictiossomos. 
14. Qual a importância da glicosiltransferase?
São enzimas que estabelecem ligações glicosídicas naturais, ajudando a produzir polissacarídeos extracelulares.
15. Fale sobre a exocitose no complexo de Golgi.
O processo de secreção se inicia no complexo golgiense, que empacota a substância a ser liberada para o meio extracelular: A substância a ser liberada, geralmente produzida no retículo endoplasmático liso (se for um lipídio ou gordura) ou no retículo endoplasmático rugoso (se for uma proteína), é transportada para o complexo golgiense, onde pode ainda passar por processos de especificação (glicosilações, por exemplo) e é então empacotada. 
O empacotamento envolve a produção de vesículas secretoras, que são transportadas do complexo de golgi para a periferia celular.
As bombas de cálcio atuam liberando cálcio no citoplasma celular, aumentando a concentração de cálcio no meio intracelular, alterando a carga presente na membrana plasmática.
A vesícula secretora se funde com a membrana plasmática, liberando a substância secretada para o meio extracelular. A fusão da vesícula com a membrana plasmática se dá, além da diferença de carga gerada pelo aumento da concentração de cálcio no interior celular, pela ação de proteínas presentes na vesícula e na membrana plasmática que agem como um gancho, fixando ambas as estruturas.
16. Endocitose: fagocitose e pinocitose.
Fagocitose: neste processo a célula engloba partículas sólidas, relativamente grandes. A célula, entrando em contato com a partícula, emite pseudópodos que a englobam, formandoum vacúolo alimentar (fagossomo). A fagocitose é observada principalmente em células isoladas como amebas e leucócitos. No caso da ameba, trata-se de um processo nutritivo; no caso dos leucócitos, é um processo de defesa contra bactérias que invadem o organismo.
Pinocitose: a célula irá capturar líquidos e moléculas grandes dissolvidas em água. Para isso, ela irá formar invaginações na membrana (reentrâncias para dentro da célula) que, após capturar o líquido, terão suas extremidades fundidas e assim irão formar cavidades no interior da célula. Estas cavidades são chamadas de pinossomos. Da mesma maneira que na fagocitose, o lisossomo se fundirá ao pinossomo formando um vacúolo digestivo e, assim, as partículas pinocitadas serão digeridas.
17. Fale sobre o endossomo.
São compartimentos de formas variadas, localizados entre o Complexo de Golgi e a membrana plasmática. Os endossomos são responsáveis pelo transporte de partículas e grandes moléculas que são captadas pela célula através dos processos de endocitose (fagocitose ou pinocitose). 
18. Fale sobre os lisossomos.
Bolsas membranosas que contém enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Digerem materiais endocitados e são capazes de realizar autofagia (processo catabólico de degradação de componentes da própria célula).

Outros materiais