Buscar

Os Dez Livros De Vitruvio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os Dez Livros De Vitruvio
Enviado por moraisthais, out. 2012 | 3 Páginas (692 Palavras) | 42 Consultas
|
4.51
1
2
3
4
5
|
Denunciar
|
VOCÊ SABE O QUE QUER...
Envie
Thaís Mayara Silva Morais
Os Dez Livros de Vitrúvio
Ji-Paraná, Agosto de 2012.
Escritos por Vitrúvio no século I a.C., relatam a disciplina da arquitetura e procura requalificar a prática profissional em voga na Roma do Imperador César Augusto. Dividido em dez volumes, o autor descreve o oficio do arquiteto, condenando práticas clientelistas e equívocos sobre a arte edificatória. O objetivo era registrar as matérias essenciais de cada gênero de edificação, detalhando questões de base sobre as diferentes tipologias e exemplificando-as.
Livro 1
No Primeiro Livro, Vitrúvio define a arquitetura e os conhecimentos necessários à formação do arquiteto. É repleta de várias disciplinas e saberes tais como geometria, filosofia e música, desta forma, o arquiteto deve atingir a técnica guiada por artis studium, ingenium e sollertia.
É repleta de várias disciplinas e saberes tais como geometria, filosofia e música, desta forma, o arquiteto deve atingir a técnica guiada por artis studium, ingenium e sollertia.
Livro 2
No segundo livro, Vitrúvio narra a história protagonizada por Dinócrates, que dotado de grandes idéias e solércia, tenta cativar e persuadir Alexandre Magno para a realização de seu projeto de transformar o Monte Athos em um colosso que portava na mão uma cidade. A partir da descrição deste fato, o tratadista mostra a importância do apoio do Princeps nas realizações artísticas e arquitetônicas, de tal forma que este para consumar seus objetivos políticos
utiliza o artista e o arquiteto como instrumentos do bom governo. Neste livro, também são discutidos os materiais e as técnica de construção.
Livros 3 e 4
O estudo dos templos é reservado aos livros terceiro e quarto, os mais importantes e como que “luzes” para toda a tratativa vitruviana. 
A partir da associação, definida no primeiro livro, entre a excelência da arte e os princípios de symmetria e decor, ou seja a consumação dos atributos de harmonia e beleza consoante as regras de proporção e a conveniência dos demais elementos, considerados justos, Vitrúvio, no proêmio ao quarto livro, descreve os três gêneros de construção legados pela Grécia e seus vínculos com a poesia clássica. Em síntese, o autor detalha a origem, as proporções e os aspectos singulares das colunas dórica, jônica e coríntia. 
Livro 5
No quinto livro, Vitrúvio volta-se aos edifícios públicos, sucessivos, em ordem hierárquica, aos templos, tratados nos livros terceiro e quarto. Nele o arquiteto também retoma argumentos sobre a importância de um tratado de arquitetura.  Em suma, os edifícios públicos são descritos nesse capitulo, dando-se grande destaque ao foro, à basílica e ao teatro.
Livro 6
No sexto livro, Vitrúvio introduz importantes conceitos sobre beleza, ornamento e conveniência, comprometendo o estudo dasymmetria  com o respeito às prescrições do decoro (decor). O autor elabora, a partir das questões da conveniência ou do decoro, tipologias privadas associadas aos diferentes
níveis sociais: aqueles de “fortuna modesta” não necessitam de grandes e luxuosos vestíbulos, escritórios ou átrios; os que estão envolvidos com produtos do campo não necessitam de espaços luxuosos, mas de estabelecimentos adequados à conservação.
Livro 7
O livro sétimo é dedicado aos escritos daqueles que procuraram transmitir variados pensamentos para futuras gerações, chamados, por Vitrúvio, de os maiores. M. Justino Maciel evidencia a importância de este livro servir também como um registro dos nomes de escritores ant igos sobre a arte edificatória cujos importantes trabalhos com o tempo desapareceram.
O conteúdo do livro versa sobre acabamentos, ornatos e gêneros de pinturas a serem empregados nos diferentes edifícios.
Livro 8
No livro oitavo, questões de hidráulica e distribuição da água são as principais temáticas abordadas. Vitrúvio, também descreve engenharias para a distribuição de água urbana.
Livro 9
No livro nono, Vitruvio compara os estudiosos com os atletas dos antigos gregos. Para o arquiteto escritores, filósofos deveriam ser recompensados até mais que os atletas, pois seus feitos hão de beneficia também futuras gerações. Ao final Vitruvio discute questões da gnomônica nas edificações.
Livro 10
O último e mais extenso livro de Vitrúvio discorre sobre a participação do arquiteto em todas as etapas de construção das obras, sendo o responsável pelo cumprimento dos orçamentos e devendo conhecer os recursos técnicos (máquinas) para a melhor condução os trabalhos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes