Buscar

Propoxifeno slide

Prévia do material em texto

PROPOXIFENO
 PROPRIEDADES E FUNÇÕES 
1
USO E LIGAÇÕES 
O Propoxifeno pertence a família de opioides, ele é um medicamento com efeito analgésico, pode provocar dependência e tolerância no paciente. O propoxifeno é relacionada à metadona. Os efeitos analgésicos são muito alto, e por essa razão são usados para alivio de dores leves ou moderadas. A fórmula química do propoxifeno é  C22H29NO2.
Há diversas reações com esse medicamento como, Distúrbios Cardíacos, Hipersensibilidades, Transtornos Psiquiátrico e Problemas respiratórios.
A ligação que acontece entre os átomos dessa molécula é a ligação covalente, em outro termos, refere-se ao hidrogênio e compostos ametais como o Carbono e Oxigênio. A ligação se destaca pelo compartilhamento de um ou mais elétrons entre átomos, ao considerar a molécula é possível reconhecer a presença de ligações simples e ligações duplas. Na molécula os anéis aromáticos existentes são compostos por apolares, amina é composto polar é o éster contém a maior massa apolar e menor massa polar.
Propoxifeno
2
Funções Orgânicas
Os principais grupos funcionais na molécula do propoxifeno são anéis aromáticos, Éster, Amina.
Os anéis aromáticos ou arenos são compostos orgânicos cíclicos e plenares que possuem ligações duplas alternadas, que pelo fenômeno de ressonância formam nuvens de elétrons pi deslocalizadas.
Éster é uma função orgânica que pode ser identificada pela presença de um grupo R-COO-R, sendo o R o radical orgânico.
As amina são uma classe de compostos químicos orgânicos nitrogenadas derivados do amoníaco (NH³ e que resultam da substituição parcial ou total dos hidrogênios da molécula por grupos hidrocarbônicos.
amina
Éster
Anéis aromático 
3
Enantiômeros
06/06/2022
Título da Apresentação
4
Os enantiômeros (+) – (2S , 3R) propoxifeno tem propriedade analgésica enquanto seu isômero óptico (-) (2R 3S) propoxifeno possui propriedade antitussígena (Magoon et al. , 2022).
Estereoisômeros são divididos em duas categorias. Uma categoria compreende os enantiômeros, nos quais as moléculas apresenta a geometria e a disposição espacial de seus átomos igual a imagem especular do seu par complementa, chamado de antípoda óptico. Somente os compostos ditos quirais, ou seja que não possuem elemento de simetria, apresentam essa características (SOLOMONS & FRYHLE 2000, ELIEL & WILEN, 1994)
4
De acordo como o arranjo espacial, os enantiômeros recebem os prefixos R ou S seguindo o sistema de nomenclatura desenvolvido pelos químicos R. S. Cahn, C. K. Ingold e V. Prelog em 1966 e adotado pela international Union of Pure and. Applied Chemistry (UPAC).
Existe também uma outra nomenclatura atribuída aos enantiômeros e que esta relacionada à sua capacidade de desviar a luz plano polarizada para a direita (D ou +) e para a esquerda (L ou -). Esta propriedade que compostos quiras podem apresentar depende não somente do arranjo espacial dos seus átomos, mas também do meio em que eles encontram. Um exemplo são os enantiômeros do anticoagulante varfarina onde o enantiômeros S apresenta rotação positiva (D) e o R rotação negativa (L) em n-hexano-2-propanol (90; 10 , v/v), enquanto que em n- hepatano- acetato etila (80;20 v/v) o desvio é negativo para o enatiômero S positivo para R (FRANCOTTE, 2001).
UTILIZAÇÃO NA ÁREA MÉDICA : 
PROPOXIFENO:
Substâncias com uma estrutura análoga à da metadona com ação analgésica ligeira, utilizada por via oral no tratamento de dores de pequena intensidade.
06/06/2022
Propoxifeno 
5
Esses não tem IDs de designer, uma vez que foram baseados nos slides mestre padrão já presentes na apresentação. 
5
Separação de uma Mistura contendo dois Enantiômeros
06/06/2022
Propoxifeno
6
A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE; em inglês : Hight performance liquid chromatography, HPLC) é um método de separação de compostos químicos em solução, a qual é utilizada na química analítica para identificar e quantificar cada componente em uma mistura. Esta técnica consiste no bombeamento de um solvente líquido pressurizado contendo uma mistura que passa através de uma coluna preenchida com algum material solvente. Cada componente da amostra interage de forma diferenciada com o material solvente, gerando diferentes velocidades para cada componente e levando a separação conforme eles percorrem a coluna.
6
REFERÊNCIAS 
06/06/2022
Propoxifeno 
7
Propoxifeno: conheça seus principais usos e efeitos adversos (melhorcomsaude.com.br)
www.infoescola.com/quimica/anel-aromatico/
https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/esteres.htm
https://www.infopedia.pt/dici
BARREIRO, E. J.; FERREIRA, V. F.; COSTA, P. R. R. Substâncias enantiomericamente puras (SEP): a 
 questão dos fármacos quirais. Química Nova, v. 20, p. 647-656, 1997.
Orlando, R. M. et al.,/Revista Eletrônica de Farmácia Volume IV (1), 08-14, 2007
ASHRAF-KHORASSANI, M; LEVY, J. M. Addition of modifier in supercritical fluid chromatography using a microbore reciprocating pump. Chromatographia. January 1995, Volume 40
CIENFUEGOS, F.; VAITSMAN, D. Analise Instrumental. Rio de Janeiro: Interciência, 2000. 606p.
7

Continue navegando