Buscar

ATPS Instrumentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANHANGUERA EDUCACIONAL – KROTON
 Unidade Vila Mariana - Serviço Social - EAD  
 Disciplina: INTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL 
Aparecida Lourdes dos Santos	 RA 7532610554
Kelly Cristina Lima Moura	 RA 6730335171
Natália Leite 			 RA 6954449591
Sandra  Indriksons		 RA 6784381280
Solange Torres			 RA 4997026247
 
Tutora – Lilian de Moura
São Paulo, 25 de Maio de 2015
O SERVIÇO SOCIAL - FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA CONTEMPORANIDADE
“O projeto ético-político pressupõe prática que leve a transitar do reino das necessidades para o da liberdade, pressupõe também a capacidade do homem criar valores, escolher alternativas e ser reconhecido como cidadão (BATTINI, 2008: mimeo)”
Atualmente o profissional de serviço social precisa atuar de acordo com a demanda que lhe é apresentada, acompanhando sempre o movimento social de forma a buscar alternativas para as situações contraditórias constantes nessa sociedade capitalista em que vivemos. 
Essa possibilidade de alternativas só será possível se o profissional de mantiver atualizado, buscando continuamente atualizar sua qualificação, aumentando assim a potencialidade da suas habilidades e competências.
Outro ponto fundamental para a boa pratica desse profissional é a capacidade de investigar a essência do problema, lhe possibilitando assim uma maior capacidade de encontrar respostas e portanto pensar o novo. 
Quando um profissional se mantém fundamentado em práticas conservadoras ou discriminatórias com visão clientelista, enfraquece o projeto ético-político da profissão que é o de lutar pela emancipação do sujeito social, sendo justamente a capacidade de transformar o cidadão em ator e autor de sua história a verdadeira legitimidade dessa profissão.
Magalhães (2003, p. 47) afirma que “não é possível esquecer que o eixo técnico operativo das profissões deve estar relacionado ao seu norte ético-político, pois mesmo no uso de um instrumento de apoio há uma intencionalidade”. 
Diversas áreas estão disponíveis para atuação do profissional de serviço social, seja em órgãos públicos, empresas privadas ou terceiro setor, nas áreas da saúde, educação, habitação, entre outras, sendo esse um profissional com capacidade não somente para executar, mas também propor e implementar, avaliar, monitorar, emitir pareceres nas políticas sociais e projetos, podendo exercer cargos de direção dento do serviço social. 
Independente da área de atuação, o atendimento ao cidadão faz parte do cotidiano do Assistente Social. 
Segundo Iamamoto (2003, p. 20), “um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir das demandas emergentes no cotidiano”. 
Em algumas situações pode ocorrer a impossibilidade de se colocar em prática a proposta do projeto ético político do Assistente Social na emancipação do cidadão em virtude de seguir determinações da Instituição em que atua, limitando-se a procedimentos formais, legais e burocráticos.
Porém é importante que os Assistentes Sociais tenham sempre em mente o comprometimento com a transformação da sociedade, buscando continuamente estratégias que possibilitem essa condição, exercendo uma prática crítica –reflexiva preocupando-se em não se deixar levar pela cotidianidade e consequente alienação. 
Abaixo entrevista realizada com duas Assistentes Sociais: 
1) Qual a principal função do Serviço Social? 
A - A função do serviço social é intermediar a relação entre a instituição que se trabalha, seja ela pública ou privada, e o usuário do serviço. Visando prestar orientações que possam auxiliar na busca dos direitos e compreensão dos seus deveres.
B - O Serviço Social é uma profissão que intervém nas múltiplas expressões da questão social, afim de ampliar e garantir os direitos a todo cidadão.
2) Qual o instrumento de trabalho do Assistente Social? 
A - A visita social  é o instrumento mais utilizado na minha atividade como assistente social.
B - O conhecimento das leis, direitos, da rede, dos equipamentos públicos.
3) Como você pode reconstruir seu espaço de intervenção?
A - Através da análise da demanda institucional, reconstruindo a demanda sócio profissional.
B - Se capacitando de tempo em tempos, buscando auxilio de outros profissionais, a gerência do serviço em que atua, etc.
4) Você está satisfeita com o desenvolvimento da sua atual função?
A - Atuo atualmente no considerado “não clássico” do serviço social, pois trata-se de uma demanda diferenciada, com atuação muito específica, como responsailidade da família e  informações sobre a operadora de saúde. Apesar do trabalho diferenciado, estou satisfeita com esta área de atuação.
B - No momento estou fora do mercado de trabalho.
5) O que você sugere como melhoria dentro de seu trabalho?
A - Assim como no clássico social, a falta de medidas que possam auxiliar nas orientações sociais existentes. Sendo assim, acredito que maiores benefícios, públicos ou privados, facilitariam nossa ação, uma vez que não oriento apenas sobre a negativa do atendimento, mas a possibilidade de concessão de uma outra maneira.
B - Apesar de estar fora, o trabalho em equipe é essencial, um ajuda o outro e todos ganham
 6) Como você observa o trabalho do Assistente Social hoje?
A - Um trabalho fundamental dentro de qualquer instituição. O ponto de equilíbrio das empresas públicas ou privadas.
B - Acredito que existam muitos profissionais competentes e capacitados para atender as demandas sociais. O problema é a má remuneração, pois isso reflete a desvalorização do profissional perante a sociedade. 
7) Como conciliar a realidade existente com a realidade desejada?
A - Através de propostas de metodologias adequadas podemos conciliar a realidade existente com a desejada.
B - A realidade desejada acontece, porém o trabalho é pouco aparente. Manter o pé no chão é uma boa alternativa para evitar frustrações
8) Quais as medidas que podem ser usadas para solucionar os problemas das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade?
 A - Acredito que a solução dos problemas, estaávinculada às políticas públicas, que infelizmente, são ineficientes. As medidas que os profissionais hoje dispõe, são com o objetivo de amenizar as questões apresentadas no que se refere a vulnerabilidade social, mas não a solução.
B - Acredito que os programas sociais são uma boa saída, além do incentivo a educação, qualificação profissional, em poderamento acerca dos direitos sociais, etc.
9) Qual é a principal dificuldade do profissional em uma entrevista com o usuário?
A - Na ausência de fatos, que a realidade existente seja diferente da referida.
B - Decifrar se a estória que ele traz é verdadeira ou não. Despertar nele as possibilidades que existem para mudança de sua vida.
10 ) Qual a principal dificuldade em relacionar a competência ético-politico, competência teórico-metodológico e competência técnico-operativo para não se cair em armadilhas da fragmentação e da despolitização?
A – Sem resposta
B - O profissional deve estar o tempo todo se reciclando, buscando nas leituras e cursos se atualizar. Exercer uma profissão fundamentada no projeto ético-político da profissão, que se materializa no código de ética e na lei que regulamenta a profissão, deve ser a base de qualquer profissional Assistente Social, pois é esta base que diminui esta dificuldade. Deve-se também manter o foco na garantia e ampliação dos direitos sociais, lembrar que o Assistente Social não é um profissional do assistencialismo e sim um interventor entre o cidadão, o estado e o capital na garantia dos direitos do usuário dos serviços. 
Estagiário em Prática
O Assistente Social, ao se deparar
face a face com o usuário, estabelece uma relação social com outro ser humano, que possui expectativas quanto às intervenções que serão realizadas pelo profissional. Que além de observar, interage com o outro e participa ativamente do processo de observação. 
a) Qual é o instrumental técnico da minha prática?
Os utilizados em nossas práticas são: relatórios, reuniões, observação, entrevistas, fichas de cadastro, encaminhamentos, conversas informais, registros, acompanhamento social e visitas domiciliares.
b)Que relação estou estabelecendo entre a teoria e a prática, discurso e atuação?
Todo o conteúdo aprendido em sala de aula está sendo de grande valia em nossas práticas profissionais. 
c) Quais as limitações que estou encontrando?
Como estagiária nesta primeira fase apenas observando, minhas limitações são grandes. Tenho muito a aprender.
Conclusão
Mediante a globalização, avanço tecnológico, a rapidez com que as coisas acontecem atualmente e os impactos que isso causa na sociedade, além das considerações apontadas nesse trabalho, fica evidente a necessidade da atualização contínua, senso crítico e investigatório do profissional Assistente Social na contemporaneidade. 
	Referências Bibliográficas:
http://www.uniesp.edu.br/revista/revista7/pdf/2_servico_em_debate.pdf
http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario1/trabalhos/Assistencia%20Social/eixo3/98evavergara.pdf
http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/viewArticle/119

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?