Buscar

SIMULADO 2015 PARA AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO 2015 PARA AV1 
	 1a Questão (Ref.: 201302512088)
	
	Com o advento da lei que criou a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), não existia uma definição legal e regular de meio ambiente. Desta forma, conceitua-se meio ambiente como o conjunto de condições, leis e influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Está afirmação é correta ou errada? Fundamente com base nos seus conhecimentos sobre a PNMA.
	Sua Resposta: Está correta uma vez que o prórpio PNMA o define de tal forma.O PNMA surgiu da necessidade de regulamentar as atividades que envolvam o meio ambiente, para que haja preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, tornando favorável a vida, assegurando à população condições propícias para seu desenvolvimento social e econômico, esses objetivos para serem atingidos, devem ser orientados por princípios, fundamentais na busca da proteção ambiental constantes do art 22 da CF.
	Compare com a sua resposta: Certo, a PNMA (Lei 6938/81) em conformidade com o artigo 3º, I vem a definir meio ambiente. Este mesmo artigo também define o que vem a ser poluição, poluidor, degradação ambiental. Assim, o conceito de meio ambiente adquiriu relevância especial no momento em que foi transposto ao mundo jurídico e se tornou um bem a ser protegido.
	
	 2a Questão (Ref.: 201302026475)
	
	O Direito Ambiental é caracterizado como um direito autônomo em relação às outras áreas de conhecimento e não em relação aos outros ramos do direito? Justifique sua resposta diante em razão dos conteúdos trabalhados em nossas aulas. 
	Sua Resposta: Sim, pois tem princípios e regras próprias estabelecidas na lei 6.938/81 que é a lei que dispõe sobre a política nacional do meio ambiente, logo não é dependente das outra legislações para tratar de assuntos relacionados ao seu ambiente.
	Compare com a sua resposta: O Direito Ambiental é autônomo, interdisciplinar em relação a outras áreas de conhecimento, pelo fato de possuir seu próprio regime jurídico, objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos próprios. Mas é transversal em relação aos outros ramos do direito.
	
	 3a Questão (Ref.: 201302043629)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O exercício do poder que autoriza a autoridade publica para proceder com a fiscalização, com o embargo e outras medidas que obstem ou que paralisem a degradação ambiental, assim como concede poder ao órgão de licenciamento ambiental para analisar os riscos ambientais envolvidos e conceder aprovação ou não à atividade pretendida pelo empreendedor, denomina-se:
	
	Poder de legislar.
	
	Poder de execução.
	
	Poder de julgamento.
	
	Poder de arrecadação.
	
	Poder de polícia
	
	 4a Questão (Ref.: 201301934445)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O licenciamento ambiental tem natureza jurídica de:
	
	ato administrativo complexo;
	
	ato administrativo simples;
	
	contrato administrativo;
	
	procedimento administrativo;
	
	ato administrativo composto;
	
	 5a Questão (Ref.: 201302009522)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A realização da audiência pública é uma importante etapa do processo de licenciamento das atividades ou empreendimentos potencialmente poluidores do meio ambiente, estando os procedimentos e critérios para sua realização definidos na Resolução CONAMA nº 009, de 03 de dezembro de 1987. De acordo com essa Resolução é CORRETO afirmar que:
	
	Somente o Ministério Público tem legitimidade para solicitar a audiência pública ao órgão ambiental
	
	a linguagem empregada no RIMA, Relatório de Impacto Ambiental, deve ser técnica e acessível à população atingida
	
	a audiência pública deverá ser realizada se, por exemplo, for solicitada por 10 cidadãos
	
	independe, à população interessada, o local de realização da audiência pública 
	
	no caso de haver solicitação de audiência pública e na hipótese do Órgão Estadual não a realizar, a licença ambiental terá validade
	
	 6a Questão (Ref.: 201302009525)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A empresa CXX requereu, ao órgão ambiental competente, concessão de licença ambiental, com vistas à instalação de um aterro sanitário. Para a elaboração do estudo de impacto ambiental foi contratada equipe técnica formada por profissionais da iniciativa, conforme exigência da Res. CONAMA 001/86. Assinale a resposta CORRETA sobre o Estudo de Impacto Ambiental:
	
	deve ser dada publicidade ao Estudo de Impacto Ambiental e permitida a participação, em sua elaboração, por técnicos da coletividade local interessada
	
	o Estudo de Impacto Ambiental -EIA - é o instrumento compulsório da Política Nacional de Meio Ambiente a ser realizado em todos os casos de obras ou atividades de degradação ambiental
	
	Independentemente de quem seja o empreender, a responsabilidade pelas despesas de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental é do Poder Público
	
	para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação ao meio ambiente, é exigido, na forma da lei, o estudo do zoneamento ambiental
	
	o estudo de impacto ambiental, necessários ao processo de licenciamento, deverá ser realizado por profissionais legalmente habilitados, às expensas do empreendedor
	
	 7a Questão (Ref.: 201302044894)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Sendo o licenciamento ambiental um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei Federal 6.938/81, qual das licenças ambientais aprova o projeto da atividade poluidora? 
	
	Licença de Obra
	
	Licença de Operação
	
	Licença Prévia
	
	Licença de Instalação
	
	Licenciamento Ambiental
	
	 8a Questão (Ref.: 201302044983)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Empresa Vital Saúde requereu, ao órgão ambiental competente, concessão de licença ambiental, com vistas à instalação de um aterro sanitário. Marque a alternativa CORRETA, ao entender-se a exigência do EIA-RIMA pelo órgão ambiental competente:
	
	O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é um complemento do EIA em linguagem mais elaborada e complexa, destinada aos cientistas pesquisadores mais ligados ao tema
	
	O EIA deve ser um processo sequencial, que comece com a descrição da atividade proposta, prossiga com a análise das medidas mitigadoras e termine com a apresentação das consequências negativas do empreendimento, de forma a servir de base à tomada de decisão, que é sempre política, sobre o projeto.
	
	O EIA contribui para informar de maneira completa e exaustiva acerca de todos os desdobramentos de determinado projeto, permitindo que as organizações não governamentais possam tomar mais corretamente posição em relação a ele, de forma a eliminar a influência das elites científicas sobre a mídia. 
	
	Deve ser elaborado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelos resultados apresentados.
	
	Exige-se o EIA, para a realização de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, sendo, por isso, necessário determinar os limites geográficos da área que será direta ou indiretamente afetada pelos impactos decorrentes da implementação do projeto. 
	
	 9a Questão (Ref.: 201302063025)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO 
Um shopping center, que possui cerca de 250 lojas e estacionamento para dois mil veículos, foi construído há doze anos sobre um antigo aterro sanitário e, desde sua inauguração, sofre com a decomposição de material orgânico do subsolo, havendo emissão diária de gás metano, em níveis considerados perigosos à saúde humana, podendo causar explosões. Em razão do caso exposto, assinale a alternativa correta: 
	
	
	Caso o shopping center possua licença de operação válida, não poderá ser obrigado pelo órgão ambiental competente, no caso exposto, a adotar novas medidas para a dispersão do gásmetano. Apenas no momento da renovação de sua licença de operação poderá ser obrigado a adquirir novo equipamento para tal fim.
	
	A licença de operação ambiental tem prazo de validade de dez anos. Logo o shopping já cumpriu com suas obrigações referentes ao licenciamento e ao estudo prévio de impacto ambiental, e poderá continuar com suas atividades regularmente.
	
	Como o shopping foi construído há mais de cinco anos, a obrigação de elaborar estudo prévio de impacto ambiental e de se submeter a licenciamento já prescreveu. Assim o empreendimento poderá continuar funcionando.
	
	A decomposição de material orgânico continua ocorrendo, e é considerada perigosa à saúde humana e ao meio ambiente. Logo, o shopping center em questão poderá ser obrigado pelo órgão ambiental competente a adotar medidas para promover a dispersão do gás metano, de forma a minimizar ou anular os riscos ambientais, mesmo que já possua licença de operação válida.
	
	 10a Questão (Ref.: 201302044988)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Qual documento ambiental é discutido numa audiência pública para o licenciamento de uma atividade poluidora? 
	
	Relatório de Impacto Ambiental
	
	Plano de Controle Ambiental
	
	Análise de Risco
	
	Relatório de Ações Ambientais
	
	Estudo de Impacto Ambiental

Outros materiais