Buscar

Avaliando o aprendizado Aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 3
	 1a Questão (Ref.: 201302053121)
	
	Marque a alternativa CORRETA conforme o disposto na Constituição Federal de 1988, Art. 225.
	
	O dever de defender e preservar para as presentes e futuras gerações é imposto, pela CF, à coletividade e ao Poder Público.
	
	A Constituição Federal de 1988 eleva o meio ambiente à categoria de direito ambiental exclusivo
	
	A CF expressa o dever de defender e preservar o meio ambiente notadamente para as presentes gerações 
	
	O meio ambiente, tem que estar ecologicamente equilibrado para ser considerado como um direito fundamental de todos.
	
	O meio ambiente é definido, constitucionalmente, como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas
	 2a Questão (Ref.: 201302114702)
	
	Assinale opção correta de acordo com as normas constitucionais sobre zoneamento ambiental.
	
	Compete à União elaborar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social.
	
	As zonas de uso predominantemente industrial destinam-se, preferencialmente, à localização de estabelecimentos industriais cujos resíduos sólidos, líquidos e gasosos, ruídos, vibrações, e radiações possam causar danos à saúde, ao bem-estar e à segurança das populações, mesmo depois da aplicação de métodos adequados de combate e tratamento de efluentes.
	
	É da competência da ONU (Organização das Nações Unidas) a promoção, no que couber, do adequado ordenamento territorial mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
	
	É da competência dos estados a promoção, no que couber, do adequado ordenamento territorial mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
	
	Os estados podem, por lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum. Para isso, precisam da concordância dos municípios envolvidos os quais devem aprovar leis municipais com o mesmo teor e conteúdo da lei estadual.
	 3a Questão (Ref.: 201302103017)
	
	Para possibilitar a ampla proteção ambiental, a Constituição Federal previu diversas regras, dentre elas as regras de competência material ou administrativa e as regras de competência legislativa. Marque a resposta CORRETA sobre as regras de competência previstas nos seguintes artigos da Constituição Federal 
I- CF, Art. 21, compete à União; IX - elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social; 
II- CF, Art. 23 - É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos;
III- CF, Art. 30 - Competência dos Municípios: Compete aos Municípios; II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber. 
		
	
	somente é regra de competência legislativa a alternativa I 
	
	somente é regra de competência legislativa a alternativa II
	
	somente é regra de competência legislativa a alternativa III
	
	somente é regra de competência material a alternativa III
	
	somente é regra de competência material a alternativa II
	 4a Questão (Ref.: 201302103056)
	
	O parágrafo único do art. 23 da Magna Carta, regulamenta a Lei Complementar 140/2011, que fixa regras de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum através do poder de polícia ambiental. Marque a resposta CORRETA sobre o poder de polícia ambiental em razão das afirmativas abaixo:
I- a fiscalização e o licenciamento, ambos decorrentes do poder de polícia ambiental, são atividades autônomas com metas diferentes, pois, enquanto a fiscalização atua no campo da repressão, o licenciamento atua no campo da prevenção.
II- o poder de polícia ambiental é exercido pelas autoridades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, conforme dispõe a Lei nº 6.938/81, que disciplina a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA.
III- o poder de polícia ambiental consiste em um conjunto de intervenções do poder público no sentido de disciplinar a ação de empresários, objetivando prevenir ou reprimir perturbações à ordem pública.
		
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	somente a afirmativa II está correta
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	somente a afirmativa I está correta
	 5a Questão (Ref.: 201302098141)
	
	O caput do art. 225 da Constituição Federal é a regra matriz que trata do reconhecimento do meio ambiente como direito fundamental, estabelecendo que "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações." Como direito subjetivo público, apresenta-se intrínseco para os interesses que afetam a cada pessoa, grupo social ou toda a sociedade. O texto do art. 225, caput, da Constituição Federal, inicia com a afirmação de que "todos têm direito", significando que:
	
	Refere-se aos direitos e garantias fundamentais de cada pessoa humana, nacional ou estrangeira, sendo direito subjetivo público, garantido pelo princípio fundamental da dignidade da pessoa humana.
	
	Refere-se aos direitos e garantias fundamentais de cada pessoa humana, nacional ou estrangeira, para exercer exclusivamente de forma coletiva o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo, portanto, direito subjetivo público.
	
	Refere-se aos direitos e garantias fundamentais da pessoa humana, aplicável aos brasileiros submetidos às normas constitucionais, para exercício exclusivamente individual do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
	
	Refere-se aos direitos e garantias fundamentais de cada pessoa humana, nacional ou estrangeira, para exercer exclusivamente de forma coletiva o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, como bem de uso comum do povo.
	
	Refere-se aos direitos e garantias fundamentais da pessoa humana, nacional ou estrangeira, para exercer exclusivamente de forma individual o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo, portanto, direito subjetivo público decorrente do princípio fundamental da dignidade da pessoa humana.
	 6a Questão 
	
	Marque a alternativa CORRETA em razão dos dispositivos ambientais previstos na Constituição Federal de forma direta ou indireta.
	
	A Constituição Federal tutela apenas a defesa e a proteção do meio ambiente natural 
	
	A função social da propriedade rural deve atender ao previsto nas unidades de conservação
	
	Os direitos e interesses, de algumas tribos indígenas, estão garantidos constitucionalmente
	
	O meio ambiente cultural não é matéria tutelada constitucionalmente
	
	As atividades econômicas devem observar o princípio da defesa do meio ambiente.

Outros materiais