Buscar

Avaliando o aprendizado Aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 4
	1a Questão (Ref.: 201302044733)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	Sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (art. 9º da Lei Federal 6.938, de 1981), considere os seguintes itens: 
I. Avaliação de impactos ambientais; 
II. Estabelecimento de preços pelos usos da água. 
III. Municipalização de rios. 
IV. Licenciamento e revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras. 
Marque a alternativa CORRETA sobre os itens que são instrumentos atribuídos à Política Nacional do Meio Ambiente: 
	
	II e III somente
	
	II,III e IV somente
	
	I,III e IV somente
	
	I e IV somente
	
	I,II e III somente
	
	 2a Questão (Ref.: 201302440369)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	O que vem a ser o Poder de Polícia Ambiental, assinale a opção correta:
	
	O Poder de Polícia Ambiental é ato discricionário do poder judiciário para a proteção e preservação do meio ambiente.
	
	É através do Poder de Polícia Ambiental que o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) fiscaliza e pune a pessoa física ou jurídica que degrada o meio ambiente.
	
	É através do Poder de Polícia Ambiental que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) fiscaliza e pune quem degrada o meio ambiente.
	
	É através do Poder de Polícia Ambiental que o Estado, cumprindo uma disposição constitucional, protege o meio ambiente, elevado à condição jurídica de bem de uso comum do povo.
	
	O Poder de Polícia Ambiental é ato discricionário da administração pública para a proteção e preservação do meio ambiente.
	
	 3a Questão (Ref.: 201302107522)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	NO QUE TANGE AO PODER DE POLÍCIA AMBIENTAL É CORRETO AFIRMAR QUE:
	
	É ATRAVÉS DO PODER DE POLÍCIA AMBIENTAL QUE O JUDICIÁRIO APLICA O DIREITO NOS CASOS DE RESPONSABILIDADE PENAL AMBIENTAL.
	
	É ATRAVÉS DO PODER DE POLÍCIA AMBIENTAL QUE O ESTADO, CUMPRINDO UMA DISPOSIÇÃO CONSTITUCIONAL, PROTEGE O MEIO AMBIENTE, ELEVADO À CONDIÇÃO JURÍDICA DE BEM DE USO COMUM DO POVO. 
	
	O PODER DE POLÍCIA AMBIENTAL CONSISTE NO DEVER INSTITUÍDO AO PODER JUDICIÁRIO DE APLICAR A LEI AQUELE QUE POLUI E DEGRADA O MEIO AMBIENTE.
	
	O PODER DE POLÍCIA AMBIENTAL ADVÉM DA RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL.
	
	O PODER DE POLÍCIA FOI INSTITUÍDO PELO CONAMA PARA PUNIR JUDICIALMENTE AQUELE QUE POLUI E DEGRADA O MEIO AMBIENTE.
	
	 4a Questão (Ref.: 201302440330)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	Pela redação do caput do artigo 2º da Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, a norma "tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana". Pela redação escrita pode-se visualizar na redação a presença de qual princípio constitucional ambiental?
	
	Princípio da Legalidade.
	
	Princípio da dignidade da pessoa humana.
	
	Princípio do contraditório e ampla defesa.
	
	Princípio da isonomia.
	
	Princípio da impessoalidade.
	
	 5a Questão (Ref.: 201302481678)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	(CESPE - 2011 - TRF 5ª REGIÃO - Juiz Federal) Considerando o conceito e a natureza econômica do direito ambiental e da PNMA, assinale a opção correta.
	
	A CF estabelece regras mediante as quais a função social da propriedade urbana submete-se à necessidade de preservação ambiental, contudo, com relação à propriedade rural, o texto constitucional nada diz a esse respeito, embora disponha sobre a obrigatoriedade de existirem normas infraconstitucionais que estipulem critérios sobre o tema. 
	
	As diretrizes da PNMA, dispostas na Lei nº 6.938/1981, orientam a ação do governo federal no que se refere à qualidade ambiental e à manutenção do equilíbrio ecológico, cabendo aos Estados, ao DF e aos Municípios, no exercício de sua autonomia político-legislativa, estabelecer livremente as normas e os planos ambientais por meio de leis próprias.
	
	O direito ambiental é dotado de instrumentos que o capacitam a atuar na ordem econômica, e, nesse sentido, a PNMA visa, entre outros objetivos, assegurar adequado padrão de desenvolvimento socioeconômico ao país.
	
	Ao conceber o meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga, e rege a vida humana, o direito ambiental ostenta índole antropocêntrica, considerando o ser humano o seu único destinatário.
	
	Ainda que a CF não considere expressamente a defesa do meio ambiente como princípio que rege a atividade econômica, a livre-iniciativa somente pode ser praticada observadas as regras constitucionais que tratam do tema.
	
	 6a Questão (Ref.: 201302103101)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	Considerada como o marco inicial do direito ambiental brasileiro, o primeiro documento legal ambiental que disciplina de forma sistematizada o meio ambiente, a Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981, torna-se, para muitos doutrinadores, a lei mais importantes de proteção ambiental, depois da Constituição Federal de 1988 e, recepcionada por esta. A Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, visa dar efetividade ao princípio matriz contido no artigo 225, caput, da CF, consubstanciado no direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo um conjunto de instrumentos legais, técnicos, científicos, políticos e econômicos destinados à promoção do desenvolvimento sustentado. 
Diante das alternativas abaixo, marque a resposta CORRETA que define o Objetivo Geral, previsto no Art.2º, da Lei 6.938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente:
I- a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
II- a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
III- a definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.
 
	
	somente as alternativa I e II estão corretas
	
	as alternativas I, II e III estão corretas
	
	somente a alternativa I está correta
	
	somente a alternativa II está correta
	
	somente a alternativa III está correta

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes