Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
MAPA20sub.20Anatomia20Humana20Aplicada20a20Educação20Física

Pré-visualização | Página 1 de 1

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
	Acadêmico:
	R.A.
	Curso:
	 Disciplina: Anatomia aplicada à Educação Física
	Valor da atividade: 7,0
	Prazo:
Instruções para Realização da Atividade
1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
3. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
5. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado; 
6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
7. Na Sala do Café do ambiente virtual da disciplina você encontrará orientações importantes para elaboração desta atividade. Confira!
8. Critérios de avaliação: Utilização do template; Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
9. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.
Bons estudos!
QUESTÃO 1
 
Dentro da grande área da anatomia, é possível estudar a miologia, que se refere ao entendimento das funções musculares, dos seus tipos e das suas características anatômicas. Ao estudar a importância dos músculos no corpo humano, observa-se que cada músculo tem uma função e cada músculo é utilizado para movimentar uma determinada articulação. Nem todos os músculos auxiliam na realização de todos os movimentos corporais. O diafragma, por exemplo, é um músculo especial, involuntário, mas que podemos influenciar na frequência e intensidade da sua contração.
 
Barbosa, C. P. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá-PR. Unicesumar. 2019.
 
Neste sentido, considerando as funções dos músculos relacionada a produção de movimentos, observe as características descritas de 1 a 9 e preencha o esquema descrevendo o nome do músculo responsável por realizar tais funções pontuadas abaixo.
1- É um músculo pequeno que realiza a flexão de ombro.
2- É um músculo que realiza a flexão de cotovelo.
3- É um músculo responsável por realizar a flexão de joelho e plantiflexão do tornozelo.
4- É um músculo que realiza a flexão de quadril e extensão de joelho.
5- É um músculo que realiza a extensão de cotovelo
6- É um músculo que tem por função realizar a sustentação e proteção das vísceras.
7- É um músculo responsável por realizar a extensão e rotação lateral do quadril.
8- É um músculo que compõe o quadríceps.
9- É um músculo dorsal, que auxilia na movimentação de membros superiores
	1
	
	
	
	
	
	
	D
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	2
	
	I
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	3
	
	A
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	4
	
	
	
	
	F
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	5
	
	R
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	6
	
	
	
	
	A
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	7
	G
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	8
	
	
	
	
	
	M
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	9
	
	A
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
 
QUESTÃO 2
As articulações sinoviais presentes no corpo humano, possuem características específicas como uma superfície articular, cartilagem articular, cápsula articular e líquido sinovial. Também possuem elementos especiais como lábios, discos articulares, meniscos, ligamentos acessórios, bolsas e bainhas tendíneas. O corpo humano possui vários tipos de articulações sinoviais e cada tipo recebe uma nomenclatura, de acordo com sua estrutura. Observamos as articulações sinoviais do tipo plana, do tipo gínglimo, trocoides, elipsoides, selares e esferoideas. No treinamento esportivo de alta intensidade, é muito comum lesões em articulações sinoviais, por estarem envolvidas a movimentos específicos do esporte.
Barbosa, C. P. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá-PR. Unicesumar. 2019.
 
Considerando os diferentes tipos de articulações sinoviais e suas características, observe a figura abaixo e responda as seguintes questões:
A) Cite o nome da articulação 1 e o tipo de articulação sinovial que ela se enquadra. Após isso, explique quais são as características desse tipo de articulação.
	Resposta
	
B) Cite o nome da articulação 2 e o tipo de articulação sinovial que ela se enquadra. Após isso, explique quais são as características desse tipo de articulação.
	Resposta
	
C) Cite o nome da articulação 3 e o tipo de articulação sinovial que ela se enquadra. Após isso, explique quais são as características desse tipo de articulação.
	Resposta
	
D) Cite o nome da articulação 5 e o tipo de articulação sinovial que ela se enquadra. Após isso, explique quais são as características desse tipo de articulação.
	Resposta
	
E) Cite o nome da articulação 1 e o tipo de articulação sinovial que ela se enquadra. Após isso, explique quais são as características desse tipo de articulação.
	Resposta
	
QUESTÃO 3
Os ossos, em conjunto, pesam 12 kg no homem adulto, em média. Eles têm formatos variados, e embora rígidos, os ossos são plásticos (se adaptam a estruturas vizinhas). A sua quantidade varia conforme a idade. Podemos observar que para realizar o estudo anatômico dos ossos, os mesmos são divididos em: ossos da cabeça, ossos do pescoço, ossos do tronco, ossos dos membros superiores e ossos dos membros inferiores.
Barbosa, C. P. Anatomia Humana Aplicada à Educação Física. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação à Distância. Maringá-PR. Unicesumar. 2019.
Considerando os principais ossos do corpo humano, descritos na unidade IV do livro didático da disciplina, responda as seguintes questões:
A) Qual o nome do osso da cabeça e sua função?
	Resposta
	
B) Qual o nome dos quatro ossos do pescoço?
	Resposta
	
C) Cite o nome dos seis ossos do tronco. 
	Resposta
	
D) Os membros superiores são formados por quantos ossos? Quais são eles?
	Resposta
	
E) Qual a função dos ossos dos membros inferiores? Quais são eles?
	Resposta