Buscar

Prova Objetiva - Redes de Computadores - ADS - Nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Assinale a alternativa correta quanto as afirmacoes sobre as camadas do modelo TCP/IP:
A) A camada de rede e a que contempla o IP - Internet Protocol, que trata do empacotamento dos dados (IP Datagrams) e de seu encaminhamento, isto e, do roteamento do pacote pela rede.
B) A camada de internet especifica o tratamento dos bits, isto e, como a informacao vai ser repassada para o meio fisico por meio das interfaces eletronicas.
C) A camada de transporte cuida dos protocolos de aplicacao e de como a aplicacao realiza a comunicacao com os servicos.
D) (x) A camada de transporte e a responsavel pelo nivel de servico e pelo controle da conexao que prove o transporte das informacoes pelas rotas da rede. Nela estao definidos os protocolos TCP e UDP.
2) A World Wide Web e um servico cliente/servidor distribuido, no qual um cliente (browser) pode acessar servicos em um ou mais servidores distribuidos por diversas localidades. Os servicos constituem-se em sua maioria em provimento de conteudo. O conteudo e distribuido em sites, e cada site administra seus documentos ou paginas web, com um servidor provendo o acesso aos documentos mediante a requisicao do browser do cliente. Quanto as caracteristicas do cliente sabe-se que: I - O cliente (browser) e aplicacao que viabiliza o acesso, a apresentacao dos documentos e a interacao com o usuario. II - O controlador e parte do browser que prove a interface com o usuario (teclado, mouse e tela). III - Os programas clientes ligados ao browser apresentam os documentos de acordo com o padrao por eles definidos. IV - Os interpretadores sao os elementos do browser que efetivamente acessam os documentos arquivados nos servidores. Assinale a alternativa que contempla apenas as afirmacoes corretas:
A) (x) I e II
B) I e IV
C) II e III
D) II e IV
3) Analise as afirmacoes abaixo sobre os protocolos da camada 3 do modelo TCP/IP e assinale a unica alternativa correta:
A) User Datagram Protocol e um protocolo simples da camada de transporte que garante que o pacote sera entregue ao destino.
B) O protocolo TCP e a escolha adequada para fluxos de dados em tempo real, especialmente aqueles que admitem uma certa perda ou dano de parte de seu conteudo.
C) Durante uma conexao o TCP troca apenas 2 pacotes, enquanto no UDP esse numero e superior a 10.
D) (x) Um pacote do UDP e extremamente simples, e contem as informacoes minimamente necessarias para o trafego das informacoes entre origem e destino.
4) Avalie as afirmacoes sobre o protocolo HTTP e identifique as falsas (F) e as verdadeiras (V): ( ) O HTTP faz a transferencia de arquivos do mesmo modo que o SMTP usando conexao TCP e utiliza mensagens para a requisicao de dados como o FTP. ( ) O HTTP requer uma conexao persistente, partindo do principio que, uma vez transferida e exibida uma pagina, havera uma interacao com o usuario que resultara em nova mensagem ou consulta. ( ) Comandos HTTP ou metodos nas mensagens, tais como GET, POST e PUT sao interpretados pelos clientes e servidores da Web e geram respostas em formato de codigos, dentre os quais o mais conhecido e o 404 (Not Found). ( ) O HTTP permite o uso de servidores PROXY e reduz o trafego na rede de forma significativa, especialmente em redes locais de grande porte. A sequencia, de cima para baixo, que assinala corretamente as questoes falsas (F) e as verdadeiras (V) e:
A) F - V - F - V
B) F - F - V - F
C) V - V - V - F
D) (x) F - V - V - V
5) O protocolo TCP tem como principal caracteristica a garantia da entrega da informacao, isto e, a confiabilidade da transmissao. Quanto as suas demais caracteristicas pode-se afirmar:
A) Controle de fluxo: O processo de comunicacao nao inclui qualquer confirmacao do recebimento de cada pacote ou avaliacao da quantidade de informacoes recebidas e aceitas.
B) Confiabilidade: As informacoes encaminhadas por meio da rede nao tem a garantia da entrega durante todo o processo de comunicacao, uma vez que o TCP nao inclui a identificacao, o tratamento e a correcao de erros.
C) Nao e necessario estabelecer uma conexao entre os hosts que pretende comunicar entre si, basta apenas que conhecam seus respectivos enderecos IP.
D) (x) Full duplex: Uma vez estabelecida a conexao entre os hosts a comunicacao flui nos dois sentidos, fazendo com que ambos sejam, simultaneamente, origem e destino da comunicacao.
6) Uma das camadas do modelo ISO/OSI trata da interacao entre o hardware e os mecanismos de sinalizacao. Esta camada fornece seus servicos para a camada superior e estabelece a ligacao entre os nos da rede, com ou sem fio, atraves de um meio de transmissao. Esta camada e:
A) Transporte
B) Enlace ou link de dados
C) Rede
D) (x) Fisica
7) O SNMP - Simple Network Management Protocol - protocolo simples para gerenciamento de redes e um framework para gerenciamento de dispositivos em rede com base no TCP/IP e que usa o conceito de gerente e agente. E um protocolo do nivel de aplicacao, o que permite sua utilizacao independe das caracteristicas fisicas da rede e dos fabricantes do hardware. Quanto ao SNMP pode-se afirmar que:
A) Um elemento gerente - ou gerenciador - e um host ou estacao que executa uma aplicacao SNMP Servidor.
B) Um elemento agente e um equipamento de rede que executa uma aplicacao SNMP Cliente.
C) Em caso de identificacao de situacoes anomalas, falhas ou problemas de capacidade, o gerente pode transmitir mensagens de alerta, os traps.
D) (x) O MIB - Management Information Base, forma um banco de dados com informacoes do equipamento ao qual esta associado.
8) As redes de computadores podem ser diferenciadas em funcao da sua abrangencia geografica, ou seja, o espaco territorial que ocupam e no qual atuam. Sob este aspecto as redes podem ser denominadas como:
A) PAN: redes para uso pessoal que permite a conexao de computadores entre empresas, escritorios e residencias em cidades de pequeno porte.
B) WAN: Rede tipica das instalacoes do escritorio de uma unica empresa para o compartilhamento de impressoras, scanners, o acesso aos servidores (de dados, de aplicacoes, de comunicacao) e a Internet.
C) (x) LAN: e uma rede que interliga os equipamentos de uma instalacao ou edificacao - casa, escritorio, escola, predio, planta de fabrica, etc.
D) MAN e uma rede tipica de provedores de servicos de telecomunicacoes e grandes corporacoes, e que tem por finalidade conectar LANs e PANs entre si atraves de um Backbone de grande extensao e altissimo volume de trafego de dados.
9) Assinale a alternativa correta quanto as afirmacoes sobre as camadas do modelo ISO/OSI:
A) A camada Fisica faz a conversao do fluxo de dados recebido da camada de rede para os sinais a serem transmitidos.
B) A camada de Enlace ou link de dados trata da definicao do roteamento, isto e, o caminho pelo qual os pacotes de informacao serao enviados ate o destino.
C) A camada de Transporte realiza o tratamento de erros de transmissao, fazendo a deteccao e providenciando a correcao dos erros.
D) (x) A camada de Apresentacao trata do formato dos dados a serem apresentados pelos aplicativos.
10) Quanto a solucao para a resolucao de nomes de dominio na internet, avalie as afirmacoes a seguir:I - Atualmente, para as redes pequenas, uma simples tabela contendo os nomes e os respectivos enderecos IP dos hosts e suficienteII - Armazenar uma unica tabela de hosts em um computador especifico geraria um trafego enorme na rede, alem de sobrecarregar este computadorIII - Servidores DNS estao organizados em uma hierarquia dentro do name space ou espaco de nomes.IV - O DNS consegue atualizar as tabelas hosts de todos os hosts ao mesmo tempo, cada vez que uma mudanca ocorreAssinale a unica alternativa que refere-se as questoes corretas:
A) Somente as questoes I e II estao corretas.
B) (x) Somente as questoes II e III estao corretas.
C) Somente as questoes II e IV estao corretas.
D) Somente as questoes III e IV estao corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes