Buscar

PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES - CPC 2022

Prévia do material em texto

Caderno de Resumos – Direito Processual Civil II - 2022
2
Direito Processual Civil II 
Da Comunicação Dos Atos Processuais
PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES
Apresentada a contestação, dá-se início à fase ordinatória (também chamada de organizatória), oportunidade em que o juiz deve verificar se é necessária a adoção de alguma providência preliminar. 
Há quatro hipóteses de providências preliminares:
A) Réu Revel Nos Casos De Não Aplicação Do Efeito Material Da Revelia: o juiz deve intimar o autor para que ele especifique as provas que pretende produzir. Lembrando que, ainda que o réu seja revel, também poderá requerer a produção de provas, desde que ingresse no processo antes da instrução;
B) Réu Apresenta Contestação Com Alegação De Fato Impeditivo, Modificativo Ou Extintivo Do Direito Do Autor: há, nessa situação, uma alegação de defesa indireta de mérito, devendo o autor ser intimado para que se manifeste/apresente réplica no prazo de 15 (quinze) dias;
C) Réu Alega Preliminar De Mérito Disposta No Artigo 337 Do CPC: ocorrerá a mesma providência acima elucidada, devendo o autor ser intimado para que se manifeste/apresente réplica no prazo de 15 (quinze) dias;
D) Juiz Verifica A Existência De Vícios Sanáveis: a parte deve ser intimada para que corrija o vício em prazo nunca superior a 30 (trinta) dias.
Adotadas tais providências, ou não sendo o caso de qualquer delas, o juiz verifica se o processo comporta julgamento no estado em que se encontrar.
Julgamento Conforme O Estado Do Processo No Sentido Da Extinção
Após a fase de apresentação da petição inicial e resposta do réu, o juiz deverá analisar se é possível sentenciar o processo no estado em que se encontra, julgando-o nos termos dos artigos 485 e 487, incisos II e III, ambos do CPC. Trata-se de consagração ao princípio da economia processual.
Julgamento Antecipado Do Mérito
É importante não confundir o julgamento conforme o estado do processo com o julgamento
antecipado do mérito do processo. Para o julgamento antecipado do mérito é necessário que, antes, tenha havido a citação do demandado.
Assim, isso vai diferenciar o julgamento antecipado do mérito da denominada improcedência liminar (art. 332 do CPC). No julgamento antecipado do mérito há a possibilidade de, inclusive, se julgar procedente o pedido, e na improcedência liminar dispensa-se a citação, visto que o pedido será julgado improcedente.
Será cabível o julgamento antecipado do mérito do processo nas seguintes hipóteses:
• Quando não houver necessidade de produção de outras provas;
• Quando houver revelia, produzindo o seu efeito material, e não houver requerimento de prova.
De acordo com o enunciado 297 do FPPC, “o juiz que promove julgamento antecipado do mérito por desnecessidade de outras provas não pode proferir sentença de improcedência por insuficiência de provas”.
Julgamento Antecipado Parcial Do Mérito
O art. 356 do CPC admite que o julgamento antecipado seja “parcial” do mérito através de uma decisão interlocutória, sendo possível nos casos de pedidos contrapostos e nos casos em que é permitido o julgamento por ter havido parcela incontroversa (não houve impugnação especificada dos fatos) ou que parte daqueles fatos não demanda produção de provas. Trata-se de hipótese de julgamento fracionado de 
mérito.
Em suma, segundo o art. 356 do CPC, o juiz decidirá parcialmente o mérito quando um ou mais dos pedidos formulados ou parcela deles:
• Mostrar-se incontroverso (a decisão pode reconhecer a existência de obrigação ilíquida);
• Estiver em condições de imediato julgamento, quando não houver necessidade de produção de outras provas e quando houver revelia, produzindo o seu efeito material, e não houver requerimento de prova.
O credor fica autorizado a promover a liquidação ou execução da parcela que já foi julgada em autos apartados, desde logo, independentemente de caução, ainda que haja recurso interposto contra ela.
O processo seguirá com relação à parcela litigiosa do pedido.
Ainda se reconhece, no CPC, que esta decisão do julgamento antecipado parcial do mérito, apesar de ser uma decisão interlocutória, produz coisa julgada material. Isso porque enfrenta o mérito com cognição exauriente, ainda que seja parcial.
Nos termos do enunciado 125 da Jornada de Direito Processual Civil do CJF, “a decisão parcial de mérito não pode ser modificada senão em decorrência do recurso que a impugna”.
A despeito de formar coisa julgada material em virtude de uma análise de cognição exauriente, da decisão interlocutória parcial do mérito caberá agravo de instrumento.
Saneamento Do Processo
O saneamento do processo se materializa mediante uma decisão interlocutória.
O objetivo do saneamento é:
• Resolver as questões processuais que estão pendentes;
• Fixar os pontos controvertidos;
• Definir a distribuição do ônus da prova;
• Determinar quais as provas a serem produzidas;
• Designar, se necessário, audiência de instrução e julgamento.
Vale lembrar que a legislação permite que haja convenção entre as partes para fins de
saneamento do processo, o que será levado ao juiz para que homologue este saneamento.
Outra regra pontual é a previsão da possibilidade de audiência de saneamento em conjunto, se a causa apresentar complexidade em matéria de fato ou de direito, denominado pela doutrina de saneamento compartilhado.

Continue navegando