Buscar

Aula_III__Altera__es_no_Contrato_de_Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alterações no Contrato de Trabalho
Pode?
Prof (a): Kássia Capistrano
Sendo uma relação contratual, a relação de emprego é regida pelo PACTA SUNT SERVANDA;
Sabe-se que o princípio da Continuidade orienta o pacto laboral;
Logo, via de regra, o pacto laboral deve ser perpetuado nas condições acordadas inicialmente, porém, dada a continuidade da relação, algumas alterações serão permitidas desde que preenchidos os requisitos legais do art. 468 da CLT.
Jus Variandi : poder potestativo do empregador *há limitações legais. ( é um poder exercido de forma unilateral sobre o qual não cabe contestação); 
A alteração contratual, via de regra, depende de consentimento do empregado e ainda assim, não pode resultar em prejuízos para o mesmo.
Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
   Parágrafo único - Não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança. ( ATENÇÃO LEIA Sum 372 tst)
Art. 469 - Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio .
        
       § 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados que exerçam cargo de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço. (Redação dada pela Lei nº 6.203, de 17.4.1975)
        § 2º - É licita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado.
    § 3º - Em caso de necessidade de serviço o empregador poderá transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, não obstante as restrições do artigo anterior, mas, nesse caso, ficará obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) dos salários que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situação. (Parágrafo incluído pela Lei nº 6.203, de 17.4.1975)
O que é basicamente considerado alteração contratual? Quando se modifica as seguintes características originalmente pactuadas: a) remuneração; b) jornada/ horário; c) função (qualidade ou quantidade ou atividade); d) localidade (municipalidade);
Observações 
Súmula nº 372 do TST
 GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO. SUPRESSÃO OU REDUÇÃO. LIMITES (conversão das Orientações Jurisprudenciais nos 45 e 303 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005
I - Percebida a gratificação de função por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revertê-lo a seu cargo efetivo, não poderá retirar-lhe a gratificação tendo em vista o princípio da estabilidade financeira. (ex-OJ nº 45 da SBDI-1 - inserida em 25.11.1996)
II - Mantido o empregado no exercício da função comissionada, não pode o empregador reduzir o valor da gratificação. (ex-OJ nº 303 da SBDI-1 - DJ 11.08.2003)
 SUM 265 TST : passou a trabalhar no horário diurno, deixa de receber adicional.
Cargo eu ocupo; função eu exerço. Possa ser que haja uma mudança de cargo sem mudar a função, ou o inverso.
Há três formas de alteração de função: (a) Rebaixamento; (b) Retrocessão [art. 468, parágrafo único – e art. 450 (ocupar temporariamente a função de um colega) ; (c) Readaptação [ art.461, § 4˚]; d) Aproveitamento. As três últimas são permitidas.
Observações
A configuração das hipóteses previstas nos parágrafos 1 e 2 do art. 469 dispensam a necessidade da anuência do empregado para que ele seja transferido.
Não havendo real necessidade do serviço, a transferência é tida como abusiva. Assim, em consonância com o art. 659, IX, o juiz deverá conceder liminar de pronto, a fim de evitar a transferência do empregado ou torná-la sem efeito.
Somente nos casos de transferência provisória é devido o devido adicional mensal de 25% previsto no art. 469. Tal adicional é devido ainda que o empregado exerça cargo de confiança ou que tenha a transferência como condição implícita ou explícita no seu contrato. (OJ – 113 – SDI-I)
Observações
Viagem à trabalho não é igual à transferência provisória. A viagem de trabalho é um ir e vir mais curto, analisar-se-á tal situação no caso concreto.
Quando a viagem é provisória, além do adicional, todos os gastos com transporte, alimentação e estadia devem ser suportados pelo empregador.
Já quando a transferência é definitiva, ou seja, há o rompimento com o estabelecimento da antiga municipalidade domiciliar, é devido a ajuda de custo, que compreende, de uma só vez, o gastos de transporte suportados pelo empregado, incluindo as despesas com sua família.
O que é alteração subjetiva?
fusão – cisão – incorporação da empresa (art. I0 e 448 CLT)
QUESTÕES
1) A respeito das alterações no contrato de trabalho, assinale a alternativa correta.
	a) Nos contratos individuais de trabalho, só é lícita a alteração com a interveniência do sindicato da categoria dos empregados, nos termos da CRFB, que autoriza a flexibilização, desde que por acordo ou convenção coletiva.
	b) Desde que por mútuo consentimento, as alterações dos contratos serão lícitas, pois se prestigia a livre manifestação de vontade das partes.
	c) Nos contratos individuais de trabalho, a alteração só será lícita se de comum acordo entre as partes e desde que não resultem qualquer tipo de prejuízo ao empregado.
	d) A alteração do turno diurno de trabalho para o noturno será lícita, mediante a concordância do empregado, porque é mais benéfico a ele, já que o horário noturno é menor que o diurno e há pagamento de adicional de 20%.
2) Sobre alteração contratual é CORRETO afirmar:
a) São sempre permitidas as alterações contratuais promovidas pelo empregador, ainda que com prejuízo ao empregado.
b) São sempre permitidas as alterações contratuais promovidas pelo empregado, ainda que com prejuízo ao empregador.
c) Nunca é permitido promover alterações nas condições do contrato de trabalho, ainda que em benefício do empregado.
d)  São vedadas as alterações nas condições contratuais de trabalho que, direta ou indiretamente, provoquem prejuízos ao empregado, ainda que com aceitação deste.
3) Se por necessidade de serviço o empregador transfere provisoriamente o empregado, conforme disposição expressa da CLT, pode-se afirmar que:
a) tem o empregado, direito de receber um acréscimo salarial nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) do salário percebido no local de origem da prestação laboral.
 
b) não tem o empregado, direito de receber nenhum acréscimo salarial.
c) tem o empregado, direito de receber um acréscimo salarial nunca inferior a 50% (cinqüenta por cento) do salário percebido no local de origem da prestação laboral.
d) tem o empregado, direito de receber um acréscimo salarial nunca inferior a 1/3 (um terço) do valor do salário percebido no local de origem da prestação laboral.
4) Em conformidade com a legislação trabalhista em vigor, as despesas resultantes de transferência do empregado:
 a) correm por conta do empregado.
	b) são divididas entre empregado e empregador. c) correm por conta do empregador.
	d) respondem por elas o empregado ou o empregador, na forma do contrato.
5) São lícitas as alterações contratuais:
que envolvam a reversão do empregado ao cargo efetivo, com a supressão da gratificação correspondente, após o exercício da função de confiança por cinco anos.
b) 	solicitadas de forma livre e consciente pelo trabalhador, ainda quando lhe acarretem prejuízos salariais diretos ou indiretos.
c) resultantes de acordos e convenções coletivas de trabalho, salvo quando envolverem
a redução de salários.
d) que conduzam à transferência do local de trabalho, com a alteração do domicílio do empregado, deliberadas com base em critérios discricionários do empregador.
e) determinadas unilateralmente pelo empregador, titular do poder de direção dos trabalhos e de organização do empreendimento.
6) Depois de 3 anos trabalhando para uma empresa, um empregado recebe uma promoção que implica em transferência para localidade diversa daquela onde havia sido celebrado o contrato de trabalho. Nessas condições:
a) a promoção do empregado concomitante à transferência afasta o direito de receber o adicional de transferência.
b) a promoção do empregado concomitante à transferência não afasta o direito de receber o adicional de transferência.
c) a promoção, por ser vantajosa ao empregado, não pode ser recusada.
d) o pagamento do adicional de transferência desobriga o empregador do pagamento das despesas resultantes da transferência.
e) o empregado pode ser transferido somente se for promovido a ocupar cargo de confiança.
Gabarito
1-c
2-d
3-a
4-c
5-a 
6-b

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais