Buscar

TABELA PERIODICA E SUAS PROPRIEDADES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

.
Um íon é um átomo que possui déficit ou excesso de elétrons. 
.Para o primeiro caso, adquire carga positiva cátion; 
.Para o segundo, carga negativa ânion– uma vez que a carga do elétron é convencionada negativa. 
 .O ganho ou perda de elétrons de um átomo elimina-o da neutralidade e lhe confere carga elétrica.
O QUE É UM ÍON?
CONSTRUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA 
	Os elementos são colocados em faixas horizontais (períodos) e faixas verticais (grupos ou famílias).
	Em um grupo, os elementos têm propriedades semelhantes e, em um período, as propriedades são diferentes.
 	O número da ordem do período indica o número de níveis energéticos ou camadas eletrônicas do elemento.
	Os elementos químicos estão reunidos em três grandes grupos: metais, não-metais e gases nobres. O hidrogênio (H) não se encaixa em nenhuma dessas classificações porque possui características próprias. 
METAIS
	Os metais são elementos químicos que possuem várias propriedades específicas, como brilho, condutividade térmica e elétrica, maleabilidade e ductibilidade. Todos os metais são sólidos à temperatura de 25ºC e pressão de 1atm, exceto o mercúrio (Hg) que é líquido nestas condições.
	Sua principal propriedade periódica é a capacidade de gerar cátions. 
NÃO-METAIS
	.Não apresentam brilho;
	.Não conduzem corrente elétrica;
	.Não conduzem calor;
	.Apresentam baixos pontos de fusão e ebulição;
	.Podem ser encontrados nos três estados físicos da matéria. 
 Os ametais apresentam como principal propriedade química a capacidade de formar ânions, já que apresentam a tendência de ganhar elétrons (são elementos muito eletronegativos).
Carbono (C); Nitrogênio (N); Fósforo (P); Oxigênio (O); Enxofre (S); Selênio (Se); Flúor (F); Cloro (Cl); Bromo (Br); Iodo (I); Astato (At)
Observação: Alguns elementos, antigamente considerados como semimetais, hoje são considerados ametais, como o Boro (B), Silício (Si), Germânio (Ge), Arsênio (As), Antimônio (Sb) e Telúrio (Te). Eles não possuem tanto destaque porque não participam da formação de muitas substâncias na natureza.
GASES NOBRES
	Conforme o próprio nome indica, todos esses elementos estão no estado gasoso em condições ambientes e são chamados de “nobres” ou “raros” porque a principal característica química deles é sua grande estabilidade, pois não precisam se ligar a outros elementos químicos para ficarem estáveis.
	Isso ocorre porque esses elementos possuem a configuração eletrônica na camada de valência (nível eletrônico mais externo do átomo) igual a ns2 np6, ou seja, possuem oito elétrons na sua última camada. 
hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rb).
2He: 1s2
10Ne: 1s2 / 2s2 2p6
18Ar: 1s2 / 2s2 2p6 / 3s2 3p6
36Kr: 1s2 / 2s2 2p6 /3s2 3p6 3d10 / 4s2 4p6
54Xe:1s2 /2s2 2p6 /3s2 3p6 3d10 /4s2 4p6 4d10 / 5s2 5p6
86Rn: 1s2 / 2s2 2p6 / 3s2 3p6 3d10 / 4s2 4p6 4d10 4f14 / 5s2 5p6 5d10 / 6s2 6p6
-
 
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
	As propriedades periódicas são tendências ou características que alguns elementos químicos  seguem e que marca sua localização na tabela periódica.
.Raio atômico, 
.Energia de Ionização, 
.Afinidade eletrônica,
 .Eletronegatividade, 
. Eletropositividade e
 
RAIO ATÔMICO
	O raio atômico se refere ao tamanho do átomo. Quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo. O átomo que possui o maior número de prótons exerce maior atração sobre seus elétrons.
	O raio atômico cresce de cima para baixo na família da tabela periódica, acompanhando o número de camadas dos átomos de cada elemento e da direita para a esquerda nos períodos da tabela periódica.
	
RAIO ATÔMICO
Energia de Ionização
 	É a energia necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso. O tamanho do átomo interfere na sua energia de ionização. Se o átomo for grande, sua energia de ionização será menor.
AFINIDADE ELETRÔNICA
	É a quantidade de energia liberada quando um átomo isolado no seu estado fundamental (fase gasosa) recebe 1é.
	Um átomo isolado no seu estado fundamental pode receber 1é, transformando-se em um ânion. Isso pode levar ao átomo um estado de maior estabilidade e então ocorre a liberação de energia.
Eletronegatividade
	É a tendência que um átomo tem de atrair elétrons. É muito característico dos não-metais. 
	A eletronegatividade aumenta conforme o raio atômico diminui. Quanto maior o raio atômico, menor será a atração do núcleo pelos elétrons mais afastados e então, menor a eletronegatividade.
	Na tabela periódica, os gases nobres não são considerados, já que não tem tendência a ganhar ou perder elétrons. Já estão estabilizados. 
ELETROPOSITIVIDADE
	É a tendência que um átomo tem de perder elétrons. É muito característico dos metais. É o inverso da eletronegatividade.
	A eletropositividade aumenta conforme o raio atômico aumenta.
	Quanto maior o raio atômico, menor será a atração do núcleo pelo elétron mais afastado, maior a facilidade do átomo em doar elétrons, então, maior será a eletropositividade.
 
REGRA DO OCTETO
	Estabelece que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência (última camada da eletrosfera). A denominação surgiu em razão da quantidade estabelecida de elétrons para a estabilidade de um elemento, ou seja, o átomo fica estável quando apresentar em sua camada de valência 8 elétrons. 
Berílio (Be) 
	Átomo capaz de formar compostos com duas ligações simples, sendo assim, estabiliza-se com apenas quatro elétrons na camada de valência. 
Boro (B) 
	Forma substâncias moleculares com três ligações simples, ficando estável com seis elétrons na última camada. 
Alumínio (Al) 
	É uma exceção à Regra do Octeto pelos mesmos motivos que o Boro, atinge a estabilidade com seis elétrons na camada de valência.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais