Buscar

Avaliação II Cerimonial, Protocolo e Etiqueta (17371)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- As regras de precedências, embora reflitam os usos e costumes, bem como a organização, possuem certos conceitos que são universais e de aceitação geral. Sobre os critérios utilizados para determinar quem será convidado ou não para compor uma mesa de honra, que estão pautados nas chamadas regras de precedências, analise as sentenças a seguir: I- As regras de precedências visam orientar e determinar quem e o que vem primeiro - de modo bastante geral. II- Uma regra de precedência muito comum e que você já deve ter ouvido falar é a famosa "primeiro as damas". III- A preocupação com os lugares que as pessoas deverão ocupar no salão deve ser uma preocupação constante. IV- A precedência se relaciona ao conceito de presidir, de ocupar o primeiro lugar em meio a determinado número de pessoas, na mesa ela é estabelecida segundo o lugar em que o anfitrião se senta. Assinale a alternativa CORRETA:
D
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
2- As regras de precedência estão relacionadas aos critérios adotados para estabelecer "quem" ou "o quê" vem primeiro e o porquê. Além disso, as precedências também estão entrelaçadas com as regras de etiqueta, pois são elas que colaboram para que se crie uma atmosfera amistosa nos eventos, de modo que os convidados não se sintam "diminuídos" ou "menos bem-quistos" em relação aos demais. Sobre a relação de critérios a serem observados ao se determinar a ordem de precedência em cerimoniais públicos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Precedências dos Ministérios. II- Precedência das Secretarias de Estado. III- Precedência das Secretarias Municipais e Estaduais. IV- Precedência das Subprefeituras. ( ) Feito por ordem alfabética. ( ) Obedece ao critério de criação. ( ) Determinado pelo critério de criação da respectiva secretaria. ( ) O mais antigo é o da justiça. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
IV - III - II - I.
3- Nos eventos, se houver hasteamento das bandeiras, o mesmo deverá ser feito ao som do Hino Nacional, no início da cerimônia. A respeito dos símbolos nacionais, analise as sentenças a seguir: I- Os quatro símbolos nacionais do nosso país são o Hino Nacional, o Selo Nacional, a Bandeira Nacional e as Armas Nacionais. II- Os símbolos nacionais são manifestações gráficas e musicais de relevante valor histórico que, derivadas da cultura de um país, representam sua identidade e soberania por meio de cores, figuras e sons que personificam, de forma inequívoca, a nação em solenidades, documentos, eventos e localidades oficiais, dentro e fora de seu território. III- A Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão de Armas da República e o Selo Nacional são símbolos que representam nossa Pátria. IV- Um símbolo só tem legitimidade enquanto sua forma e conteúdo são integralmente respeitados. Assim, qualquer alteração arbitrária ou leviana dos elementos formais - como figura, cor, movimento e som - compromete seu significado e reduz sua capacidade de representação cabal. Assinale a alternativa CORRETA:
C
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
4- A função de mestre de cerimônias requer que o profissional que desempenhe esta tarefa reúna diversas habilidades, competências e atitudes. É importante ter clareza sobre qual o papel do mestre de cerimônia em um evento. Sobre as características necessárias a um mestre de cerimônias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Mestre de cerimônias é a pessoa encarregada de fazer a locução da solenidade, não devendo ser confundido com o cerimonialista. ( ) A participação do mestre de cerimônias é imprescindível em uma solenidade em que se queira dar um tom oficial (clássico). ( ) É o profissional responsável por auxiliar na organização e execução de um evento, entre suas demandas podem estar apenas as formalidades ou também a assessoria como um todo, que inclui planejamento, roteiro e coordenação. ( ) Seu desempenho dependerá o sucesso do evento. Ter conhecimento do cerimonial público e iniciativa são requisitos do mestre de cerimônias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
5- Os símbolos nacionais são elementos que representam a pátria. Na ocasião da realização de um evento, é muito importante que a equipe do cerimonial dedique a devida atenção para assegurar que os símbolos sejam respeitados. A respeito dos símbolos nacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Hino Nacional: sua execução não exige posicionamento e, direção à bandeira, somente que todos estejam de pé, com boa postura, atenção e respeito e, no caso dos militares, a posição de sentido. ( ) Selo Nacional: deve ser utilizado para autenticar os atos do governo, o diploma e os certificados emitidos pelos estabelecimentos de ensino oficiais ou reconhecidos. ( ) Armas Nacionais: é um dos símbolos nacionais mais conhecidos e utilizados. Com relação aos aspectos que caracterizam este símbolo, é que este possui 27 estrelas e as constelações que figuram correspondem ao aspecto do céu da cidade do Rio de Janeiro, às 20h30 do dia 15 de novembro de 1889. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
C
V - V - F.
6- No caso dos eventos oficiais, a Bandeira Nacional estará sempre em composição com a Bandeira do Estado e a Bandeira do município. A bandeira Nacional sempre ficará no centro. A partir dela são colocadas as demais, por ordem de precedência ou alfabética, a partir da sua direita. A respeito dos símbolos nacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os quatro símbolos nacionais do nosso país são o Hino Nacional, o Selo Nacional, a Bandeira Nacional e as Armas Nacionais. ( ) A Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão de Armas da República e o Selo Nacional são símbolos que representam nossa Pátria. ( ) As Armas Nacionais autenticam os atos do governo, o diploma e os certificados emitidos pelos estabelecimentos de ensino oficiais ou reconhecidos. ( ) A Bandeira Nacional é um dos símbolos nacionais mais conhecidos e pode ser usada em várias ocasiões, sejam estas de caráter público ou particular. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
D
V - V - F - V.
7- A composição das chamadas mesas de honra ou mesas dos homenageados é um elemento que compõe o cerimonial. Para ajudar a organizar a mesa de honra de um evento, os profissionais de eventos utilizam alguns recursos para facilitar a organização, merecendo destaque o uso de etiquetas e a colocação de prismas sob a mesa. Apesar dos lugares da mesa já estarem marcados e organizados, a composição da mesa pode mudar até o último instante antes do início da solenidade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- O cerimonialista e/ou encarregado de acompanhar as pessoas à mesa de honra devem estar atentos, pois pode haver a necessidade de retirar ou colocar cadeiras e etiquetas. II- O cerimonialista e/ou encarregado de acompanhar as pessoas à mesa de honra não devem esquecer de colocar água (garrafa semiaberta) e copos preenchidos até 1/3. III- O cerimonialista e/ou encarregado de acompanhar as pessoas à mesa de honra tem a função da colocação de prismas para a identificação dos convidados. IV- O cerimonialista e/ou encarregado de acompanhar as pessoas à mesa de honra precisa estar atento com relação à ornamentação das mesas de honra em solenidades públicas, é preciso escolher um tipo de arranjo que seja apropriado para este tipo de mesa. Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
8- O papel do mestre de cerimônias e do cerimonialista são distintos. O cerimonialista em eventos é a pessoa encarregada da condução da solenidade, ou seja, é o responsável pelo cumprimento das normas protocolares, enquanto o mestre de cerimônias trabalha diretamente com o cerimonialista. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os requisitos indispensáveis para um mestre de cerimônias são: discrição; ter voz com tom coloquial; possuir boa leitura e dicção;ter atitudes simpáticas, porém sérias; ser organizado; saber usar corretamente o microfone; ter uma postura correta na tribuna; conhecer as partes que compõem uma solenidade ou cerimônia; ater-se à pauta, sem promover acréscimo de informações; vestir-se adequadamente. PORQUE II- O mestre de cerimônias é o profissional responsável por auxiliar na organização e execução de um evento, entre suas demandas podem estar apenas as formalidades ou também a assessoria como um todo, que inclui planejamento, roteiro e coordenação. Assinale a alternativa CORRETA:
C
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
9- Os símbolos nacionais são elementos que representam a pátria. Na ocasião da realização de um evento, é muito importante que a equipe do cerimonial dedique a devida atenção para assegurar que os símbolos sejam respeitados. As Armas Nacionais representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil e foram criadas na mesma data que a Bandeira Nacional. Sobre os locais onde as Armas Nacionais devem ser usadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Palácio da Presidência da República. ( ) Edifícios-sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos estados, e Distrito Federal. ( ) Instituições de Ensino. ( ) Quartéis do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
C
V - V - F - V.
10- A elaboração de roteiros contribui para que as atividades elencadas no planejamento do evento ocorram de forma adequada e é um instrumento importante que visa assegurar que aspectos importantes no cerimonial se cumpram de maneira adequada. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência básica para a elaboração do roteiro de cerimônia:
A
Boas-vindas, Lembretes, Objetivo da cerimônia, Composição da mesa de honra, Hino Nacional, Procedimentos referentes à cerimônia, Fala de autoridades e Considerações finais.

Outros materiais