Buscar

Dinâmica motivacional.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Eu queria... Eu quero – Automotivação e Visão de Futuro 
Esta dinâmica motivacional causa um grande impacto sobre os participantes pois faz com que todos reflitam sobre a tremenda diferença que existe em dizer “eu queria” e “eu quero”. 
É uma atividade de reflexão e pode ser realizada tanto com poucas pessoas ou em grandes grupos. Esta atividade ajuda a exercitar a determinação, estimula o fazer acontecer e a automotivação levando os participantes a se comprometerem em realizar seus sonhos, seus planos, seus objetivos para curto, médio e longo prazo. 
Como fazer a atividade: 1. Pedir aos participantes para que fiquem o mais confortavelmente possível em suas cadeiras, relaxados. 
2. Em seguida do facilitador vai falar o seguinte: "Experimentem fechar os olhos durante quinze segundos... Durante esse tempo, procurem pensar em algo, alguma coisa, sonho, objetivo, que vocês possam 'verbalizar' mentalmente, EXATAMENTE dessa forma: EU QUERIA MUITO... EU QUERIA...". 
3. Dar um sinal para que todos abram os olhos. Observação: Não precisa cronometrar os 15 segundos, o facilitador deve “sentir” os participantes estendendo um pouco mais o tempo para até 60 segundo se for o caso, não mais do que isso. 
4. Faciltador: "Agora mudem de posição nas suas cadeiras e fechem, mais uma vez, os olhos durante mais quinze segundos". 
5. "Dessa vez, pensem em algo que vocês possam 'verbalizar', mentalmente, dessa forma: EU QUERO MUITO... EU QUERO...".
 6. Sinalizar para que abram os olhos e proceder alguns comentários sobre a atividade, pode ser uma palestra motivacional, fazer a leitura de alguma metáfora ou contar uma história de sucesso, tudo que esteja relacionado com o tema. 
Questionar o grupo sobre: O que foi mais significativo: quando vocês pensaram EU QUERIA ou EU QUERO? Qual foi o desejo que vocês "viram" realizado? EU QUERIA dá a idéia de que? EU QUERO dá a idéia de que? 
Observar se os participantes são obstinados; se ao falar dos sonhos, já falam no passado, o abandonando frente às dificuldades; se são motivados. 
Tempo de aplicação: 15 minutos Número máximo de pessoas: 0 Número mínimo de pessoas: 5

Outros materiais