Buscar

Os Jesuítas em Segipe

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
TEMAS DE HISTÓRIA DE SERGIPE I
Prof. Dr. Antônio Lindvaldo Sousa
DÉBORA eVELIN sANTOS rODRIGUES
PROJETO DO CICLO DE ESTUDOS DOS JESUÍTAS EM SERGIPE
São Cristóvão/SE
2014
1-INTRODUÇÃO
Faz parte da 2° unidade que se refere ao estudo da colonização em Sergipe especificamente no tocante a presença dos jesuítas em solo sergipano. Os jesuítas tiveram papel importante na colonização brasileira, século XVI. Não diferente em Sergipe. 
Gaspar Lourenço e João Solônio foram um dos primeiros missionários em Sergipe. A carta de Tolossa, escrita por um dos seus superiores, registra parte das atividades destes primeiros jesuítas. Aponta desafios e principalmente as vitorias missionárias daqueles. 
Todavia, com a conquista de 1590 impediu a continuidade da missão desses missionários. Com a colonização no século XVII há a chegada dos missionários franciscanos e carmelitas em Sergipe. Em são Cristóvão, por exemplo, temos registros das atividades dos franciscanos e carmelitas. Chegaram também os jesuítas a fazerem parte dessa Colonização. Existem registros dos mesmos em Comandaroba (Laranjeiras), em Itaperoá (Itaporanga), Tejupeba (Itaporanga) e Geru (Tomar do Geru). 
2-OBJETIVO
Justificativa-Objeto (informações sobre os jesuítas) Conhecer parte da história dos jesuítas em Sergipe conhecendo os lugares onde exerceram suas atividades. O conhecimento na universidade passa por 3 áreas do saber: Ensino, Extensão, Pesquisas. Nesse sentido, contribui com uma das atividades necessárias ao saber (Atividades práticas). 
2.1- Objetivos Específicos - Conhecer os lugares: Comandaroba, Tejupeba, Itaperoá e Geru. 
3-METODOLOGIA
A viagem consta no planejamento da disciplina THS1. Ela será realizada depois de discussões, em sala de aula, sobre a temática indígena e suas interfaces com a compreensão dos mecanismos de colonização. Também inclui-se o entendimento da presença dos jesuítas em Sergipe. 
Portanto, como parte preparatória da viagem, é necessário esse conhecimento sobre os colonizadores especialmente no que se refere aos jesuítas. 
A viagem será realizada com a presença do professor da disciplina e a monitora da disciplina. O roteiro consiste em saída de Aracaju de 6 as 6:30 visitando Comandaroba às (X) horas; Itaperoá às (X) horas; Tejupeba às (X) horas; Geru às (X) horas. Haverá visita guiada pelo professor aos referidos lugares também haverá a fala de pessoas convidadas. Na sequência serão feitas atividades práticas. Os participantes usarão o celular para fotografar os respectivos lugares, anotarão informações importantes sobre os jesuítas. Enfim elaborarão relatório final. 
REFERENCIAS

Continue navegando