Buscar

Aap2 - Informática Aplicada À Arquitetura e Urbanismo II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aap2 - Informática Aplicada À Arquitetura e Urbanismo II
1)O SketchUp é um dos softwares de modelagem 3D mais utilizados na comunidade criativa internacional, graças a suas ferramentas intuitivas de trabalho e das constantes atualizações por parte dos usuários, tanto através de sua biblioteca de código aberto como o desenvolvimento de plugins. Como qualquer ferramenta digital, as dicas e a frequência do uso permitem que o trabalho se torne mais organizado e rápido, obtendo, no caso do SketchUp, um ambiente de trabalho eficiente.
Com relação a ferramenta Copy do SketchUp, complete as lacunas.
Para os usuários de outros programas de CAD, muitas ferramentas são similares, outras não. Uma ferramenta muito utilizada é a "Copy" que é responsável por copiar objetos. Essa ferramenta no SketchUp, aparentemente, não existe. No entanto, ela está presente no programa, e é desempenhado, também, pelo comando ____________, onde ao pressionarmos a tecla ____________ após a ativação do comando ____________ , é ativada a opção de copiar o objeto selecionado (Figura 1). Para cancelarmos esta função, basta pressionarmos novamente a tecla ____________ . A identificação visual que temos para verificar se a opção de copiar está ativa, é a presença do símbolo de “+” ao lado do cursor." 
 
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente: 
Alternativas:
a)"Visualizar", "Alt", "Visualizar", "Alt".
b) "Editar", "Shift", "Editar", "Shift".
c) "Mover", "Shift", "Mover", "Shift". 
d) “Mover”, “Ctrl”, “Mover”,  “Ctrl”. 
e) "Mover", "Alt", "Mover", "Alt". 
2)Uma ferramenta do SketchUp de grande versatilidade, é o comando 'Escala', utilizada para a alteração proporcional das dimensões do modelo. O comando pode ser acessado pelas barras de ferramentas 'Editar' e 'Primeiros passos', pelo menu 'Ferramentas' ou 'Conjunto grande de ferramentas'.
Sobre o comando "Escala", analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:  
I - Ao selecionarmos todos os elementos, que formam o objeto que será editado, e em seguida, acionarmos o comando “Escala” (Atalho “S”), surgirão pequenos “puxadores” verdes, nas arestas e vértices no volume total do modelo, além do centro de suas faces principais; 
II - Para alterar a escala do objeto selecionado, você deverá selecionar um dos puxadores localizados nos quatro cantos do modelo, e em seguida, deslocá-lo, com o uso do mouse na direção desejada, indicando o ponto final (o puxador diagonalmente oposto, será o ponto fixo do redimensionamento do conjunto); 
III - Caso seja selecionado um puxador que esteja no meio da aresta, você poderá alongar ou comprimir o conjunto em uma ou duas orientações (eixos de desenho), sendo que todos os elementos do conjunto sofrerão proporcionalmente a deformação. Se o puxador for o localizado no centro da face, você poderá executar estas ações (alongar ou comprimir) em apenas uma orientação. Em ambos os casos, se mantermos a tecla “Shift” pressionada, a mudança de tamanho será proporcional a todos os elementos do conjunto, evitando assim a deformação.
IV - Uma possibilidade interessante que você dispõe com o uso do comando “Escala”, é o espelhamento do conjunto, para isso, após selecionar todo o modelo e acionar o comando “Escala”, você deverá selecionar o puxador do centro da face que será oposta ao sentido do espelhamento, digitando, em seguida, o valor de “-1”. Desta forma, todo o conjunto de elementos que forma o modelo será espelhado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta.
 
Alternativas:
a) As afirmativas I e II são corretas. 
b) As afirmativas I, II e III são corretas. 
c) As afirmativas I, II e IV são corretas. 
d) Todas as afirmativas são corretas. 
e) Todas as afirmativas são falsas. 
3)O trabalho com projetos que envolvem grande quantidade de objetos sempre é desafiador para qualquer artista 3d, por mais que uma pessoa acabe tendo experiência, são poucos os profissionais que estão preparados para lidar com dezenas e até mesmo centenas de objetos em uma cena. Para esse tipo de trabalho é fundamental utilizar as ferramentas certas para ajudar na organização desse tipo de projeto. Por exemplo, em ferramentas de CAD existem as chamadas camadas que estão mais relacionadas com os grupos do que as camadas propriamente ditas que encontramos no Photoshop ou outros softwares.
Analise as asserções e assinale a alternativa correta:  
I - Para organização de todos os elementos criados através dos comandos de construção, de desenho e edição, há no SketchUp, a possibilidade de criação de camadas de trabalho. Este recurso, também usado nos outros programas de CAD, é acessado pela bandeja padrão “Camadas”. Além de organizar o projeto, ao proporcionar que à cada objeto, ou grupo, seja atribuído uma camada própria de trabalho, a utilização desta ferramenta é fundamental
 PORQUE
II - no gerenciamento visual do trabalho e no desempenho do programa, ao permitir o controle de visibilidade das camadas de trabalho, torna-se mais ágil e fácil a visualização e manipulação de arquivos com muitos elementos, evitando também que, durante o desenho ou modelagem dos objetos, o programa fique “lento” ou “pesado” com a quantidade de elementos visíveis afetando diretamente o desempenho do trabalho.
Com relação as asserções, assinale a alternativa que apresenta a correta.
 
Alternativas:
a)As asserções I e II são corretas, mas a asserção II não é justificativa da primeira. 
b)As asserções I e II são corretas, e a asserção II é justificativa da primeira. 
c)A  asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa. 
d)A asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira. 
e)As duas asserções são falsas. 
4)O Google SketchUp certamente não está no patamar de outros similares, entretanto, consegue entregar um trabalho de qualidade. Talvez o usuário não consiga desenvolver trabalhos complexos nele em um primeiro momento, mas para um projeto de uma casa nova ou reforma, com certeza é possível usar o software sem grandes dificuldades.
Assinale a alternativa correta que associa as letras referidas aos ícones da seguinte imagem da barra de ferramentas de desenho às suas respectivas funções na coluna: 
	
	 1 - Retângulo giratório;
 2 - Arco de 2 pontos;
3 - Círculo;
4 - Arco;
 5 - Desenho à mão livre;
 6 -Arco de 3 pontos;
 7 - Linhas;
 8 - Pizza;
 9 - Retângulo;
 10 - Polígono.
 
 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas
 
Alternativas:
a) 1E; 2H; 3D; 4G; 5B; 6J; 7A; 8I; 9F; 10C.  
b) 1D; 2G; 3F; 4H; 5B; 6I; 7J; 8A; 9C; 10E.  
c) 1E; 2H; 3D; 4G; 5A; 6I; 7B; 8J; 9F; 10C.  
d) 1C; 2B; 3E; 4G; 5H; 6F; 7I; 8J; 9D; 10A.  
e) 1D; 2H; 3E; 4G; 5B; 6I; 7A; 8J; 9C; 10F.

Outros materiais