Buscar

Simulado 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307319610)
	
	Conceitue e explique o que são as Representações Sociais.
		
	
Sua Resposta: As representações sociais são formas de lidar, interpretar e pensar as realidades cotidianas, com o conhecimento, com as atividades mentais desenvolvidas pelos indivíduos e também pela coletividade. O Social tem um papel fundamental na formação do indivíduo e do papel por ele representado na comunidade em que está inserido
	
Compare com a sua resposta: Representações Sociais são as ideias coletivizadas que são compartilhadas entre os membros de uma sociedade e acabam por se constituir em uma das principais referencias de identidade das comunidades.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307256677)
	
	As Propriedades Disposicionais dos objetos percebido constroem em nós (percebedores) uma imagem estável do objeto, que representa o modo como nós o encaramos. A esta imagem chamamos de PERCEPTO. Desta maneira, o Percepto que possuímos de um objeto influenciará na construção do nexo causal de uma situação na qual o objeto estiver envolvido. Elabore uma situação na qual o nexo causal de uma ação foi influenciado pelo percepto do observador explicando onde na situação se deu este processo.
		
	
Sua Resposta: Caso uma determina pessoa tenha tido um risco de vida diante de um cão ferroz que a atacou na infância, diante de um outro cão essa pessoa pode se sentir ameaçada ainda que o animal não faça nada a ela, simplesmente porque a imagem associativa que ela tem do animal é de violência e terror, sendo refletido em todos os outros cães que ela encontrar no correr de sua vida
	
Compare com a sua resposta: O aluno poderá construir qualquer situação que se equipare ao exemplo: Se percebo João como violento e sei que Paulo brigou com João, provavelmente, o sentido que darei àquela situação será o de que João iniciou ou provocou a briga. Portanto João será percebido como fonte causal da ação em função de meu percepto dele e não de uma avaliação isenta sobre a situação. Este tipo de análise pode facilmente tendenciar uma atribuição de causalidade e, portanto, induzir a erro de avaliação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307767759)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Linguagem se caracteriza por:
		
	
	ser universal, independentemente dos grupos sociais.
	 
	dizer respeito a um conjunto de códigos aprendidos e compartilhados por um grupo social.
	
	não estar vinculada à memória.
	
	não depender da aprendizagem.
	
	corresponder a um código inato, compartilhado pelos grupos sociais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307767761)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando usamos as palavras, lançamos mão do que Saussure chama de signos linguísticos. Estes signos são compostos pelo significado, referido ao conceito que o termo que estamos usando representa, e pelo termo em si, composto pela cadeia de sons. Em Linguística, a este último aspecto (a cadeia de sons) dá-se o nome de:
		
	 
	significante.
	
	memória.
	
	significação.
	
	sonoridade.
	
	conceito.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307767766)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um jornalista, ao realizar uma matéria sobre o Dia da Criança, visita uma creche e, com o microfone, se dirige a uma menina de 4 anos de idade. Pergunta o nome dela e, na sequência, indaga que importância ela atribui a este dia, perguntando ainda o que este dia tem de especial. A menina responde: eu ganhei presente. Se acompanharmos o desenvolvimento teórico dado por Piaget em seu estudo sobre a linguagem e sobre a relação entre linguagem, pensamento e ação, poderemos atribuir a resposta da menina em questão ao fato: I- de a criança ir desenvolvendo, ao longo do seu desenvolvimento, uma capacidade combinatória de pensamento ligada ao desenvolvimento das condições cognitivas como um todo e vinculada à inteligência como característica adaptativa de solução de problemas; II- de a criança usar a linguagem sem pensar, não se importando com a pergunta feita pelo jornalista; III- de a criança, antes dos 7 anos, se basear geralmente em ações propriamente ditas, antes destas se tornarem operações simbólicas de pensamento. Está CORRETO o que se afirma:
		
	 
	apenas em II.
	 
	em I e III.
	 
	em I e II.
	 
	apenas em I.
	 
	em II e III.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307767786)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma jornalista, ao realizar uma matéria sobre o Dia da Criança, visita uma creche e, com o microfone, se dirige a uma menina de 4 anos de idade. Pergunta o nome dela e, na sequência, indaga que importância ela atribui a este dia, perguntando ainda o que este dia tem de especial. A menina responde: eu ganhei presente. Se acompanharmos o desenvolvimento teórico dado por Piaget em seu estudo sobre a linguagem e sobre a relação entre linguagem, pensamento e ação, podemos pensar que faltou à jornalista: I-um maior conhecimento teórico sobre o desenvolvimento da linguagem nos humanos e sua especificidade na infância; II- adequar sua entrevista ao mundo cognitivo e comunicativo infantil; III- entender que a pergunta que elaborou envolvia operações simbólicas de pensamento só conquistadas mais tarde pelas crianças. Está CORRETO o que se afirma:
		
	 
	em I e III.
	 
	em II e III.
	 
	apenas em II.
	 
	apenas em I.
	 
	em I, II e III.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307767790)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma jornalista, ao realizar uma matéria sobre o Dia da Criança, visita uma creche e, com o microfone, se dirige a uma menina de 4 anos de idade. Pergunta o nome dela e, na sequência, diz à menina: hoje é o Dia da Criança! Esse é um dia importante para todas as crianças. E pergunta à criança: você também não acha? A menina responde: acho; é um dia importante para todas as crianças. Se privilegiarmos os estudos e desenvolvimentos teóricos realizados por Luria sobre a Linguagem, podemos pensar que o encaminhamento dado pela jornalista à entrevista com esta criança levou em consideração que: I- a linguagem funciona como um facilitador no processo de organização do pensamento e solução de problemas, na medida em que permite uma apreensão da realidade de modo muito mais complexo e profundo do que se esta se desse apenas pela experimentação empírica do problema; II- a linguagem compreende o desenvolvimento a partir da incorporação das experiências sociais e históricas do grupo ao qual o indivíduo pertence; III- ao nomear objetos, palavras são ensinadas, moldando o comportamento da criança e, ao mesmo tempo, organizando um padrão social. Está CORRETO o que se afirma:
		
	 
	apenas em II.
	 
	em II e III.
	 
	apenas em I.
	 
	em I e III.
	 
	em I, II e III.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307767795)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Levando em consideração as características do ser humano, especialmente quando comparado a outras espécies animais, podemos afirmar que:
		
	 
	o homem nasce pronto para pertencer à espécie humana, mas inacabado para adequar-se a um dado grupo social.
	
	a adequação social do homem não depende de outros humanos.
	
	o homem e os animais não se distinguem quanto à capacidade de adaptação social.
	
	o homem nunca está pronto para adequar-se a um grupo social.
	
	o homem nasce pronto para sobreviver como espécie e como ser social.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307767798)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No homem, as atitudes vinculadas à alimentação, ao medo, à agressão e aos cuidados familiares podem ser entendidas como a expressão de um:
		
	
	fator cultural.
	
	fator genético.
	
	fator ideológico.
	 
	fator social.
	
	fator biológico.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307767808)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao pensarmos no desenvolvimento da espéciehumana, é importante lembrar que apenas um aspecto é realmente determinante na evolução do processo civilizatório. Este aspecto é o:
		
	
	Genético.
	
	Biológico.
	 
	Social.
	
	Ideológico.
	 
	Cultural.

Outros materiais

Perguntas Recentes