Buscar

Prova Discursiva - Empreendedorismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Relacionando o texto a seguir com autoridade de linha, responda.A maneira pela qual aquele que tem um cargo exerce sua influencia sobre um colaborador em um determinado espaco ou esfera de atuacao e expressa de formas diversas (modos). Por este motivo, e possivel afirmar que ha diversos tipos de autoridade. Entre esses tipos encontramos aquela que e conhecida como 'autoridade de linha'.Descreva o que significa ''autoridade de linha''?
Resposta: Com base em (Sertek 2007, p. 59-60). Autoridade de linha e aquela que provem do cargo, ou da hierarquia da organizacao. E tambem conhecida como autoridade formal, que e sinonimo de autoridade de linha. Esta sempre relacionada ao uso do poder, poder este oriundo da condicao do cargo que alguem ocupa.
2) Analisando as colocacoes abaixo, responda conforme solicitado.Para Sonia Shimoyama, consultora do Sebrae Parana, em entrevista a Revista Solucoes do Sebrae Nacional em Junho de 2012. Independentemente do tamanho do investimento, o planejamento e crucial, pois a responsabilidade do empresario, com o sucesso da empresa, independe de valor. 'O pequeno negocio deve ser considerado um inicio, ja que o empreendedor deve vislumbrar um futuro bem maior. Esta e a essencia do empreendedorismo.'Descreva sobre a importancia do plano de negocios para o pequeno empreendedor.
Resposta: De acordo com (Sertek 2011, p. 217) O plano de negocios e um metodo de planejamento que tem por objetivo avaliar as vantagens e restricoes de um empreendimento idealizado, com o auxilio de informacoes obtidas em pesquisas diretas e consultas a literatura especializada ou a consultores profissionais. Fornece ao novo empreendedor os elementos necessarios para determinar a viabilidade do empreendimento que se tem em vista. O plano de negocios (Sertek 2011, p. 215) e um documento que estrutura as principais ideias e opcoes que o empreendedor deve avaliar para decidir quanto a viabilidade da empresa a ser criada. Um bom plano de negocios, e uma ferramenta importante para quem for empreender um negocio, pois ajuda a prever uma seria de fatores. Prever dificuldades auxilia a visao daquilo que ainda nao se vislumbra muito bem, daquilo de que ainda nao se tem perspectiva. Esse tipo de previsao deixa um pouco mais claro o status para quem vai comecar o negocio. A visao limitada ou parcial dos riscos a que esta submetido o empreendimento e o fator causador da maior parte dos fracassos.
3) Leia atentamente a afirmacao a seguir e depois responda, conforme solicitado:A inovacao passou a ser condicao de sobrevivencia das instituicoes e, portanto, e cada vez mais necessaria a capacidade de inovacao e criatividade dos colaboradores dentro das organizacoes.Quais os fatores que impulsionam as empresas para mudanca?
Resposta: ameacas externas, mudancas ambientais e a rapidez de respostas as mudancas de mercado e das necessidades dos clientes.A exigencia cada vez mais rigorosa dos clientes e a voraz competicao entre as empresas, as organizacoes se viram obrigadas a prestar um servico mais eficiente, de forma a evitar a perda de seu publico-alvo para outras organizacoes que oferecessem produtos melhores.
4) Leia atentamente as afirmacoes abaixo e depois responda, conforme solicitado:'Um negocio bem planejado tera mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condicoes'. (DORNELAS, 2005).'O plano de negocios e um instrumento de voo que nos da seguranca para escolher um bom caminho.' (SERTEK, 2011).Descreva quais as funcoes do plano de negocios?
Resposta: De acordo com (Sertek 2011, p. 215) O plano de negocios tem como funcao:- Avaliar o novo empreendimento do ponto de vista mercadologico, financeiro, tecnico, juridico e organizacional;- Antecipar as eventuais dificuldades;- Avaliar as vantagens e restricoes de um empreendimento. Este documento torna-se util para a visualizacao e, portanto, para nortear as decisoes a serem tomadas com os demais socios (se existirem), que tambem devem compartilhar da mesma visao do negocio, sendo absolutamente necessario para obter apoio de investidores e de fornecedores.
5) Leia com atencao as colocacoes sobre transformacoes no modelo de gestao e depois responda, conforme solicitado:Conforme Sertek (2011) existe uma pressao para a mudanca, transformacao dos estilos de gestao, porque as circunstancias como um todo sofreram modificacoes no final do seculo XX e inicio de seculo XXI. Ha, portanto, a necessidade de se adquirir constantemente novas tecnologias, de inovar produtos e servicos, aos quais se aliou outro fator importante: a necessidade de agregar valor as atividades da empresa por meio de um novo produto - o conhecimento.Neste sentido, explique o que e empowerment.
Resposta: Expectativa de resposta: ParaSertek (201, p. 66) empowerment, e uma situacao que se estabelece para criar condicoes para que os funcionarios subalternos adquiram o poder de decisao, de modo que favoreca o crescimento profissional e pessoal de cada funcionario. Isso se refletira no ato de cada trabalhador comprometer-se com resultado final da empresa, com o seu sucesso. Nesse processo, busca-se estimular a gestao da responsabilidade de individual e coletiva em todas as esferas de atuacao. E a integracao em todos os niveis da empresa em prol do objetivo comum, atingir as metas do empreendimento. Empowerment e a resposta a necessidade das organizacoes de atuarem com maior rapidez, visto que os sistemas de gestao burocraticos ja nao dao as respostas adequadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais