Buscar

Metodologia KAIZEN

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metodologia KAIZEN
A História
Nos anos 50, os japoneses retomaram as ideias da administração clássica de Taylor para renovar sua indústria e criaram o conceito de KAIZEN, para um aprimoramento contínuo. 
Com o conceito releva-se a importância do gemba (termo japonês que significa "local real"), o local de trabalho é onde o verdadeiro valor é criado.
O Criador
Masaaki Imai nasceu em 1930, na cidade de Tóquio. Graduado em Relações Internacionais, em 1955, pela Universidade de Tokyo, Imai trabalhou durante vários anos na Toyota. 
Fundou a Cambridge Corporation em 1962, onde operou como consultor de companhias japonesas. 
Em 1986, fundou o KAIZEN Institute, em Austin, Texas, para ajudar a introduzir os conceitos do KAIZEN nas companhias ocidentais. Desde então, a metodologia se tornou popular nos Estados Unidos.
Imai é autor de nove livros que tratam do kaizen e tópicos relacionados à administração, que serviram de base para inúmeras empresas aplicarem a filosofia KAIZEN. 
Conceito
KAIZEN é uma palavra de origem japonesa que significa mudança para melhor, usada para transmitir a noção de melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho.
No contexto empresarial, o KAIZEN é uma metodologia que permite baixar os custos e melhorar a produtividade. 
Cultura
Baseado na filosofia e nos princípios socioculturais orientais. Essa prática visa o bem não somente da empresa como do homem que trabalha nela.
Exige o comprometimento de todos os indivíduos da empresa, desde o operário até o gerente, constantemente, para identificar todos os tipos diferentes de desperdício no trabalho para poder eliminá-los. 
Ideologia
Para o KAIZEN, trabalha-se e vive-se de forma mais equilibrada e satisfatória possível, se pelo menos três quesitos forem atendidos: estabilidade financeira e emocional ao empregado, clima organizacional agradável e ambiente simples e funcional.
E é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. As mudanças feitas devem ser graduais e nunca bruscas, para não perturbar o equilíbrio da estrutura.
Benefícios
Maximização da produtividade 
Maximização da rentabilidade
Reduções nos custos de produção 
Sem investimentos significativos
Motivação dos colaboradores
Capacidade de adequação às mudanças
Aplicabilidade
Reconhece e elimina os desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos, produtos novos ou manutenção de máquinas.
As atividades da metodologia envolvem não apenas os processos produtivos, mas também as áreas de marketing, vendas, desenvolvimento, administrativas e financeiras.
Os Dez Mandamentos do KAIZEN
O desperdício é o inimigo nº1. Para eliminá-lo é preciso sujar as mãos.
Melhorias graduais feitas continuadamente; não é ruptura pontual.
Todos na empresa tem de estar envolvidos, desde os gestores do topo e intermédios, até o pessoal de base; a metodologia não é elitista.
A estratégia deve ser barata. O aumento da produtividade deve ser feito sem investimentos significativos. Não se deve aplicar somas astronômicas em tecnologia e consultorias.
Aplicar-se em qualquer lugar; não serve só para os japoneses.
Os Dez Mandamentos do KAIZEN
Apóia-se numa gestão visual, numa total transparência de procedimentos, processos e valores; torna os problemas e os desperdícios visíveis aos olhos de todos.
Focaliza a atenção no local onde se cria realmente o valor ('gemba', em japonês).
Orienta-se para os processos.
Dá prioridade às pessoas, ao humanware; acredita que o esforço principal de melhoria deve vir de uma nova mentalidade e estilo de trabalho das pessoas (orientação pessoal para a qualidade, trabalho em equipe, cultivo da sabedoria, elevação da moral, autodisciplina, círculos de qualidade e prática de sugestões individuais ou de grupo)
O lema essencial da aprendizagem organizacional é aprender fazendo.
	
Os 5s's e o KAISEN
Os 5s's são conceitos que funcionam como base do KAIZEN:
Seiton: sentido de organização do material necessário para a produção de alguma coisa. Desta forma, os funcionários não perdem tempo procurando esses materiais.
Seiri: conceito que implica a distinção entre coisas essenciais e não essenciais, separando as duas categorias, para que as coisas menos importantes fiquem guardadas onde não perturbam a atividade normal.
Os 5s's e o KAISEN
Seiso: está relacionado com a limpeza, e indica que as áreas onde é feito o trabalho deve estar asseado, para que a produtividade não seja afetada.
Seiketsu: conceito relacionado com a higiene e a manutenção de um ambiente satisfatório e sadio para os trabalhadores.
Shitsuke: remete para a disciplina, determinação, honra e retidão de caráter. Princípios que garantem o cumprimento dos anteriores elementos e que facilitam o alcance do sucesso.
Metodologia KAIZEN
FIM
OBRIGADO!
Equipe
ANNA FERNANDA DE S. SILVA - 14275053
CAMILA BARBOSA DA SILVEIRA – 11275003
FERNANDO FERREIRA DA CUNHA – 14275041
MARCOS VINÍCIUS C. A. JÚNIOR - 14277086
MONALISE OLIVEIRA MAIA – 14275042
VICTOR HUGO DE SOUZA OLIVEIRA - 14275138

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes