Buscar

Impactos ambientais que podem ocorrer nos meios aquático e aéreo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Meio Aquático
Assoreamento e Barragens (Construção de usinas hidrelétricas)
A erosão e o assoreamento favorecem as alterações na frequência e na intensidade das enchentes dos rios, causando impacto nas relações ecológicas que existem nos arredores. A deposição de sedimentos pode alterar completamente as condições ambientais de um rio. A erosão não só prejudica, empobrece e desestabiliza o solo, mas também causa prejuízos aos corpos que vivem na água. O vento e o próprio movimento do rio fazem com que as partículas do solo sejam transportadas para a água. Isso faz com que haja menos espaço disponível para ser ocupado dentro dela; o sedimento bloqueia a penetração de luz comprometendo o processo de fotossíntese e desestruturando as cadeias alimentares. Além disso, se torna uma substância que causa danos aos organismos que conseguem sobreviver mesmo nessas condições.
Meio Aéreo 
Poluição Atmosférica
A poluição atmosférica é um problema que está relacionado ao avanço tecnológico da humanidade, causando danos ao meio ambiente e afetando a saúde dos membros dela. Alguns pontos do mundo possuem um nível mais alto de poluentes do que outros por conta da chamada “mistura”. A atmosfera é portadora de diversos tipos de gases e possui ventos que os fazem circular. Dependendo da direção e da intensidade dos ventos, esses gases se deslocam muito ou pouco. Isso faz com que alguns lugares possuam o ar mais carregado ou menos carregado.
Relação com o Desmatamento
Ambos os impactos ambientais acima têm relação com o desmatamento. Este processo é uma medida fundamental para a expansão das cidades, campos e pastos, porém com isso causa a erosão, a divisão de habitats e a perda de biodiversidade. Esse crescimento das cidades, com o avanço tecnológico, prejudica o meio ambiente em diversos fatores e meios. O meio aquático sofre com o assoreamento e barragens, exploração do petróleo e contaminação por metais pesados. O meio aéreo sofre com a destruição da camada de ozônio, a poluição atmosférica, a chuva ácida e a mudança climática.

Outros materiais