Buscar

Resumo - Anatomia Fígado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fígado
O fígado é o maior órgão do corpo humano. Pode ser dividido a grosso modo em lobos direito, esquerdo, caudado e quadrado, o que não corresponde à divisão funcional em oito segmentos, cada um com sua própria irrigação e drenagem biliar. O sistema porta hepático transmite a artéria hepática, a veia porta e os ductos hepáticos direito e esquerdo (tríade portal) juntamente com os vasos linfáticos e inervação autônoma. A drenagem venosa do fígado se dá diretamente na veia cava inferior, compreende as veias esquerda, direita e central, juntamente com as pequenas veias acessórias.
O fígado é coberto superiormente pelo diafragma, enquanto sua face postero-inferior, ou visceral, repousa sobre o esôfago abdominal, estômago, duodeno superior, flexura hepática do colo, rim direito e glândula suprarrenal , também carrega a vesícula biliar.
Sua superfície pode ser delimitada utilizando os seguintes pontos:
- A margem costal direita na linha média axilar (décima costela)
- A direita no quinto espaço intercostal
- A esquerda no quinto espaço intercostal na linha hemiclavicular
O fígado pode ser delimitado por percussão. O fígado não é palpável em condições não patológicas, especialmente em homens com o desenvolvimento normal, os músculos abdominais anteriores em contração mimetizam a borda hepática.
Há também uma área nua de peritônio, está nas lâminas superiores e inferiores do ligamento coronário, o fígado de outro modo é fechado em peritônio. Na direita, essas lâminas se fundem e formam o pequeno ligamento triangular. O ligamento falciforme sai do fígado em direção ao umbigo carregando o ligamento redondo. O ligamento redondo passa em sua fissura na porção inferior do fígado, enquanto o ligamento falciforme passa sobre o domo do fígado e então se divide; sua parte direita junta-se à lâmina superior do ligamento coronário, enquanto sua parte esquerda estende-se como o longo e estreito ligamento triangular esquerdo, que se junta ao omento menor assim como esse resulta da fissura do ligamento venoso. O omento menor surge das fissuras do sistema porta hepático e do ligamento venoso até se ligar à curvatura menor do estômago.
Subdivisões anatômicas
O aspecto superior do fígado é dividido pelo ligamento falciforme em um lobo anatômico direito e um menor esquerdo. Postero-inferiormente carrega um arranjo de fossas em H:
- Anteriormente à direita: a fossa da vesícula biliar
- Posteriormente à direita: o sulco da veia cava inferior
- Anteriormente à esquerda: o sulco do ligamento redondo (frequentemente parcialmente ligado ao tecido do fígado)
- Posteriormente à esquerda: a fissura do ligamento venoso. Esse representa o ducto venoso fetal obliterado de onde derivava o sangue oxigenado da veia umbilical para a veia cava inferior.
O risco do H é representado pela sistema porta hepático. Dois lobos adicionais são marcados entre os membros desse H - o lobo quadrado anteriormente, e o lobo caudado posteriormente.
Sobre a veia porta hepática, medindo cerca de 5 cm de largura, está a tríade de importantes estruturas, são essas:
- Os ductos hepáticos direito e esquerdo, fundindo-se e formando o ducto hepático comum – anteriormente à direita.
- A artéria hepática dividindo-se em seus ramos esquerdo e direito – um pouco mais posterior e para a esquerda.
- A veia porta, dividindo-se em seus ramos direito e esquerdo – posteriormente.
Em adicional à tríade portal, existem nervos autonômicos (parasimpáticos ramo hepático do nervo vago anterior, e simpático do tronco celíaco) e linfonodos portais.
Anatomia segmentar
A anatomia do fígado a grosso modo é feita em lobos esquerdo e direito, essa divisão não possui muita significância no sentido morfológico. As áreas de suprimento das artérias hepáticas direita e esquerda, acompanhadas pela veia porta e os ramos do ducto biliar, podem ser demarcados por uma linha passando sobre a veia cava inferior e a fossa da vesícula biliar, isto é aproximadamente igual na função dos lobos esquerdo e direito. Esses podem ser subdivididos em outros 8 segmentos, quatro pra cada lobo funcional, cada segmento com seu suprimento sanguíneo próprio e drenagem biliar. Esse arranjo permite ao cirurgião fazer as ressecções hepáticas.
As veias hepáticas
O sangue originado da veia porta retorna à veia cava inferior pelas veias hepáticas. Essas são grandes e possui distribuição diferente da tríade portal. Há três veias principais, são elas as veias hepáticas direita, central e esquerda. Essas passam em uma direção postero-superior através do parênquima hepático para drenar para a veia cava inferior postero-superiormente ao fígado. O arranjo é variável, mas normalmente a veia central (a menor das 3) cai na veia esquerda bem antes de sua terminação. Além disso, há sempre um número variável de veias acessórias que saem diretamente do fígado desembocando na veia cava inferior para as veias principais.
Note que a compressão da tríade portal no forame de Winslow , não irá controlar o sangramento das veias hepáticas divididas, seja em ressecções parciais ou em traumas hepáticos.

Outros materiais