A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AV3 PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

Pré-visualização | Página 1 de 1

Fechar
	Avaliação: CCE0291_AV3_» PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
	Tipo de Avaliação: AV3
	
	Professor:
	SHEILA FERREIRA MARIA CAMPOS
	
	Nota da Prova: 6,0 de 10,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 23/06/2015 18:31:25
	
	 1a Questão (Ref.: 201308336627)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	A argila foi o primeiro material estrutural inorgânico a adquirir propriedades completamente novas como resultado de uma operação intencional realizada pelo homem, representando a "queima" do material, hoje conhecida como calcinação/sinterização.
	
	A cerâmica vermelha - telhas, tijolos e manilhas - e a cerâmica branca - azulejos, sanitários e porcelanas - são  constituídas principalmente de silicatos hidratados de alumínio, tais como caulinita, haloisita, pirofilita e montmorilonita.
	 
	Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros.
	
	Os cerâmicos são duros e geralmente frágeis, ou seja, não possuem a capacidade de absorver facilmente a energia neles aplicada como acontece com os metais, fragmentando-se.
	
	Os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos classificados na tabela periódica como metais com elementos classificados como não metálicos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308804629)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual o tipo de ligação que é comum em compostos orgânicos e com associação de átomos, por exemplo em materiais poliméricos e diamante ?
		
	
	Ligação de Tetravalente
	
	Ligação Iônica
	
	Ligação Eutetóide
	
	Ligação Alotrópica
	 
	Ligação Covalente
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308240420)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação aos materiais cristalinos e os não-cristalinos (amorfos) podemos afirmar que:
		
	 
	Os materiais cristalinos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais amorfos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos não apresentam ordem que se repete por grande parte do material.
	
	Os materiais cristalinos são aqueles que formam as pedras preciosas e semi-preciosas, enquanto os materiais amorfos podem apresentar estrutura organizada ou desorganizada se repetindo por todo o material.
	
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material.
	
	Os materiais amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais cristalinos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308242735)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação aos materiais metálicos podemos fazer as seguintes afirmações: I) Os elementos de liga utilizados nas ligas refratárias geralmente apresentam baixo ponto de fusão. II) Alguns aços inox podem ser usados em temperaturas de até 1000 ºC e ambientes severos (ex: marinho), mantendo suas propriedades mecânicas em níveis satisfatórios. III) O cobre apresenta baixa condutividade elétrica, por isso é adicionado elementos de liga para aumentar sua condutividade utilizá-lo na fabricação de fios. IV) As ligas leves apresentam boa resistência mecânica, porém não podem ser utilizadas em ambientes agressivos devido a sua baixa resistência a corrosão.
		
	
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	
	Apenas IV está correta.
	
	Apenas I, III e IV estão corretas.
	 
	Apenas a II está correta.
	
	Apenas III e IV estão corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308427198)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tratar termicamente um aço significa, a grosso modo, aquecê-lo a altas temperaturas e resfriá-lo com diversas possibilidades de taxa de resfriamento. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos PODEMOS citar:
		
	
	Alteração da cor do aço.
	
	Diminuição da espessura.
	 
	Remoção de tensões.
	
	Alteração da rugosidade superfícial do aço.
	
	Diminuição do volume.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308451082)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os tratamentos termoquímicos são realizados em condições ambientais que promovem uma modificação parcial da composição química do material com o objetivo fundamental de aumentar a dureza e a resistência ao desgaste na superfície. Os tratamentos termoquímicos mais importantes são, EXCETO
		
	 
	cementação
	
	carbonetação
	
	nitretação
	 
	lixiviação
	
	cianetação
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308338053)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um engenheiro trabalha em uma produção de objetos metálicos e constantemente precisa especificar aços adequados a aplicações específicas. No caso em questão, houve a necessidade de a especificação de um aço para fabricação de um tanque a ser utilizado em armazenagem de produto químico. Entre os aços a seguir citados, aponte o que MELHOR se encaixa nesta função.
		
	
	Aço ferrítico.
	 
	Aço austenítico.
	
	Aços Ph.
	 
	Aço martensítico.
	
	Aço carbono simples.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308418502)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O processo de corrosão de um material é a deterioração de um material ou das suas propriedades, devido à reação com o meio envolvente. Para ocorrer a corrosão, são necessários alguns fatores combinados de reações do material quando da exposição ao meio. Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta que descreva a área onde ocorrerá as reações de oxidação do metal:
		
	
	Área do Circuito Metálico
	 
	Área Anódica
	
	Área Catódica
	 
	Área de Corrosão
	
	Área do Eletrólito
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308207620)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O principal objetivo do tratamento térmico de Revenido nos Aços é:
		
	
	diminuir a dureza dos aços após a têmpera
	
	aumentar a resistência tração
	
	evitar as trincas de têmpera
	 
	aumentar a tenacidade a fratura do aço temperado
	
	promover a esferadização da cementita
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308757588)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular, que resultam na união de vários meros, originando enormes moléculas. Encontramos diversos exemplos que representam a presença de polímeros em nossas vidas, como os plásticos que nos rodeiam e até mesmo no interior de nosso corpo, como o nosso DNA. Com relação aos conceitos envolvendo os polímeros, identifique o item CORRETO.
		
	 
	Grau de polimerização é um indicativo do peso molecular do polímero, uma vez que nos informa a massa de carbono por massa total do polímero.
	
	Homopolímeros são pequenas moléculas, praticamente indicando o que existe monômero da cadeia polimérica.
	
	Termoplásticos são os polímeros que não podem sofrer sucessivos aquecimentos e resfriamentos, resultando em sua completa degradação.
	 
	Monômero: é a unidade básica do polímero, cuja polimerização irá gerar o próprio polímero.
	
	Copolímeros são macromoléculas que apresentam apenas um tipo de monômero em sua estrutura.