Buscar

ANÁLISE ORGANIZACIONAL

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0964_AV_ » ANÁLISE ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  BARBARA 
	Professor:
	EDUARDO DE OLIVEIRA ORMOND
	Turma: 9004/AB
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 1,5        Data: 26/08/2015 20:00:32
	
	 1a Questão (Ref.: 201405622427)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Oliveira (2006), define Rede de Integração entre Empresas, como sendo a cooperação estruturada visando consolidar fortes e internacionais vantagens competitivas, sustentadas por otimizadas tecnologias, melhor utilização dos ativos, bem como maiores produtividades, flexibilidade, qualidade, rentabilidade e lucratividade das empresas participantes. Descreva a importância das Redes.
		
	
Resposta: As empresas buscam produtividade, qualidade uma dedicação maior de seus colaboradores, com isso eles buscam aperfeiçoar o trabalho com certos recursos para fazer com que o colaborador se sinta motivado e com isso traga bons resultados para a empresa. Com isso eles buscam as redes , que servem para ficar antenado no mundo com as novidades, busca contatos com as outras empresas a fim de melhorar e saber como está o mercado fora com isso vem a qualidade do trabalho, pois eles podem ver o que exatamente o cliente externo deseja no momento.
	
Gabarito: O aluno deverá citar os seguintes pontos: As redes permitem maior flexibilidade, menor comprometimento de recursos e maior capacidade de lidar com conhecimentos/informações, além de viabilizar o acesso a novas tecnologias e recursos provenientes de parceiros. Cada vez mais se constata que uma proporção crescente das inovações não é gerada por empresas individuais, mais pela combinação de empresas e outras instituições.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): OK
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405632833)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A descentralização implica na delegação de autoridade aos níveis mais baixos da hierarquia para que a execução das tarefas seja mais apropriada às características locais e às necessidades do cliente da organização. Cite três vantagens e três desvantagens da centralização.
		
	
Resposta: Vantagens - a cúpula toma as decisões sozinhas; eles tem uma visão de como anda a empresa e reorganiza as áreas. Desvantagens- eles possuem uma visão global da empresa; como eles ditam as regras a base que são os trabalhadores que sabem como está sendo o trabalho e o mercado não tem acesso a opnião e como a cúpula e unica e a base e extensa com isso só eles ditam as regras e regulamentos da empresa.
	
Gabarito: VANTAGENS: As decisões são tomadas por administradores que têm uma visão global; Tomadores de decisão situados no topo e geralmente mais bem treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos; Decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais. DESVANTAGENS: Tomadores de decisão situados no topo raramente têm contato com os trabalhadores e com as situações envolvidas; As linhas de comunicação mais distanciadas provocam demoras prolongadas; Administradores nos níveis mais baixos são frustrados porque estão fora do processo decisório.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): OK
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405642763)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A estrutura organizacional representa os órgãos e unidades que compõe a empresa, assim como suas relações de interdependência. Por outro lado, o seu funcionamento envolve funções e atividades necessárias para levar ao alcance dos objetivos da empresa. Esses aspectos são representados em:
		
	
	Grupos, pessoas e competências.
	
	Maquinário, ferramentas e tecnologia.
	 
	Organogramas, manuais da organização e descrição de cargos.
	
	Planos, metas e objetivos.
	
	Cargos, salários e benefícios.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405050648)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para a organização. Identifique a informação que NÃO corresponde a um desses quatro requisitos fundamentais:
		
	 
	mecanismo sistêmico
	
	mecanismo de operação
	
	estrutura básica
	
	mecanismo de coordenação
	
	mecanismo de decisão
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405596847)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O modelo de organização _________________________ foi utilizado pelos exércitos do período antigo, pré-medieval; quando em guerra, os exércitos antigos encontravam-se para travar o combate num campo de batalha aberto, com os pelotões dispostos frente a frente. Essa característica, utilizada praticamente por toda a antiguidade, adentrando a idade média.
		
	
	Retilínea
	
	Linha-staff
	 
	Linear
	
	Circunflexa
	
	Funcional
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405069460)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O tamanho organizacional e a amplitude de controle são duas características secundárias importantes na definição do desenho organizacional, pois:
		
	
	A mudança da amplitude de controle depende inclusive da demanda pelos produtos ou serviços oferecidos pela empresa e pelas condições para obter os insumos necessários.
	 
	O tamanho define o volume de recursos de que dispõe uma empresa e isso deve ser considerado no desenho da organização. A amplitude de controle objetiva a definição do número de subordinados que cada órgão ou cargo pode assumir para poder supervisioná-los adequadamente.
	
	Em função do tamanho organizacional, as organizações podem ser caracterizadas como organizações altas.
	
	O tamanho organizacional objetiva a definição do número de subordinados que cada órgão pode assumir para poder supervisioná-los adequadamente. A amplitude de controle define o volume de recursos de que dispõe uma empresa e isso deve ser considerado no desenho da organização.
	
	A partir da amplitude de controle a empresa pode ser dimensionada como pequena, média ou grande.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201405639314)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todas as opções abaixo são consideradas vantagens da departamentalização funcional, exceto:
		
	
	Permite agrupar os especialistas sob uma única chefia comum, quando há uma tarefa especializada.
	
	Indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
	 
	A cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contato e a comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades.
	
	Permite distinguir e manter o prestígio das funções principais da empresa, bem como realçar os objetivos primários e fundamentais da organização.
	
	Garante o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas, porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201405640305)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A reengenharia representa o reprojeto dos processos empresariais e a sua redefinição radical. Quanto a reengenharia dos processos, é possível afirmar:
I - Significa a reestruturação radical dos processos empresariais para alcançar drásticas melhorias no desempenho, objetivando somente a redução de custos.
II - Objetiva substituir a departamentalização funcional ou por produtos pela departamentalização por clientes.
III - Verifica-se na departamentalização a ser adotada, a orientação verticalizada e hierarquizada pela orientação horizontal.
Com base nas afirmações acima, podemos concluir:
		
	
	Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
	
	Somente as afirmações I e III são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	 
	Somente a afirmação III é verdadeira.
	 
	Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201405051071)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alberto, um gerente de competência comprovada, de uma grande empresa no ramo de cosméticos, foipromovido a Diretor de Gestão de Pessoas. Seu maior desafio era reestruturar as áreas, para algumas delas, era imprescindível ter especialistas devido à complexidade do negócio. Sua meta era aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho, além de poder dar aos gerentes maior autoridade em suas atividades. Para tanto, deverá promover as seguintes modificações
		
	
	Contratar equipes de apoio diferentes para dar suporte a sua gestão
	
	Criar áreas de feudos para não haver misturas de setores
	 
	Criar um desenho de departamento funcional, para identificar os profissionais por função, habilidades e competências
	
	Criar aos poucos setores diferentes e aumentar a pressão para atingir a sua meta
	
	Aumentar a formalização entre ele e as áreas .
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201405612255)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Identifique nos itens abaixo, qual a desvantagem da departamentalização por projeto.
		
	
	Sacrifica os objetivos da organização
	 
	Descontinuidade e imprevisibilidade quanto à permanência das pessoas e dos recursos; Pouca flexibilidade
	
	Pouca flexibilidade da estrutura funcional
	
	Contra-indicada para pequenos ambientes mutáveis
	
	Pouca cooperação interdepartamental

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes