Buscar

APOL 5 Comunicação Empresarial Nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 5
1) Marque a alternativa CORRETA: Press-release e um tipo de texto que pode ser conceituado como:
A) Texto opinativo que se distribui a imprensa para divulgacao gratuita.
B) Texto descritivo que se distribui aos meios de comunicacao e cujo principal objetivo e demonstrar um produto.
C) (x) Texto informativo (sem opinioes ou juizos de valor) que se distribui aos meios de comunicacao para ser divulgado gratuitamente.
D) Texto argumentativo que se distribui aos meios de comunicacao e que objetiva convencer o consumidor a adquirir determinado produto.
2) Marque a alternativa CORRETA: Na frase 'Ja transcorreu tres meses que nao a vejo' existe um erro de:
A) Acentuacao na palavra meses.
B) Pontuacao (virgula).
C) Uso do pronome que.
D) (x) Concordancia verbal.
3) No ambiente empresarial e importante conhecer os quatro pontos indispensaveis na comunicacao, que sao: concisao, correcao, clareza e eficacia.Relacione a coluna A (qualidades) com a coluna B (caracteristica) e assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA: Coluna AColuna BA - Concisao( ) Compreensao imediataB - Correcao( ) Norma padraoC - Clareza( ) ExatidaoD - Eficacia( ) Objetividade
A) D - C - B - A
B) (x) D - B - C - A
C) A - B - D - C
D) B - A - C - D
4) A linguagem e um organismo vivo e, como tal, sofre mudancas e adaptacoes, tanto em sua forma oral como escrita.O idioma portugues brasileiro passou recentemente por uma reforma ortografica: trata-se do Acordo Ortografico entre os paises de lingua portuguesa.Marque a alternativa que apresenta todas as palavras grafadas CORRETAMENTE de acordo com esse novo Decreto (Decreto no 6.583/2008), o qual entrou em vigor a partir do dia 1o de janeiro de 2009.
A) Boleia - enjoo - feiura - suprarrenal.
B) (x) Panaceia - veem - baiuca - semissintetico.
C) Ideia - reveem - polo - auto-retrato.
D) Heroico - perdoo - antessala - semi-arido.
5) A linguagem e um organismo vivo e, como tal, sofre mudancas e adaptacoes, tanto em sua forma oral como escrita. O idioma portugues brasileiro passou recentemente por uma reforma ortografica: trata-se do Acordo Ortografico entre os paises de lingua portuguesa.Assinale a alternativa que apresenta TODAS as palavras grafadas corretamente de acordo com esse novo Decreto (Decreto no 6.583/2008), o qual entrou em vigor a partir do dia 1o de janeiro de 2009.
A) Ante-sala, semiaberto, mandachuva, plateia, leem.
B) Jiboia, perdoo, baiuca, micro-ondas.
C) (x) Paranoico, ideia, boia, autoescola.
D) Autorretrato, panaceia, revem, para-quedas
6) De forma geral, tudo que e escrito recebe o nome de redacao ou composicao textual. Essa composicao textual e dividida em tres tipos, que sao: narracao, descricao e dissertacao. Relacione a coluna A (tipo de composicao) com a coluna B (caracteristica) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA: Coluna AColuna BA - Narracao( ) usada para caracterizar objetos, pessoas, ambientes ou situacoesB - Descricao( ) baseia-se em fatos reais ou ficticiosC - Dissertacao( ) exposicao de ideias ou de uma tese, seguida dos argumentos que as comprovem
A) C - A - B
B) B - C - A
C) A - B - C
D) (x) B - A - C
7) Qual das alternativas abaixo indica a funcao mais caracteristica de um memorando?
A) Registro de fatos ou lembretes em um livro especifico de apontamentos e notas.
B) (x) Comunicado breve entre dois funcionarios ou departamentos da empresa.
C) Nota diplomatica, enviada de um pais para outro, expondo uma questao de maneira sucinta.
D) Comunicado breve para todos os setores da empresa.
8) Em se tratando de pronomes demonstrativos, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE o trecho a seguir. 'E o Gerente de Producao levou o visitante ate a Diretoria:- E _____ o especialista que pesquisou sobre a reducao de tempo na linha de producao 5.- Ah! e ____ ? - disse o diretor.- E ______ que pesquisou sobre a qualidade das embalagens de plastico extrudado?- _______ ainda nao chegou da filial de Sao Paulo.'
A) Aquele, esse, aquele, este.
B) (x) Este, esse, aquele, aquele.
C) Esse, este, aquele, aquele.
D) Este, aquele, esse, aquele.
9) Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrao culto de linguagem, clareza, concisao, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituicao, que dispoe, no artigo 37: "A administracao publica direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da Uniao, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municipios obedecera aos principios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiencia (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade principios fundamentais de toda administracao publica, claro esta que devem igualmente nortear a elaboracao dos atos e comunicacoes oficiais.Assinale a alternativa correta sobre o que se refere frase acima.
A) Oficio
B) (x) Redacao Oficial
C) Memorando
D) Portaria
10) "...e uma correspondencia oficial, enviada normalmente a funcionarios ou autoridades publicas. E o tipo mais comum de correspondencia oficial expedido por orgaos publicos, em objeto de servico".Assinale a alternativa correta que indica qual o tipo de comunicacao escrita e utilizada no texto acima.
A) (x) Oficio
B) Portaria
C) Minuta
D) Requerimento

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais