Buscar

Prova Discursiva - Comunicação Empresarial - Gabarito

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROVA DISCURSIVA
1) A comunicacao foi o que propiciou a interatividade entre os primeiros grupos humanos e o que os encaminhou, gradativamente, para o progresso pela transmissao do conhecimento. No entanto, para que tal acontecesse, e continue acontecendo, os processos de comunicacao interligam-se por tres pontos: os elementos essenciais, os tipos de comunicacao e os tipos de linguagem. No que se refere aos tipos de linguagem, e necessario considerarmos que a linguagem e o 'codigo' dos processos comunicacionais, ou seja, os recursos que utilizamos para expressar nossas ideias, intencoes e mensagens. Alguns dos tipos ou codigos de linguagem sao: SONORA VISUAL PICTORICA GESTUALBaseando-se nas discussoes desenvolvidas ao longo das aulas e no livro base da disciplina conceda exemplos para os tipos de linguagem citados acima.
Resposta: Luizari (2010) concede os seguintes exemplos para os respectivos tipos de linguagem: para o tipo sonora, escalas musicais, sirenes e apitos de fábricas; para o tipo visual, placas de sinalização e esculturas; para o tipo pictórica, painéis artísticos, imagens e pinturas; e, para o tipo gestual, danças, mímicas e Libras.
2) VITAL INTELECTIVA LITERARIA Embora sejam, fundamentalmente, diversas, em todas persiste o objetivo maximo, que e o da comunicacao. Baseando-se nas discussoes desenvolvidas ao longo das aulas e no livro base da disciplina, apresente caracteristicas sobre as classes de linguagem indicadas acima.
Resposta: Para Luizari (2010) a linguagem vital representa a prática diária da vida em comunidade, completamente despreocupada com a gramática; a linguagem intelectiva representa a norma padrão para transmissão dos conhecimentos e sua crítica; e, a linguagem literária é composta por figuras e metáforas, é a expressão do belo, do prazer estético e sonoro.
3) De acordo com Luizari (2010, p. 29), 'a linguagem possui caracteristicas, as quais determinam tres classes: vital, intelectiva e literaria'.Diante disso, aponte em qual dessas caracteristicas da linguagem e necessario ter dominio para se redigir um e-mail ou uma carta sugerindo algo para seu superior na empresa, e apos explique o significado dessa caracteristica de linguagem.
Resposta: Intelectiva: representa a norma padrão para transmissão dos conhecimentos e sua crítica. Uma linguagem formal, obedecendo as regras gramaticais de forma a ter mais concisão, clareza e objetividade.
4) a) A agua de colonia e boa no verao. b) Entrada e proibido. c) Hoje estou meia cansada. d) Guarde os comprovantes anexo. Reescreva de forma correta APENAS as frases que apresentam erros.
Resposta: a) Correta b) Correta c) Hoje estou meio cansada. d) Guarde os comprovantes anexos.
5) Leia o texto abaixo: A gestao tem a funcao de construir organizacoes que funcionem e para funcionar todos os setores devem manter uma sinergia para que como em uma engrenagem acao isolada faca movimentar um todo esta alias e uma receita de sucesso ausente no plano de gerenciamento de muitas empresasAgora, reescreva o paragrafo empregando os sinais de pontuacao adequados.
Resposta: A gestão tem a função de "construir organizações que funcionem" e, para funcionar, todos os setores devem manter uma sinergia para que, como em uma engrenagem, ação isolada faça movimentar um todo. Esta, aliás, é uma receita de sucesso ausente no plano de gerenciamento de muitas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais