Logo Passei Direto
Buscar
User badge image
Estudante PD

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Viver e aprender com os seus pares, na sua comunidade, incluindo a escola do seu ‘bairro’, é ter acesso a uma Educação inclusiva. Falar de Educação inclusiva é falar em equidade, diversidade física, intelectual, étnica, cultural ou religiosa, direitos e também deveres, e romper com as barreiras impostas pela utopia de alcançar a homogeneidade, a normalização, o ‘homem/o aluno médio’. É viver e aprender com as diferenças e trazer para as nossas vidas o esplendor do arco-íris com a sua harmonia, beleza e diversidade de cores.” Fonte: SANCHES, I. Do ‘aprender para fazer’ ao ‘aprender fazendo’: as práticas de Educação Inclusiva na escola. Revista Lusófona de Educação, 2011, v. 19, p. 136. Disponível em: Acesso em: 04 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Educação Especial e Educação Inclusiva, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a (s) verdadeira (s) e F para a (s) falsa (s).
I. ( V ) A base do projeto educacional inclusivo possui cinco pilares.
II. (F ) As parcerias compreendem a esfera legislativa para oferecer o apoio necessário às famílias.
III. (V ) A gestão escolar compreende o planejamento e o desenvolvimento das atividades de direção.
IV. ( F) As estratégias pedagógicas são excluídas dos pilares do projeto educacional inclusivo.
A) F, F, F, V.
B) V, F, V, F. Resposta correta
C) V, V, F, V.
D) V, V, V, F.
E) F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: “A principal estratégia sugerida para o desenvolvimento da linguagem é a dramatização (fazer reviver experiências), uma vez que ela favorece tanto à compressão dos sinais ou das palavras que definem abstratamente a experiência (linguagem receptiva), quanto o desenvolvimento da capacidade de gesticular e/ou verbalizar (linguagem expressiva), propiciando condições para o desenvolvimento seja do pensamento de modo consistente e lógico, seja de sua interação social.” Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Saberes e práticas da inclusão - Dif iculdades de comunicação e sinalização - Surdez. Brasília: MEC/SEESP, 2006, p. 59. Disponível em: . Acesso em: 01 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre deficiência auditiva/surdez, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a (s) verdadeira (s) e F para a (s) falsa (s).
I. ( V ) Textos que possuam elementos como desenhos são mais compreensíveis para o aluno com deficiência auditiva ou surdez.
II. ( F) O conceito de deficiência auditiva é o mesmo que o de surdez.
III. ( V) O exame que detecta a deficiência auditiva é a audiometria.
IV. ( V) O professor deve falar de frente para o aluno com deficiência auditiva ou surdez, pois, assim, possibilitará que ele consiga realizar a compreensão dos conteúdos.
A) V, V, F, F.
B) F, F, V, V.
C) F, V, F, V.
D) V, F, V, V. Resposta correta
E) F, F, V. F.

Leia o trecho a seguir: “Como consequência, vários problemas surgiram, pois as províncias não dispunham de recursos suficientes para prestar auxílio às necessidades locais sem o prejuízo dos outros setores que necessitavam de recursos. [...] Essa era a realidade da educação brasileira para a população em geral, mas, para o ensino referente às crianças com deficiência, percebeu-se a atuação e movimentação dos intelectuais da época que eram próximos ao imperador.” Fonte: FESTA, P. S. V.; RIBAS, C. C. R. Ação Política na educação especial no Brasil Império – 1822 a 1854. In: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação. Disponível em: Acesso em: 03.jul.2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as pessoas com deficiência no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. D. Pedro II foi o criador do Imperial Instituto para os Meninos Cegos, para a educação dos jovens cegos da época.
II. Na época do Império também foi criado o Hospital das Clínicas de São Paulo.
III. O Imperial Instituto para os Meninos Cegos foi a primeira instituição criada pelo Imperador.
IV. O Imperial Instituto dos Surdos-Mudos foi criado por D. Pedro I.
A) I e III. Resposta correta
B) II e IV.
C) II e III.
D) I e II.
E) I e IV.

“Certos comportamentos, como mentir e matar aula, podem ser observados no curso do desenvolvimento normal de crianças e adolescentes. Para diferenciar normalidade de psicopatologia, é importante verificar se esses comportamentos ocorrem esporadicamente e de modo isolado ou se constituem síndromes, representando um desvio do padrão de comportamento esperado para pessoas da mesma idade e sexo em determinada cultura.” Fonte: BORDIN, I. A. S.; OFFORD, D. R. Transtorno de conduta e comportamento anti -social. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 22, n. 2, dez. 2000. Disponível em: . Acesso em: 04 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre condutas típicas, podemos afirmar que o termo possui essa nomenclatura porque:
A) são perceptíveis desde o nascimento, quando a criança chora excessivamente.
B) trata-se de um comportamento apresentado por pessoas sem deficiência.
C) trata-se de comportamentos típicos de pessoas com deficiência intelectual.
D) trata-se de padrões persistentes e repetitivos de comportamento humano, que violam os direitos de outros. Resposta correta
E) trata-se de comportamentos que a pessoa tem escondido de todos.

Leia o trecho a seguir: “Na base do transtorno da conduta está a tendência permanente para apresentar comportamentos que incomodam e perturbam, além do envolvimento em atividades perigosas e até mesmo ilegais. Esses jovens não aparentam sofrimento psíquico ou constrangimento com as próprias atitudes e não se importam em ferir os sentimentos das pessoas ou desrespeitar seus direitos. Portanto, seu comportamento apresenta maior impacto nos outros do que em si mesmo.” Fonte: BORDIN, I. A. S.; OFFORD, D. R. Transtorno de conduta e comportamento anti -social. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 22, n. 2, dez. 2000. Disponível em: . Acesso em: 04 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre condutas típicas, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo “condutas típicas” abrange as condutas que são típicas de determinada deficiência.
II. A autoagressão e a automutilação são exemplos de comportamentos de condutas típicas.
III. Para trabalhar com os alunos que possuem condutas típicas, o professor deve se manter calmo e sereno.
IV. Pode-se abraçar ou fazer um carinho no aluno que possui condutas típicas quando achar necessário.
A) I, II e IV.
B) II, III e IV. Resposta correta
C) I, II e III.
D) III e IV.
E) I e II.

Leia o trecho a seguir: “As pessoas com deficiência física para exercerem esses direitos e fortalecerem sua participação como cidadãos, necessitam atingir alguns objetivos, como o direito à acessibilidade em edificações de uso público. Assim, a conquista por espaços livres de barreiras arquitetônicas implica a possibilidade e a condição de alcance para que portadores de deficiência utilizem com segurança e autonomia as edificações, mobiliários, os equipamentos urbanos, os transportes e meios de comunicação.” Fonte: PAGLIUCA, L. M. F.; ARAGÃO, A. E. A.; ALMEIDA, P. C. Acessibilidade e def iciência f ísica: identif icação de barreiras arquitetônicas em áreas internas de hospitais de Sobral, Ceará. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 41, n. 4, dez. 2007. Disponível em Acesso em: 03.jul.2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as barreiras encontradas pela pessoa com deficiência, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a (s) verdadeira (s) e F para a (s) falsa (s).
I. (V ) A acessibilidade arquitetônica consiste em derrubar as barreiras ambientais físicas nas ruas e edifícios.
II. ( V) A acessibilidade natural permite o acesso à natureza.
III. (F ) A acessibilidade metodológica permite quebrar as barreiras introduzidas nas normas, políticas públicas e regulamentos.
IV. ( V) A acessibilidade comunicacional permite o acesso à comunicação interpessoal.
A) V, V, F, F.
B) V, V, F, V. Resposta correta
C) V, F, V, F.
D) F, F, V, V.
E) F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: “O ensino da Língua Portuguesa, preferencialmente na modalidade escrita, como segunda língua, justifica-se por ser aquela que circula no país e está presente em todas as esferas sociais, tornando-se necessária para que os surdos, entre outros aspectos, tenham acesso aos conhecimentos historicamente construídos pela humanidade que se encontram preservados por meio da escrita.” Fonte: CARVALHO, M. E.; CAVALCANTI, W. M. A.; SILVA, J. A. Ensino de Língua Portuguesa para surdos: uma revisão integrativa da literatura. Revista CEFAC, v. 21, n. 5, 2019. Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre alunos com deficiência auditiva, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Quando o aluno com deficiência auditiva chega à sala, deve-se tomar alguns cuidados para o desenvolvimento do trabalho com ele.
Porque:
II. É necessário garantir sua aprendizagem e também criar estratégias para o trabalho com esse aluno.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Resposta correta
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre alunos com deficiência auditiva, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Quando o aluno com deficiência auditiva chega à sala, deve-se tomar alguns cuidados para o desenvolvimento do trabalho com ele.
II. É necessário garantir sua aprendizagem e também criar estratégias para o trabalho com esse aluno.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre alunos com deficiência intelectual, pode-se afirmar que o professor deve se utilizar de estratégias porque:
A) dessa forma, consegue desenvolver essa pessoa para que possa ter capacidade de argumentação.
B) dessa forma, consegue diminuir a interpretação de conteúdos abstratos.
C) dessa forma, consegue fazer com que esse aluno aprenda mais rápido os conteúdos.
D) dessa forma, consegue desenvolver essa pessoa para a esfera escolar.
E) dessa forma, consegue desenvolver essa pessoa para uma vida mais independente.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Viver e aprender com os seus pares, na sua comunidade, incluindo a escola do seu ‘bairro’, é ter acesso a uma Educação inclusiva. Falar de Educação inclusiva é falar em equidade, diversidade física, intelectual, étnica, cultural ou religiosa, direitos e também deveres, e romper com as barreiras impostas pela utopia de alcançar a homogeneidade, a normalização, o ‘homem/o aluno médio’. É viver e aprender com as diferenças e trazer para as nossas vidas o esplendor do arco-íris com a sua harmonia, beleza e diversidade de cores.” Fonte: SANCHES, I. Do ‘aprender para fazer’ ao ‘aprender fazendo’: as práticas de Educação Inclusiva na escola. Revista Lusófona de Educação, 2011, v. 19, p. 136. Disponível em: Acesso em: 04 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Educação Especial e Educação Inclusiva, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a (s) verdadeira (s) e F para a (s) falsa (s).
I. ( V ) A base do projeto educacional inclusivo possui cinco pilares.
II. (F ) As parcerias compreendem a esfera legislativa para oferecer o apoio necessário às famílias.
III. (V ) A gestão escolar compreende o planejamento e o desenvolvimento das atividades de direção.
IV. ( F) As estratégias pedagógicas são excluídas dos pilares do projeto educacional inclusivo.
A) F, F, F, V.
B) V, F, V, F. Resposta correta
C) V, V, F, V.
D) V, V, V, F.
E) F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: “A principal estratégia sugerida para o desenvolvimento da linguagem é a dramatização (fazer reviver experiências), uma vez que ela favorece tanto à compressão dos sinais ou das palavras que definem abstratamente a experiência (linguagem receptiva), quanto o desenvolvimento da capacidade de gesticular e/ou verbalizar (linguagem expressiva), propiciando condições para o desenvolvimento seja do pensamento de modo consistente e lógico, seja de sua interação social.” Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Saberes e práticas da inclusão - Dif iculdades de comunicação e sinalização - Surdez. Brasília: MEC/SEESP, 2006, p. 59. Disponível em: . Acesso em: 01 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre deficiência auditiva/surdez, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a (s) verdadeira (s) e F para a (s) falsa (s).
I. ( V ) Textos que possuam elementos como desenhos são mais compreensíveis para o aluno com deficiência auditiva ou surdez.
II. ( F) O conceito de deficiência auditiva é o mesmo que o de surdez.
III. ( V) O exame que detecta a deficiência auditiva é a audiometria.
IV. ( V) O professor deve falar de frente para o aluno com deficiência auditiva ou surdez, pois, assim, possibilitará que ele consiga realizar a compreensão dos conteúdos.
A) V, V, F, F.
B) F, F, V, V.
C) F, V, F, V.
D) V, F, V, V. Resposta correta
E) F, F, V. F.

Leia o trecho a seguir: “Como consequência, vários problemas surgiram, pois as províncias não dispunham de recursos suficientes para prestar auxílio às necessidades locais sem o prejuízo dos outros setores que necessitavam de recursos. [...] Essa era a realidade da educação brasileira para a população em geral, mas, para o ensino referente às crianças com deficiência, percebeu-se a atuação e movimentação dos intelectuais da época que eram próximos ao imperador.” Fonte: FESTA, P. S. V.; RIBAS, C. C. R. Ação Política na educação especial no Brasil Império – 1822 a 1854. In: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação. Disponível em: Acesso em: 03.jul.2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as pessoas com deficiência no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. D. Pedro II foi o criador do Imperial Instituto para os Meninos Cegos, para a educação dos jovens cegos da época.
II. Na época do Império também foi criado o Hospital das Clínicas de São Paulo.
III. O Imperial Instituto para os Meninos Cegos foi a primeira instituição criada pelo Imperador.
IV. O Imperial Instituto dos Surdos-Mudos foi criado por D. Pedro I.
A) I e III. Resposta correta
B) II e IV.
C) II e III.
D) I e II.
E) I e IV.

“Certos comportamentos, como mentir e matar aula, podem ser observados no curso do desenvolvimento normal de crianças e adolescentes. Para diferenciar normalidade de psicopatologia, é importante verificar se esses comportamentos ocorrem esporadicamente e de modo isolado ou se constituem síndromes, representando um desvio do padrão de comportamento esperado para pessoas da mesma idade e sexo em determinada cultura.” Fonte: BORDIN, I. A. S.; OFFORD, D. R. Transtorno de conduta e comportamento anti -social. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 22, n. 2, dez. 2000. Disponível em: . Acesso em: 04 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre condutas típicas, podemos afirmar que o termo possui essa nomenclatura porque:
A) são perceptíveis desde o nascimento, quando a criança chora excessivamente.
B) trata-se de um comportamento apresentado por pessoas sem deficiência.
C) trata-se de comportamentos típicos de pessoas com deficiência intelectual.
D) trata-se de padrões persistentes e repetitivos de comportamento humano, que violam os direitos de outros. Resposta correta
E) trata-se de comportamentos que a pessoa tem escondido de todos.

Leia o trecho a seguir: “Na base do transtorno da conduta está a tendência permanente para apresentar comportamentos que incomodam e perturbam, além do envolvimento em atividades perigosas e até mesmo ilegais. Esses jovens não aparentam sofrimento psíquico ou constrangimento com as próprias atitudes e não se importam em ferir os sentimentos das pessoas ou desrespeitar seus direitos. Portanto, seu comportamento apresenta maior impacto nos outros do que em si mesmo.” Fonte: BORDIN, I. A. S.; OFFORD, D. R. Transtorno de conduta e comportamento anti -social. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 22, n. 2, dez. 2000. Disponível em: . Acesso em: 04 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre condutas típicas, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo “condutas típicas” abrange as condutas que são típicas de determinada deficiência.
II. A autoagressão e a automutilação são exemplos de comportamentos de condutas típicas.
III. Para trabalhar com os alunos que possuem condutas típicas, o professor deve se manter calmo e sereno.
IV. Pode-se abraçar ou fazer um carinho no aluno que possui condutas típicas quando achar necessário.
A) I, II e IV.
B) II, III e IV. Resposta correta
C) I, II e III.
D) III e IV.
E) I e II.

Leia o trecho a seguir: “As pessoas com deficiência física para exercerem esses direitos e fortalecerem sua participação como cidadãos, necessitam atingir alguns objetivos, como o direito à acessibilidade em edificações de uso público. Assim, a conquista por espaços livres de barreiras arquitetônicas implica a possibilidade e a condição de alcance para que portadores de deficiência utilizem com segurança e autonomia as edificações, mobiliários, os equipamentos urbanos, os transportes e meios de comunicação.” Fonte: PAGLIUCA, L. M. F.; ARAGÃO, A. E. A.; ALMEIDA, P. C. Acessibilidade e def iciência f ísica: identif icação de barreiras arquitetônicas em áreas internas de hospitais de Sobral, Ceará. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 41, n. 4, dez. 2007. Disponível em Acesso em: 03.jul.2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as barreiras encontradas pela pessoa com deficiência, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a (s) verdadeira (s) e F para a (s) falsa (s).
I. (V ) A acessibilidade arquitetônica consiste em derrubar as barreiras ambientais físicas nas ruas e edifícios.
II. ( V) A acessibilidade natural permite o acesso à natureza.
III. (F ) A acessibilidade metodológica permite quebrar as barreiras introduzidas nas normas, políticas públicas e regulamentos.
IV. ( V) A acessibilidade comunicacional permite o acesso à comunicação interpessoal.
A) V, V, F, F.
B) V, V, F, V. Resposta correta
C) V, F, V, F.
D) F, F, V, V.
E) F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: “O ensino da Língua Portuguesa, preferencialmente na modalidade escrita, como segunda língua, justifica-se por ser aquela que circula no país e está presente em todas as esferas sociais, tornando-se necessária para que os surdos, entre outros aspectos, tenham acesso aos conhecimentos historicamente construídos pela humanidade que se encontram preservados por meio da escrita.” Fonte: CARVALHO, M. E.; CAVALCANTI, W. M. A.; SILVA, J. A. Ensino de Língua Portuguesa para surdos: uma revisão integrativa da literatura. Revista CEFAC, v. 21, n. 5, 2019. Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre alunos com deficiência auditiva, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Quando o aluno com deficiência auditiva chega à sala, deve-se tomar alguns cuidados para o desenvolvimento do trabalho com ele.
Porque:
II. É necessário garantir sua aprendizagem e também criar estratégias para o trabalho com esse aluno.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Resposta correta
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre alunos com deficiência auditiva, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Quando o aluno com deficiência auditiva chega à sala, deve-se tomar alguns cuidados para o desenvolvimento do trabalho com ele.
II. É necessário garantir sua aprendizagem e também criar estratégias para o trabalho com esse aluno.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre alunos com deficiência intelectual, pode-se afirmar que o professor deve se utilizar de estratégias porque:
A) dessa forma, consegue desenvolver essa pessoa para que possa ter capacidade de argumentação.
B) dessa forma, consegue diminuir a interpretação de conteúdos abstratos.
C) dessa forma, consegue fazer com que esse aluno aprenda mais rápido os conteúdos.
D) dessa forma, consegue desenvolver essa pessoa para a esfera escolar.
E) dessa forma, consegue desenvolver essa pessoa para uma vida mais independente.

Prévia do material em texto

Disciplina: Educação Inclusiva: Teoria e Pratica
Curso: Pedagogia-EAD- UNAMA-2022-2
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) – Questionário
Pergunta 1
Leia o trecho a seguir:
“Viver e aprender com os seus pares, na sua comunidade, incluindo a escola do seu ‘bairro’, é ter acesso a uma Educação inclusiva. Falar de Educação inclusiva é falar em equidade, diversidade física, intelectual, étnica, cultural ou religiosa, direitos e também deveres, e romper com as barreiras impostas pela utopia de alcançar a homogeneidade, a normalização, o ‘homem/o aluno médio’. É viver e aprender com as diferenças e trazer para as nossas vidas o esplendor do arco-íris com a sua harmonia, beleza e diversidade de cores.”
Fonte: SANCHES, I. Do ‘aprender para fazer’ ao ‘aprender fazendo’: as práticas de Educação Inclusiva na escola. Revista Lusófona de Educação, 2011, v. 19, p. 136. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/rle/n19/n19a09.pdf> Acesso em: 04 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Educação Especial e Educação Inclusiva, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a (s) verdadeira (s) e F para a (s) falsa (s).
I. ( V ) A base do projeto educacional inclusivo possui cinco pilares.
II. (F ) As parcerias compreendem a esfera legislativa para oferecer o apoio necessário às famílias.
III. (V ) A gestão escolar compreende o planejamento e o desenvolvimento das atividades de direção.
IV. ( F) As estratégias pedagógicas são excluídas dos pilares do projeto educacional inclusivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
A) F, F, F, V.
B) V, F, V, F. Resposta correta
C) V, V, F, V.
D) V, V, V, F.
E) F, V, F, V.
Pergunta 2
Leia o trecho a seguir:
“A principal estratégia sugerida para o desenvolvimento da linguagem é a dramatização (fazer reviver experiências), uma vez que ela favorece tanto à compressão dos sinais ou das palavras que definem abstratamente a experiência (linguagem receptiva), quanto o desenvolvimento da capacidade de gesticular e/ou verbalizar (linguagem expressiva), propiciando condições para o desenvolvimento seja do pensamento de modo consistente e lógico, seja de sua interação social.”
Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Saberes e práticas da inclusão - Dificuldades de comunicação e sinalização - Surdez. Brasília: MEC/SEESP, 2006, p. 59. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/surdez.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre deficiência auditiva/surdez, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a (s) verdadeira (s) e F para a (s) falsa (s).
I. ( V ) Textos que possuam elementos como desenhos são mais compreensíveis para o aluno com deficiência auditiva ou surdez.
II. ( F) O conceito de deficiência auditiva é o mesmo que o de surdez.
III. ( V) O exame que detecta a deficiência auditiva é a audiometria.
IV. ( V) O professor deve falar de frente para o aluno com deficiência auditiva ou surdez, pois, assim, possibilitará que ele consiga realizar a compreensão dos conteúdos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
A) V, V, F, F. 
B) F, F, V, V.
C) F, V, F, V.
D) V, F, V, V. Resposta correta
E) F, F, V. F.
Pergunta 3
Leia o trecho a seguir:
“Como consequência, vários problemas surgiram, pois as províncias não dispunham de recursos suficientes para prestar auxílio às necessidades locais sem o prejuízo dos outros setores que necessitavam de recursos. [...] Essa era a realidade da educação brasileira para a população em geral, mas, para o ensino referente às crianças com deficiência, percebeu-se a atuação e movimentação dos intelectuais da época que eram próximos ao imperador.” 
Fonte: FESTA, P. S. V.; RIBAS, C. C. R. Ação Política na educação especial no Brasil Império – 1822 a 1854. In: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25127_11980.pdf> Acesso em: 03.jul.2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as pessoas com deficiência no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. D. Pedro II foi o criador do Imperial Instituto para os Meninos Cegos, para a educação dos jovens cegos da época.
II. Na época do Império também foi criado o Hospital das Clínicas de São Paulo.
III. O Imperial Instituto para os Meninos Cegos foi a primeira instituição criada pelo Imperador.
IV. O Imperial Instituto dos Surdos-Mudos foi criado por D. Pedro I.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
A) I e III. Resposta correta
B) II e IV.
C) II e III.
D) I e II.
E) I e IV.
Pergunta 4
 “Certos comportamentos, como mentir e matar aula, podem ser observados no curso do desenvolvimento normal de crianças e adolescentes. Para diferenciar normalidade de psicopatologia, é importante verificar se esses comportamentos ocorrem esporadicamente e de modo isolado ou se constituem síndromes, representando um desvio do padrão de comportamento esperado para pessoas da mesma idade e sexo em determinada cultura.”
Fonte: BORDIN, I. A. S.; OFFORD, D. R. Transtorno de conduta e comportamento anti-social. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 22, n. 2, dez. 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462000000600004&script=sci_arttext>. Acesso em: 04 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre condutas típicas, podemos afirmar que o termo possui essa nomenclatura porque:
Ocultar opções de resposta 
A) são perceptíveis desde o nascimento, quando a criança chora excessivamente.
B) trata-se de um comportamento apresentado por pessoas sem deficiência.
C) trata-se de comportamentos típicos de pessoas com deficiência intelectual.
D) trata-se de padrões persistentes e repetitivos de comportamento humano, que violam os direitos de outros. Resposta correta
E) trata-se de comportamentos que a pessoa tem escondido de todos.
Pergunta 5
Leia o trecho a seguir:
“As informações mais antigas sobre pessoas com alguma deficiência que se tem conhecimento aconteceram na idade média. Neste período aconteceram muitas matanças, perseguições e horrores com pessoas que nasciam com alguma deficiência. Nesta época, na Grécia Antiga, as pessoas idealizavam o corpo perfeito de um homem e de uma mulher, como perfeitos, saudáveis e fortes, igualando-se ao corpo de deusas e deuses, assim como também a de guerreiros.”
Fonte: BRANDEMBURG, L. E.; LUCKMEIER; C. A história da inclusão x exclusão social na perspectiva da educação inclusiva. In: Congresso estadual de teologia, v. 1, 2013. Disponível em: <http://www.anais.est.edu.br/index.php/teologiars/article/viewFile/191/149> Acesso em: 03 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a história da pessoa com deficiência, analise as afirmativas a seguir:
I. Na Roma Antiga e em outras sociedades, os pais eram autorizados a matar seus filhos quando apresentassem alguma deficiência.
II. Hipócrates era um importante poeta grego e cego que auxiliava no tratamento das pessoas com deficiência.
III. As pessoas com deficiência eram encontradas em todas as camadas da sociedade.
IV. Em Esparta e Atenas, a mãe poderia cuidar de seu filho assim que ele nascesse.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
A) II e IV.
B) I, II e IV.
C) II, III e IV.
D) I e III. Resposta correta
E) I e II.
Pergunta 6
Leia o trecho a seguir:
“A surdez consiste na perda maior ou menor da percepção normal dos sons. Verifica-se a existência de vários tipos de pessoas com surdez, de acordo com os diferentes graus de perda da audição. Sob o aspecto da interferência na aquisição da linguagem e da fala, o déficit auditivo pode ser definido como perda média em decibéis, na zona conversacional (frequência de 500 – 1000 – 2000 hertz) para o melhor ouvido.” 
Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Saberes e práticas da inclusão - Dificuldades de comunicação e sinalização - Surdez. Brasília: MEC/SEESP, 2006, p. 19. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/surdez.pdf>.Acesso em: 01 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre deficiência auditiva, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a (s) verdadeira (s) e F para a (s) falsa (s).
I. ( ) O conceito de surdez é o mesmo que o da deficiência auditiva.
II. ( ) A perca auditiva pode ser neurossensorial ou causada por condução.
III. ( ) Os casos de perca auditiva de grau leve são imperceptíveis para as pessoas.
IV. ( ) A primeira suspeita de alguma alteração auditiva em crianças maiores é a ausência da fala.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
A) F, V, V, V. Resposta correta
B) V, F, V, F.
C) F, F, V, F.
D) F, V, F, V.
E) V, F, F, V.
Pergunta 7
Leia o trecho a seguir:
“Na base do transtorno da conduta está a tendência permanente para apresentar comportamentos que incomodam e perturbam, além do envolvimento em atividades perigosas e até mesmo ilegais. Esses jovens não aparentam sofrimento psíquico ou constrangimento com as próprias atitudes e não se importam em ferir os sentimentos das pessoas ou desrespeitar seus direitos. Portanto, seu comportamento apresenta maior impacto nos outros do que em si mesmo.”
Fonte: BORDIN, I. A. S.; OFFORD, D. R. Transtorno de conduta e comportamento anti-social. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 22, n. 2, dez. 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462000000600004&script=sci_arttext>. Acesso em: 04 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre condutas típicas, analise as afirmativas a seguir:
I. O termo “condutas típicas” abrange as condutas que são típicas de determinada deficiência.
II. A autoagressão e a automutilação são exemplos de comportamentos de condutas típicas.
III. Para trabalhar com os alunos que possuem condutas típicas, o professor deve se manter calmo e sereno.
IV. Pode-se abraçar ou fazer um carinho no aluno que possui condutas típicas quando achar necessário.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
A) I, II e IV.
B) II, III e IV. Resposta correta
C) I, II e III.
D) III e IV.
E) I e II.
Pergunta 8
Leia o trecho a seguir:
“As pessoas com deficiência física para exercerem esses direitos e fortalecerem sua participação como cidadãos, necessitam atingir alguns objetivos, como o direito à acessibilidade em edificações de uso público. Assim, a conquista por espaços livres de barreiras arquitetônicas implica a possibilidade e a condição de alcance para que portadores de deficiência utilizem com segurança e autonomia as edificações, mobiliários, os equipamentos urbanos, os transportes e meios de comunicação.”
Fonte: PAGLIUCA, L. M. F.; ARAGÃO, A. E. A.; ALMEIDA, P. C. Acessibilidade e deficiência física: identificação de barreiras arquitetônicas em áreas internas de hospitais de Sobral, Ceará. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 41, n. 4, dez. 2007. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342007000400007> Acesso em: 03.jul.2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as barreiras encontradas pela pessoa com deficiência, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a (s) verdadeira (s) e F para a (s) falsa (s).
I. (V ) A acessibilidade arquitetônica consiste em derrubar as barreiras ambientais físicas nas ruas e edifícios.
II. ( V) A acessibilidade natural permite o acesso à natureza.
III. (F ) A acessibilidade metodológica permite quebrar as barreiras introduzidas nas normas, políticas públicas e regulamentos.
IV. ( V) A acessibilidade comunicacional permite o acesso à comunicação interpessoal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
A) V, V, F, F.
B) V, V, F, V. Resposta correta
C) V, F, V, F.
D) F, F, V, V.
E) F, V, F, V.
Pergunta 9
Leia o trecho a seguir:
“O ensino da Língua Portuguesa, preferencialmente na modalidade escrita, como segunda língua, justifica-se por ser aquela que circula no país e está presente em todas as esferas sociais, tornando-se necessária para que os surdos, entre outros aspectos, tenham acesso aos conhecimentos historicamente construídos pela humanidade que se encontram preservados por meio da escrita.” 
Fonte: CARVALHO, M. E.; CAVALCANTI, W. M. A.; SILVA, J. A. Ensino de Língua Portuguesa para surdos: uma revisão integrativa da literatura. Revista CEFAC, v. 21, n. 5, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462019000500601&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre alunos com deficiência auditiva, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Quando o aluno com deficiência auditiva chega à sala, deve-se tomar alguns cuidados para o desenvolvimento do trabalho com ele.
Porque:
II. É necessário garantir sua aprendizagem e também criar estratégias para o trabalho com esse aluno.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Resposta correta
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
Pergunta 10
Leia o trecho a seguir:
“As estratégias precisam ser significativas e variadas, contemplando ajustes no conteúdo, priorização de objetivos da disciplina, organização de trabalhos em grupo, ampliação de tempo para a conclusão de uma atividade e modificações na organização didática, possibilitando exemplos concretos, repetição de informações, questões mais objetivas e leitura dos exercícios, pois são ajustes que abrangem a flexibilização, a adequação e/ou adaptação do currículo.”
Fonte: ARAÚJO, M. A. Adaptações curriculares para alunos com deficiência intelectual: das concepções às práticas pedagógicas. 2019. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre alunos com deficiência intelectual, pode-se afirmar que o professor deve se utilizar de estratégias porque:
Ocultar opções de resposta 
A) dessa forma, consegue desenvolver essa pessoa para que possa ter capacidade de argumentação.
B) dessa forma, consegue diminuir a interpretação de conteúdos abstratos. Resposta correta
C) dessa forma, consegue fazer com que esse aluno aprenda mais rápido os conteúdos.
D) dessa forma, consegue desenvolver essa pessoa para a esfera escolar.
E) dessa forma, consegue desenvolver essa pessoa para uma vida mais independente.

Mais conteúdos dessa disciplina