Buscar

Tipos sanguíneos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tipos 
sanguíneos : 
Sistema ABO 
Sistema Rh 
Sistema zw
os aglutinogênios, os grupos (ou tipos) sanguíneos são classificados em A, B, AB e O.
Grupos sanguíneos
Aglutinogênios nas hemácias
Aglutininas no plasma
A
A
Anti-B
B
B
Anti-A
AB
A e B
Nenhuma
O
Nenhuma
Anti-A e anti-B
Em uma transfusão de sangue ,evita-se que uma pessoa receba sangue com aglutinogênio(antígeno) contra o qual ela possua aglutininas (anticorpos). As transfusões podem ser realizadas desde que o receptor não tenha aglutininas contra os aglutinogênios do sangue que ele está recebendo. 
A
B
AB
O
A
B
AB
O
A produção de aglutinogênios A e B são determinadas, respectivamente, pelos genes I A e I B. Um terceiro gene, chamado i, condiciona a não produção de aglutinogênios. Trata-se, portanto de um caso de alelos múltiplos. Entre os genes I A e I B há co-dominância (I A = I B), mas cada um deles domina o gene i (I A > i e I B> i).
Como ocorre a Herança dos Grupos Sanguíneos no Sistema ABO?
Fenótipos
Genótipos
A
IAIAou IAi
B
IBIBou IBi
AB
IAIB
O
ii
A partir desses conhecimentos fica claro que se uma pessoa do tipo sanguíneo A recebe sangue tipo B as hemácias contidas no sangue doado seriam aglutinadas pelas aglutininas anti-B do receptor e vice-versa. 
O sistema RH de grupos sanguíneos 
 
Três pares de genes estão envolvidos na herança do fator Rh, tratando-se portanto, de casos de alelos múltiplos. 
Para simplificar, no entanto, considera-se o envolvimento de apenas um desses pares na produção do fator Rh, motivo pelo qual passa a ser considerado um caso de herança mendeliana simples. O gene R, dominante, determina a presença do fator Rh, enquanto o gene r, recessivo, condiciona a ausência do referido fator.
Fenótipos
Genótipos
Rh+
RR ouRr
Rh-
rr
 Sistema ZW
em aves em lepidópteros (borboletas e mariposas ), a determinação cromossômica do sexo é dominada sistema ZW. AS células somáticas dos machos possuem dois lotes de autossomos e um par de cromossomos sexuais,chamados cromossomos Z; as fêmeas tem um par ZW.
ZW
ZZ
ZZ
Z
ZW
Z
W

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes