Buscar

QUESTIONÁRIO DE MICROBIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Responder ao seguinte questionário:
1) Defina microbiota normal ou residente e microbiota transitória.
R.: Microbiota normal são os microrganismos que habitam nosso corpo sem fazer nenhum mal para ele, são inofensivos.
Microbiota transitória é quando outros organismos permanecem por algum tempo em nosso organismo, como semanas, dias ou horas e então vão embora, sem causar nenhum dano.
2) Conceitue microbiota anfibiôntica.
R.: É o conjunto dos micróbios próprios de uma pessoa, e que “habitam” as diversas regiões do seu corpo.
3) Explique por que animais germ free são ótimos modelos de estudo para o entendimento da relação entre hospedeiro e microrganismo.
R.: Eles são mantidos fora de qualquer contato com microrganismos, portanto levam a ]o mapeamento de como as comunidades de microrganismos se desenvolvem.
4. Quais os principais benefícios produzidos pela microbiota normal humana?
R.: Aumento da resistência à colonização, produção de vitaminas, implementação de defesas.
5. Como se adquire a microbiota normal?
R.: A formação desta flora ocorre no momento do nascimento ao passar pelo canal do parto e continua por toda a vida, distribuindo-se pelas partes do corpo que estão em contato com o meio externo, que são pele e mucosas.
6. Quais as condições para que a microbiota se estabeleça?
R.: Variam de acordo com a região do corpo e com a idade do hospedeiro, e às vezes o sexo do hospedeiro.
7. Explique as relações dos microrganismos com o hospedeiro.
R.: Infecção: implica a colonização, multiplicação, invasão ou a persistência dos microrganismos patogénicos no hospedeiro.
Doença: ocorre quando se verifique uma alteração do estado normal do organismo.
Flora normal: microrganismos que permanecem no organismo sem produzirem doença e vivem em simbiose com o hospedeiro, ou seja, obtêm vantagens sem prejuízo para o hospedeiro.
8. Comente sobre as funções da microbiota normal.
R.: Bactérias como lactobacilos, estreptococos láticos e bifidobactérias colaboram para o bem estar do homem através de vários mecanismos, como aumento da resistência à colonização, produção de vitaminas, implementação de defesas, etc.
As enterobactérias e os enterococos podem, ao mesmo tempo, apresentar atividades benéficas e nocivas, favorecendo o aumento das defesas imunológicas, mas também podem causar infecções extraintestinais. Os clostrídios, por exemplo, causam apenas danos ao hospedeiro.
9. Listar os sítios de distribuição da microbiota no organismo humano, citando os microrganismos encontrados e os fatores que influenciam no estabelecimento da população microbiana nestes locais.
R.: Pele: microbiota se encontra em toda extensão, sendo mais concentrada em regiões mais quentes e úmidas, como axilas e períneo, chegando ao número de 10⁶ bactérias por cm².Geralmente predominam as bactérias Gram positivas, como Staphylococcus, Corynebacterium e Propionobacterium.
Vias aéreas superiores:
Cavidade bucal, orofaringe e nasofaringe: podem ser encontrados Streptococcus, Lactobacillus, Fusobacterium, Velionella, , Neisseria, Treponema, Candida, Staphylococcus, Mycoplasma dentre outras.A microbiota da cavidade oral tem grande importância já que doenças periodontais e até endocardites subagudas podem ser causadas por constituintes desta microbiota.
Fossas nasais:predominam Corynebacterium e Staphylococcus.
Vias aéreas inferiores: vias aéreas inferiores, laringe, traquéia e bronquíolos, são regiões estéreis.
Trato genitourinário: predominam bactérias Gram negativas.
Vagina: população microbiana variada, devido a alterações hormonais.Recém-nascidas são colonizadas por lactobacilos nas primeiras 6 semanas.Depois, a taxa de estrogênio decai, e há colonização por estreptococos, estafilococos e enterobacterias.No início da puberdade, a alteração nas taxas de estrogênio geram novas mudanças, tendo lactobacilos predominantes.O pH também é responsável por estas mudanças, devido a quantidade de glicogênio, que ao sofrer fermentação, diminui o pH, dificultando o desenvolvimento de algumas bactérias.
Uretra anterior: possui uma colonização variada,podendo encontrar lactobacilus, estreptococos, estafilococos, epidermidis e difteróides. Estreptococos fecalis e Candida pode também estar presente de forma transitória, assim como E. coli.
Ureteres, bexiga e rins: não possuem microbiota residente.
Conjuntiva: pode ser estéril ou colonizada por Difteróides, Estafilo epidermidis e estreptococos não hemolíticos.Esta microbiota é controlada pela lágrima que contém lizosima agindo como importante bactericida.
Ouvido externo: possui semelhança com a microbiota da pele.
Trato gastrointestinal:
Esôfago: microbiota pouco numerosa, geralmente de colonização apenas transitória.
Estômago: devido ao pH altamente ácido, são tolerantes poucas bactérias, como Lactobacillus, Streptococcus spp.(produtoras de ácido láctico) e Helicobacter pylori(causadora de gastrites e úlceras).
Intestino delgado: são mais freqüentes nesta microbiota, estafilococos, estreptococos e lactobacilos, sendo encontrados microorganismos anaeróbios. Podem ser encontrados no delgado proximal também cocos Gram positivos resistentes à acidez gástrica.Os ácidos biliares são inibidores do crescimento das bactérias in vitro.
Íleo: aumenta a microbiota, passando a incluir também bactérias anaeróbias devido ao baixo poder de oxirredução.
Intestino grosso: local de maior concentração de microorganismos, além do aumento considerável de bactérias anaeróbias, superando as outras.Nesta microbiota normal, predomina a Eubacterium, Bifidobacterium e Bacterióides. Todos os seres humanos também são portadores da E. coli nesta microbiota. Podem ser encontrados neste órgão também cocos Gram positivos resistentes à acidez gástrica no delgado proximal.
10. Defina e caracterize prebióticos, probióticos e simbiontes, ressaltando as vantagens de seu emprego, dando exemplos.
R.: Os probióticos são microrganismos vivos, que se consumidos em quantidades adequadas, podem trazer benefícios à nossa saúde. Dessa forma, a utilização de probióticos estimula a proliferação de bactérias benéficas, reforçando os mecanismos naturais de defesa do organismo. Já os prebióticos são alimentos que não sofrem digestão, sendo substâncias capazes de alimentar os microrganismos que povoam o intestino dos seres humanos, favorecendo a multiplicação de bactérias benéficas. Por fim, os simbióticos são combinações adequadas de pre e probióticos. Um produto simbiótico exerce um efeito tanto prebiótico como probiótico.
REFERÊNCIAS
Flora normal. Disponível em: <http://www.infoescola.com/microbiologia/flora-normal/>
Microbiota Humana. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2014/316/a-microbiota-humana/>

Outros materiais