Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual (Cod.

Prévia do material em texto

1O escritor, ao elaborar um texto, organiza as ideias e se utiliza de elementos linguísticos e estruturas de estilo, além de outros recursos, como o flashback. Sobre este último elemento, analise as sentenças a seguir: I- O flashback é uma interrupção na sequência temporal de uma narrativa. II- A técnica é usada para criar um efeito mais forte na história ou para desenvolver um personagem. III- O flashback volta no tempo a partir do ponto em que a história chegou, a fim de apresentar o relato de eventos passados. IV- O flashback é uma técnica que começa a narrar os fatos em sequência temporal e linear e não há um retorno no tempo. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças III e IV estão corretas.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
2A convergência entre o ensino da língua e o da literatura centraliza-se na relação texto-leitor: se o texto é objeto significante, é o leitor que, por sua atividade, nele constrói a significação. Esse posicionamento acentua a natureza processual do texto literário e da leitura: por um lado, a estrutura lacunar de um texto exige a participação do leitor; por outro, a leitura a que ele procede é influenciada por seu comportamento linguístico e por suas condições socioculturais (MÜGGE; SARAIVA, 2006, p. 48). Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A integração do ensino de língua e literatura poderia propiciar aos estudantes uma análise crítica sobre a realidade humana e uma maior compreensão do fenômeno da variação linguística. Nessa perspectiva, é importante insistir nos debates que promovem a integração e o diálogo da língua e literatura. PORQUE II- O ambiente acadêmico e escolar continua fragmentando o ensino de Língua Portuguesa em: Gramática, Produção Textual e Literatura, e desse modo desconsidera a abordagem voltada à reflexão sobre a própria língua, que compreenda a língua, e o estudante como centro desse processo. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: MÜGGE, Ernani.; SARAIVA, Juraci A. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.
A
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
C
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
D
As duas asserções são proposições falsas.
3O espaço escolar promove muitas interações positivas à criança, quando se trata de inserção no mundo da literatura, pelas diferentes mensagens e indagações que ela oferece. Com relação a esta afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
A
A escola é importante na formação leitora porque tira a responsabilidade dos pais, que muitas vezes não têm tempo para se dedicarem aos filhos.
B
A leitura na escola é importante, pois o professor pode orientar o aluno sobre a interpretação de cada história, sem a possibilidade de haver má interpretação dos clássicos.
C
Na escola, há livros de todas as categorias e é muito importante que o aluno aprenda a apreciar a literatura somente a partir de textos clássicos.
D
O contato com as obras torna os alunos mais críticos. Nesse sentido, o acesso socializado aos textos clássicos no contexto escolar é muito importante.
4Observe a frase que segue: "Quando guri, eu tinha de me calar à mesa; só as pessoas grandes falavam" (QUINTANA, 1979, p. 28). A frase desencadeia reflexões acerca da maturidade e a infância, bem como o tratamento que a criança recebia em outras épocas. Para muitos, essa discussão é pertinente porque influenciou sobremaneira a literatura infantojuvenil. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: QUINTANA, Mário. Na volta da esquina. Porto Alegre: Globo, 1979.
A
A frase sugere a concepção de infância e o modo como os adultos tratavam uma criança.
B
A criança daquele tempo deveria se manter calada apenas na mesa, lugar de respeito.
C
A frase faz menção à infância de modo geral, porque era a criança a se impor, não havia hierarquia.
D
Não havia parâmetro estabelecido ou modelo para pautar as relações entre adulto e criança.
5A leitura de obras infantojuvenis para a criança é muito importante para a formação integral dela. Além de proporcionar deleite, faz com que ela se torne crítica e reflexiva. A leitura deve ser introduzida na vida da criança a partir de que fase?
A
A partir da inserção da criança no primeiro ano, pois isso facilitará a alfabetização.
B
Somente na segunda fase do Ensino Fundamental. A partir de dez anos a criança está pronta para ouvir e compreender as histórias.
C
Desde bebê a criança deve ser estimulada, através da contação de histórias realizada pelos pais.
D
Somente a partir do momento em que a criança entra na educação infantil. Antes desta fase, a criança não compreende o que é lido.
6A maneira que o escritor organiza e expressa ideias e pensamentos caracteriza o estilo do autor constituído por vários elementos. O escritor Machado de Assis utiliza, por exemplo, o que a crítica literária denomina de "narrador intrometido". Sobre esse tipo de narração, analise as sentenças a seguir: I- A narração, em primeira pessoa, é intercalada com frequentes explicações para o leitor. II- O narrador intrometido parece justificar para si e explicar ao leitor os acontecimentos que motivaram seus atos. III- O narrador intrometido é característica peculiar do conto maravilhoso e da epopeia. IV- O narrador ou protagonista provoca o leitor em uma série de afirmações, interrogações e exclamações. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças III e IV estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
7Sobre a evolução da literatura infantil e o surgimento dos estudos da psicologia experimental, o foco de abordagem dos textos destinados às crianças passou a contemplar também os aspectos cognitivos. Com base nesse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
As histórias eram direcionadas às crianças, cuja aprendizagem era especificamente linguística.
B
O livro destinado ao infante era produzido por um adulto que não considerava as experiências dos pequenos.
C
A literatura para crianças deveria conter tão somente uma inclinação pedagógica.
D
Considerando as fases evolutivas da inteligência, os textos infantis passaram a enfatizar uma linguagem mais autêntica.
8O haicai é uma forma de poema fixo, assim como a balada, a canção, a elegia, a ode e o soneto. Estas formas são amplamente abordadas pela literatura infantojuvenil. Sobre o haicai, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O haicai é uma forma lírica japonesa de apenas dezessete sílabas poéticas. ( ) Entre outros elementos, o haicai se caracteriza pelo exagero de palavras. ( ) O haicai apresenta três versos e geralmente capta um momento da natureza. ( ) A composição dos haicais estaria de acordo com as fases da vida humana. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - F.
B
V - F - V - V.
C
F - V - V - V.
D
F - F - V - F.
9A teoria do dialogismo foi proposta pelo estudioso Mikhail Bakhtin. A teoria da enunciação é bastante enfocada nos estudos de Literatura. Sobre a linguagem dialógica, assinale a alternativa CORRETA:
A
A linguagem é dialógica porque só ocorre em situações de fala.
B
A linguagem é dialógica porque somente se efetiva quando há diálogo entre duas pessoas.
C
A linguagem é dialógica porque sua interpretação depende sempre do contexto em que estão inseridos os falantes.
D
A linguagem é dialógica porque é necessário que haja a presença do outro para que seu enunciado se efetive.
10Texto 01 "Uma bela história O velho mendigo que agora mesmo, neste momento, acaba de encontrar num monte de sucata a lâmpada da Aladim - tão amassada, tão enferrujada e de feitio tão esquisito - eis que ele a devolve ao lixo e leva em vez dela uma útil chaleira.Uma chaleira sem tampa, digo eu, para os que gostam de pormenores. Não é esta a primeira vez que o acaso, inocentemente, assim estraga uma bela história!" ( 1987, s.p.). Texto 02 "As crianças, como os personagens das fábulas, sabem perfeitamente que, para serem felizes, precisam conquistar o apoio do gênio na garrafa, guardar em casa o burrinho-faz-dinheiro [...] ou a galinha dos ovos de ouro. E, em todas as ocasiões, conhecer o lugar e a fórmula vale bem mais do que esforçar-se honestamente para atingir um objetivo. Magia significa, precisamente, que ninguém pode ser digno da felicidade, que, conforme os antigos sabiam, a felicidade à medida do homem é sempre hybris, é sempre prepotência e excesso. Mas se alguém conseguir dobrar a sorte com o engano, se a felicidade depender não do que ele é, mas de uma noz encantada ou de um "abre-te-sésamo", então, e só então, pode realmente considerar-se bem-aventurado (AGAMBEN, 2007, p. 20). Considerando os dois textos, a respeito do aspecto psicológico da literatura, analise as sentenças a seguir: I- A "infância" permaneceria viva no adulto se ele tivesse capacidade de magia diante do texto ficcional, pela perspectiva lúdica e de fruição. II- A felicidade é característica da infância, porque é uma etapa em que o ser humano atribui importância secundária ao aspecto mágico da literatura. III- O saber inapreensível à consciência racional, presente na arte e no pensamento infantil através da consciência mítica, perpassa a ficção e a invenção do maravilhoso. IV- O adulto, tendo em vista a consciência racional e o pensamento lúcido, se afasta da atmosfera mágica, porque atribui à literatura uma função utilitária e pragmática. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: QUINTANA, Mario. Da Preguiça como Método de Trabalho. 1987. Disponível em: http://www.elfikurten.com.br/2012/04/mario-quintana-escrita-da-vida-do.html. Acesso em: 25 nov. 2020. AGAMBEN, Giorgio. Magia e Felicidade. In. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
11(ENADE, 2011) Em 1936, Monteiro Lobato lança seu D. Quixote das crianças. Nesse livro, encontra-se um projeto de leitura, de tradução e adaptação. E o leitor de hoje - em particular, o educador preocupado com questões de leitura - pode encontrar, nesse Quixote, respostas para questões que permeiam seu dia a dia escolar e que abrangem desde a crucial pergunta "que livro indicar?" até a questão de os clássicos serem ou não adequados a tal ou qual faixa etária (LAJOLO, 1994, p. 97). Considerando o texto de Marisa Lajolo, analise as sentenças a seguir: I- Os textos literários, quando adaptados para se adequarem ao leitor iniciante, revelam o caráter didático e utilitário, que os liga a um ramo específico do conhecimento (valores morais, tópicos gramaticais, fatos históricos, entre outros). II- A existência de um projeto ficcional levado a termo pelo autor que se propõe efetuar a adaptação de um texto literário pode dotar a adaptação de uma função mediadora na formação de leitores. III- O processo de adaptação, quando atinge a motivação estética da literatura e o repertório do destinatário, tende a promover a interação entre leitor e texto, sujeito e objeto de leitura. IV- O processo de adaptação de textos literários implica a redução e o empobrecimento da obra original, causando danos à linguagem literária e aos recursos estilísticos da obra. Está correto apenas o que se afirma em: LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1994.
A
I e IV.
B
I e III.
C
I, II e IV.
D
II e III.
12(ENADE, 2011) Nos textos comuns, não literários, o autor seleciona e combina as palavras geralmente pela sua significação. Na elaboração do texto literário, ocorre uma outra operação, tão importante quanto a primeira: a seleção e a combinação de palavras se fazem muitas vezes por parentesco sonoro. Por isso se diz que o discurso literário é um discurso específico, em que a seleção e a combinação das palavras se fazem não apenas pela significação, mas também por outros critérios, um dos quais, o sonoro. Como resultado, o texto literário adquire certo grau de tensão ou ambiguidade, produzindo mais de um sentido. Daí a plurissignificação do texto literário (GOLDSTEIN, 1988, p. 5). Os símbolos, as metáforas e outras figuras estilísticas, as inversões, os paralelismos e as repetições constituem outros tantos meios de o escritor transformar a linguagem usual em linguagem literária (SILVA, 1979, p. 58). Tomando como referência o exposto, avalie as afirmações a seguir: I- A plurissignificação de um texto literário é construída pela combinação de elementos que vão além da significação das palavras que o compõem. II- A construção do texto literário envolve um processo de seleção e combinação de palavras baseados, necessariamente, no uso de metáforas. III- A ambiguidade do texto literário resulta de um processo de seleção e combinação de palavras. IV- O texto literário se diferencia do não literário por não depender de significação, mas, sim, de outros recursos no processo de seleção e combinação das palavras. É correto apenas o que se afirma em: FONTE: GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. 5. ed. São Paulo: Ática, 1988. SILVA, V. M. A. Teoria da literatura. 3. ed. Coimbra: Almedina, 1979.
A
I, III e IV.
B
I e III.
C
I e II.
D
II e IV.

Continue navegando