Buscar

SOCIOLOGIA-2-ANO-EDITORADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÃO 01
Sobre coesão social e anomia em Durkheim, é correto afirmar que
A) o enfraquecimento da coesão social ocorre porque a anomia implica no desenvolvimento da solidariedade orgânica.
B) o fortalecimento da coesão social não está relacionado a um estado de anomia, visto que a anomia implica em laços estreitos de solidariedade.
C) o enfraquecimento da coesão social está relacionado a um estado de anomia, isto é, uma situação na qual as normas na sociedade são inexistentes ou perdem a eficácia. 
D) o fortalecimento da coesão social está relacionado a um estado de anomia, isto é, em certa conformidade das consciências particulares com uma consciência coletiva.
QUESTÃO 02
De acordo com a definição de fato social de Durkheim, escolha a alternativa correta.
A) O sistema eleitoral não é um fato social, porque pertence à esfera da vida política.
B) São fatos sociais todos os acontecimentos de uma sociedade.
C) O sistema financeiro de uma nação não é um fato social.
D) A educação escolar é um fato social nas sociedades modernas, porque se impõe a todos e existe independentemente de cada um.
QUESTÃO 03
Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p.45), “todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.” Conforme a teoria desse autor, assinale a alternativa correta.
A) Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
B) A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
C) Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
D) A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
QUESTÃO 04
Max Weber afirma que a burocracia ocorre tanto em instituições políticas, quanto em instituições privadas e religiosas. De acordo com os conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a burocracia:
A) É um tipo de dominação racional, resultado da ação exercida pelo quadro administrativo de uma determinada instituição.
B) É o resultado do desinteresse dos grupos políticos pela administração pública e corresponde ao tipo de dominação partidária.
C) É o resultado da falta de iniciativa dos funcionários na gestão das instituições e corresponde ao tipo de dominação não racional.
D) Não é um tipo de dominação, mas o resultado da acomodação dos funcionários de carreira do Estado, das empresas ou das igrejas.
E) É um tipo de dominação carismática, caracterizada pela ausência de hierarquia e funções de poder.
QUESTÃO 05
Quanto à definição weberiana de Estado, assinale a alternativa correta.
A) Define-se pelo meio que lhe é próprio, ou seja, o monopólio considerado legítimo do recurso à força.
B) Corresponde a uma autoridade moral, cuja função é a de preservar a sociedade de crises em que a coesão esteja ameaçada.
C) É a expressão político-institucional dos antagonismos entre as classes sociais.
D) É o produto de processos sociais coercitivos e externos aos indivíduos, que a estes se impõe também pela educação.
QUESTÃO 06
 “[...] o racionalismo econômico, embora dependa parcialmente da técnica e do direito racional, é ao mesmo tempo determinado pela capacidade e disposição dos homens em adotar certos tipos de conduta racional. [...] Ora, as forças mágicas e religiosas, e os ideais éticos de dever deles decorrentes, sempre estiveram no passado entre os mais importantes elementos formativos da conduta.” WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Livraria Pioneira Editora,1989, 6 ed., p. 11.
A respeito das relações de causalidade que o sociólogo Max Weber propõe entre as origens do capitalismo moderno, o processo de racionalização do mundo e as religiões de salvação, assinale a alternativa correta.
A) Coube às éticas religiosas do confucionismo (China) e hinduísmo (Índia) redefinirem o padrão das relações econômicas que, a partir do século XVI, culminaria no capitalismo de tipo moderno.
B) As seitas protestantes que floresceram nas sociedades orientais, a partir do século XVI, são responsáveis pela prematura posição de destaque do Japão, China e Índia no cenário econômico internacional que se seguiu à Revolução Industrial.
C) A partir de sua doutrina da predestinação, o calvinismo foi responsável pela introdução de um padrão ético que, ao estimular a racionalização da conduta cotidiana de seus fiéis, contribuiu de maneira inédita para o desenvolvimento das relações capitalistas modernas.
D) O processo de encantamento do mundo (irracionalização do conhecimento e das relações cotidianas) encontra-se na base da ética protestante, cujas prescrições de conduta se revelaram condição imprescindível para o desenvolvimento e consolidação das relações capitalistas modernas.
QUESTÃO 07
Sobre a ética do trabalho, conforme a sociologia de Max Weber, é correto afirmar que
A) o estilo de vida normativo, com base na ética religiosa católica, possibilitou o desenvolvimento da mentalidade econômica burguesa no Ocidente.
B) há uma relação impositiva entre a ética protestante e o espírito do capitalismo no sentido do desenvolvimento da moderna economia burguesa.
C) há uma relação causal entre a ética racional protestante, fundada no trabalho, e o espírito do capitalismo, que possibilitou o desenvolvimento deste último no Ocidente.
D) há uma relação causal entre o desenvolvimento da ética religiosa protestante, fundada na contemplação, e o espírito do capitalismo, levando ao desenvolvimento deste último no Ocidente.
QUESTÃO 08
De acordo com a teoria social de Karl Marx, o fetichismo da mercadoria não pode ser definido como:
A) resultado da predominância do trabalho abstrato sobre o trabalho concreto na sociedade em que a riqueza se configura em imensa acumulação de mercadorias.
B) fenômeno inerente à produção capitalista, uma vez que as relações sociais de produção ficam ocultas sob a aparência de que as mercadorias teriam uma espécie de vida própria.
C) realidade própria a toda e qualquer sociedade humana, uma vez que, pelo trabalho, os homens sempre exteriorizam um projeto previamente concebido com vistas a responder às suas necessidades.
D) desdobramento histórico-social da produção de bens e serviços em que o caráter social dos trabalhos particulares fica dissimulado sob a forma do valor.
QUESTÃO 09
Considere a citação abaixo e, a seguir, marque a alternativa correta acerca da concepção materialista da história formulada por Karl Marx.
... na produção social de sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência.
MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973. p. 28.
A) Marx expressa, também nessa passagem, sua concepção determinista e finalista, segundo a qual o conjunto das relações sociais reduz-se ao âmbito da produção econômica.
B) Marx afirma que a moral, os sistemas políticos, os princípios jurídicos e as ideologias não têm vida própria diante do modo pelo qual os homens produzem e reproduzem a existência.
C) Marx nega todo e qualquer papel ativo na história à consciência, sendo esta, antes, um mero reflexo da esfera da produção material.
D) Marx sustenta que o ser social que pensa, que atua politicamente e que representa o seu espaço reproduz simplesmente as condições históricas vigentes, independente de sua classe social.
QUESTÃO 10
 “A burguesia calcou aos pés as relações feudais, patriarcais e idílicas (...) Afogou os fervores sagrados doêxtase religioso, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas geladas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas com tanto esforço, pela única e implacável liberdade de comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração velada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, cínica, direta e brutal. A burguesia despojou de sua auréola todas as atividades até então reputadas veneráveis e encaradas com piedoso respeito. Do médico, do jurista, do sacerdote, do poeta, do sábio fez seus servidores assalariados”
MARX, K. & ENGELS, F., Manifesto Comunista, Obras Escolhidas, v. 1, São Paulo, Alfa-Omega, s/d., pp. 23-24.
Tendo em vista a análise proposta pelo texto acima, marque a alternativa correta sobre o fundamento do suposto esquema do “mensalão”, prática que envolveria certos empresários, parlamentares e agentes do Poder Executivo, no Brasil:
A) Refere-se a uma circunstancial colonização da esfera pública por interesses corporativos de determinados representantes políticos.
B) Trata-se de uma corrupção contra a democracia representativa, valor universal para trabalhadores e capitalistas.
C) Diz respeito estritamente a um desvio de conduta pública de indivíduos ou grupo de indivíduos que fere a ética na política.
D) Corresponde a uma manifestação da mercantilização das relações sociais, que extrapola a esfera econômica, em seu sentido estrito.

Outros materiais