Buscar

Aap3 - Análise Orientada a Objetos - A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Os diagramas comportamentais da Unified Modeling Language (UML) enfatizam o comportamento dinâmico do sistema, ou seja, demonstram as funcionalidades ou serviços do sistema na sua perspectiva de execução. Das técnicas de modelagem da UML, o Diagrama de Máquina de Estados representa o comportamento dinâmico de um elemento, através de um conjunto de estados e das transições entre os estados finitos dos objetos de uma classe, de casos de uso ou até mesmo do sistema como um todo.
De acordo com os elementos do Diagrama de Máquina de Estados apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos nomes dos elementos contidos na Coluna A com suas respectivas definições na Coluna B.
	COLUNA A
	COLUNA B
	1
	Estado
	A
	Representa o estado de um objeto quando ele é criado, indicando o estado padrão que o objeto assume no seu ciclo de vida.
	2
	Estado Composto
	B
	Representa um relacionamento entre dois estados, indicando a mudança de estado, a partir da ocorrência de um evento.
	3
	Estado Inicial
	C
	Representa uma situação de existência dos objetos de uma classe durante a qual ele satisfaz alguma condição ou realiza alguma atividade.
	4
	Transição
	D
	Representa a ocorrência de estados paralelos, causados por transições concorrentes, indicando o momento em que dois ou mais subprocessos se uniram em um único processo.
	5
	Barra de Sincronização com Junção
	E
	Indica que um estado contém internamente dois ou mais estados com suas transições, gerados independentes ou não. É uma forma de simplificar a representação da máquina de estados, a partir do detalhamento de um estado principal.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Alternativas:
· a) 1-E; 2-D; 3-C; 4-B; 5-A.
· b) 1-C; 2-E; 3-A; 4-B; 5-D. Alternativa assinalada
· c) 1-B; 2-C; 3-D; 4-E; 5-A.
· d) 1-C; 2-D; 3-E; 4-A; 5-B.
· e) 1-D; 2-E; 3-A; 4-B; 5-C.
2) Como os demais diagramas da Unified Modeling Language (UML), a notação gráfica do Diagrama de Máquina de Estados (DME) consiste em elementos simples, sendo os principais elementos os estados e suas transições. Assim, o DME pode ser representado em uma perspectiva simplificada ou em uma perspectiva mais detalhada com a indicação das atividades internas de cada estado, também denominadas de ações de estado, representadas pelas cláusulas predefinidas “entry, exit e do” no interior do retângulo do estado.
 
Considerando o significado das atividades internas dos estados de um objeto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
(   ) Uma atividade interna está associada ao estado que o objeto assumiu, ou seja, correspondente aos métodos executados pelo objeto, contudo não causam alteração na situação do estado.
(   ) A atividade interna do tipo “Do” representa uma atividade realizada durante o tempo em que se inicia uma transição de estado até o objeto assumir o estado.
(   ) A atividade interna do “Entry” representa as ações realizadas no momento em que o objeto assume o novo estado.
(   ) A atividade interna do “Exi” representa as ações executadas quando o objeto está mudando de estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
· a) V – V – V – V.
· b) V – F– V – F.
· c) V – F– F – F.
· d) F – V– F – F.
· e) V – F– V – V. Alternativa assinalada
3) O Diagrama de Máquina de Estados é fundamental para demostrar o comportamento do conjunto de estados e transições de estados dos objetos das classes especificados no Diagrama de Classes, para assim compor a documentação da atividade de análise de um sistema orientado a objetos.
No contexto do sistema de hotelaria – módulo recepção, considere que os objetos da classe “Hospede” assumem os estados relevantes de “Ativo, Preferencial, Inadimplente e Encerrado”, sendo ilustrado pelo Diagrama de Máquina de Estados a seguir.
Considerando o diagrama com a indicação dos estados e suas transições, julgue as afirmativas a seguir.
 I. Todo objeto hóspede ao ser cadastrado assume o estado de ativo (Ativando).
 II. Todo objeto hóspede ativo (Ativando) torna-se preferencial (TornandoPreferencial) ao acumular 10.000 pontos.
III. Todo objeto hóspede ativo (Ativando) torna-se inadimplente (TornandoInadimplente) ao ter débitos não quitados no prazo superior a 60 dias.
 IV. Todo objeto hóspede preferencial (TornandoPreferencial) torna-se inadimplente (TornandoInadimplente) ao ter débitos não quitados no prazo superior a 120 dias.
 V. Todo objeto hóspede inadimplente (TornandoInadimplente) volta a ser ativo (Ativando) ao ter seus débitos quitados, contudo ao deixar de ser inadimplente é zerada a sua pontuação atual (entry/zerarPontuacao).
É correto o que se afirma em
Alternativas:
· a) I e II, apenas.
· b) III e IV, apenas.
· c) II, IV e V, apenas.
· d) I, II, III e IV, apenas. Alternativa assinalada
· e) I, II, III, IV e V.
4) Uma das formas mais utilizadas de especificar a interação entre os objetos é enfatizando à ordenação temporal das mensagens, representando a sequência lógica da troca de mensagens formada por um conjunto de objetos e seus relacionamentos, a partir da adoção do Diagrama de Sequência, o qual é uma forma de representar a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos na execução de um processo, ou seja, na realização de um caso de uso.
Sobre as possíveis trocas de mensagens que podem acontecer entre os elementos do Diagrama de sequência, julgue as afirmativas a seguir:
 I. Ator e Ator: indica uma comunicação entre os atores envolvidos na realização de um caso de uso.
 II. Ator e Objeto: geralmente o ator provoca um evento, enviando uma mensagem que dispara uma operação, contudo o ator pode simplesmente transmitir uma informação sem disparar uma operação.
III. Objeto e Ator: indica o retorno de uma mensagem com a resposta que transmite uma mensagem reflexiva para o Ator.
 IV. Objeto e Objeto: indica o envio de uma mensagem, disparando uma operação, sendo que um objeto pode enviar uma mensagem para si mesmo, denominada de mensagem reflexiva.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
· a) I e II, apenas.
· b) III e IV, apenas.
· c) I, II e IV, apenas. Alternativa assinalada
· d) II, III e IV, apenas.
· e) I, II, III e IV.

Continue navegando