Buscar

Laboratório FSC3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Título: Cargas Elétricas
Nome do(s) aluno(s): Rafael Fernando Cirolini
RESUMO SOBRE O TEMA DA AULA PRÁTICA
O tema da aula foi sobre cargas elétricas, materiais que tem facilidade em obter cargas elétricas, indução de cargas.
INTRODUÇÃO: 
Para melhor entendimento dos experimentos realizados uma pequena introdução teórica a cargas elétricas e processos de indução.
Conforme a série triboelétrica há materiais que tem facilidade em obter carga positiva e negativa, como também há os materiais neutros. 
Os materiais com facilidade de obter carga positiva seguem a ordem decrescente de facilidade: pele humana, couro, vidro, cabelo, lã, seda, alumínio, papel. Os materiais com facilidade de obter carga negativa seguem a ordem decrescente de facilidade: madeira, borracha, níquel, prata, ouro, poliéster, isopor, filme pvc, pvc.
A indução de carga foi feita por contato e atrito(fricção) de matérias de diferentes tipos. O ponto é que se for feito atrito entre dois materiais de mesma série triboelétrica, eles não iram produzir uma carga elétrica. É mais efetivo fazer fricção entre materiais de diferentes séries triboelétricas.
MATERIAIS UTILIZADOS E DESCRIÇÃO DOS EXPERIMENTOS:
Os experimentos foram separados por tipo de indução e material utilizado.
Primeiro foi feito indução por atrito em um bastão de pvc com um pano de algodão e com papel milimetrado com o intuito de induzir carga negativa no bastão para tentar atrair papel picado;
Segundo com o bastão de pvc ainda agora utilizando lã e papel toalha para induzir carga negativa tentando atrair papel picado.
Terceiro utilizando uma haste de resina atritando com pano de algodão e no papel para tentar atrair papel picado.
Quarto foi utilizado um bastão de pvc atritando com esponja.
Quinto utilizando um eletroscópio de disco abaixo:
É girada a alavanca no centro dele girando o disco e com as duas hastes de metal que tem fios para atritar com as partes de metal do disco transferindo carga para os dois tubos capacitores.
Sexto foi utilizado um eletroscópio de folha que está abaixo, junto de um bastão de pvc e uma haste de resina atritados com papel toalha, pano de algodão, esponja e lã.
Sétimo foi utilizado duas esferas de materiais diferentes, uma de plástico e uma de metal. Sendo induzidas separadamente por cargas de mesmo sinal. 
RESULTADOS OBTIDOS
O primeiro experimento não foi eficiente com atrito por meio do pano de algodão mas com o papel milimetrado foi um pouco mais efetivo. Que pode ser explicado pela série triboelétrica, pela facilidade dos dois materiais induzirem carga negativa em um material que tem facilidade em obter carga negativa.
O segundo experimento foi eficiente com os dois materiais a lã e o papel toalha, os dois foram eficientes atraindo o papel picado. Que pode ser explicado pela série triboelétrica, pela facilidade dos dois materiais induzirem carga positiva.
O terceiro experimento utilizando o pano de algodão para carregar a haste não foi efetivo em atrair o papel picado porque o algodão é um material neutro. Com o papel o foi pouco eficiente mas atraiu pedaços de papel, o mesmo foi experimento se mostrou mais eficiente carregando a haste com o eletroscópio de disco.
O quarto experimento foi ineficiente utilizando da esponja que é um material com facilidade de obter carga negativa assim como o pvc, a esponja seria um material entre o isopor e o poliéster.
O quinto experimento se mostra eficiente se deixamos as hastes que fazem atrito com o disco afastadas porque se deixarmos elas perpendiculares uma anula a outra. Sendo que a velocidade do disco não interfere na quantidade de carga produzida. Para ver que realmente há carga sendo gerada pelo atrito das hastes de metal com o disco há duas hastes com esferas na ponta que podem descarregar energia elétrica com voltagem alta e amperagem muito baixa.
O sexto experimento como o 1º ao 4º experimento obteve as mesmas cargas no bastão e na haste, porém, ao invés de atrair o papel transfere-se a carga do bastão e da haste para o suporte da folha de metal que é repelida quando o suporte fica carregado. Podendo ser quantificada a quantidade de carga induzida pelo bastão ou pela haste. A carga fica armazenada indefinidamente se for em ambiente ideal ou será dispersada no ar conforme o tempo passa, se a base for tocada pela pele humana ela é descarregada no momento do toque por causa da necessidade das cargas se equilibrarem.
O sétimo experimento notamos que sem induzir carga as esferas não interagem, porém, se induzida somente uma esfera ela atrai a outra. Se induzidas as duas esferas elas se repelem. Isto ocorre porque se induzida carga em uma esfera elas ficam com cargas opostas e se as duas forem induzidas pela mesma carga elas se repelem conforme a Lei Fundamental da Eletrostática.
 
CONCLUSÕES
	Como vemos nos resultados todos estão certos conforme a Lei Fundamental da Eletrostática e levando em consideração as séries triboelétricas que foram mencionadas pelo professor. Foi possível verificar precisamente como as cargas podem ser manipuladas para criar uma força eletrostática em diferentes materiais com diferentes fontes de atrito.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
TIPLER, P. – Física. 3ª edição, Vol. 2. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. 1995 p-1.2-1.5.
�

Outros materiais