Buscar

A sociedade de consumo

Prévia do material em texto

A sociedade do consumo se caracteriza por: ciclo de produção, compra e venda de 
mercadorias, para reprodução de capita
A sociedade do consumo se caracteriza por: ciclo de produção, compra e venda de 
mercadorias, para reprodução de capita
A sociedade do consumo é caracteriza por: ciclo de produção, compra e venda de mercadorias, para reprodução de capital. O surgimento da sociedade de consumo acontece diretamente do desenvolvimento industrial que a partir de certa altura, e pela primeira vez em milénios de história, levou a que se tornasse mais difícil vender os produtos e serviços do que fabricá-los. Este excesso de oferta, aliado a uma enorme quantidade de bens colocados no mercado, levou ao crescimento de estratégias de marketing bastante agressivas e sedutoras. que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção.. 
As principais características da sociedade de consumo são: Para a maioria dos bens, a sua oferta supera a procura. 
 A maioria dos produtos e serviços estão normalizados, os seus métodos de fabricação baseiam-se na produção em série e recorre-se a estratégias de limitação da vida útil, programada que permita o escoamento permanente dos produtos e serviços.
Em um breve resumo a sociedade em massa se caracteriza por um movimento da logica capitalista, é um instrumento, de apaziguamento social, e esse apaziguamento social é garantido por consumo é diversão! A MASSA É INFLUENCIADA AO CONSUMO DESENFREADO E A GOSTOS PADRONIZADOS. 
Nossos meios de comunicação são os que mais atingem, manipulam e controlam o consumo das grandes massas. Para atingir as massas as industrias utilizam vários meios de comunicação e estudam como atingir essa população, a nossa sociedade se modificou tanto, se tornando uma massa que o individual perdeu o seu valor. Os meios de comunicação fazem de tudo para atingir a população no geral, independente de natureza social, étnica, sexual e etária. A marca de uma camiseta, um lugar que frequentamos, a marca de um carro, a comida que comemos, nos torna inclusos a essa cultura de massa. 
Mas sabemos que a desigualdade social, que também chamamos de desigualdade econômica, é um problema social ainda muito presente, ela ocorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área socia, dessa maneira, a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades. pois é impossível que cada um tenha exatamente as mesmas quantidades de bens materiais.
 A desigualdade do consumo revelam quanto permanentemente desigual é a distribuição dos recursos disponíveis às famílias. O preconceito e o racismo afeta e afasta muita das vezes essa cultura da sociedade, por justamente pessoas de baixa renda e de bairros de difícil acesso ao centro, não poderem usufruir da mesma maneira de consumo das pessoas da ‘’cidade grande’’ por falta de dinheiro, meios de comunicação ou ate mesmo por nem conhecer essa cultura ( a falta de informação) .
Tem uma lei de 7.716/1989, que regulamenta a punição a crimes provenientes de preconceito de raça ou de cor. Nos termos dessa Constituição Federal, esse crime é inafiançável e imprescritível (art. 5°, XLII). Pois, aquele que recusa ou impede o acesso a estabelecimento comercial e à prestação de serviços em geral (hospedagem, alimentação, transporte, estética etc.), negando-se a servir, atender ou receber cliente ou comprador em função da raça ou cor, poderá ser punido a qualquer tempo com a pena de reclusão e não caberá fiança para que o acusado aguarde o julgamento em liberdade provisória. A descriminação e o racismo no comércio. configura violação à dignidade do consumidor ,dessa forma, caso ocorra em determinado estabelecimento a prática de racismo, a empresa poderá ser autuada pelo Procon e ser punida. 
Feito por: Andreza Medeiros

Outros materiais