Buscar

Educação doc diretor Harmonia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR 
ESSUCSAL – ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA:  ESTRATEGIAS INTERVENTIVAS DO SERVIÇO SOCIAL I 
DOCENTE: MAURA LEITE ESPINHEIRA AVENA
DISCENTES: THAYNÁ FARIAS
ATIVIDADE
1- Relato critico reflexivo do vídeo: EDUCAÇÃO. DOC DIRETOR HARMONIA 
Através desse vídeo podemos notar o que a falta de assistencialismo pode causar, não digo isso só em um contexto de âmbito profissional e sim num âmbito familiar também.
Álvaro era um aluno extremamente esforçado, curioso e criativo, mas por de traz dessas qualidades ele escondia suas fragilidades.
Fragilidades essas que não foram identificadas pelos pais e nem pelos profissionais da escola em que ele estudava. 
Sabemos que os profissionais de serviço social tem as suas demandas e suas obrigações ao longo do dia a dia, mas quando ocupam os espaços socio-ocupacionais, precisam deixar um pouco de lado a rotina de caráter instrumental e se “atentar” ao que acontece nas relações e na realidade social de seus usuários. 
O diretor Tião nos mostra sobre a mudança que devemos ter como profissional, ele nos mostra a amplitude da forma técnica e da forma prática, precisamos estar capacitados para ter um posicionamento critico das coisas que acontecem ao nosso redor. 
Vemos também o cantor de Rap Emicida, que relata que passou por situações delicadas na sua casa e não teve o acolhimento necessário para que pudesse encontrar ajuda profissional, nesse mesmo ano ele teve uma professora que separava os alunos pela sua cor, os negros sentavam no fundo da sala e os brancos sentavam na frente.
Precisamos que os profissionais parem de separar pessoas por cor, classe, raça, etnia ou gênero, todos nós somos sujeitos e temos valores. 
Precisamos entender que existem varias manifestações de questão social e que atinge sujeitos sociais. As questões socais levam aos assistentes sociais a possibilidade de intervir, de modificar, alterar possibilidades de intervenção e de transformação, e alterar as condições objetivas e subjetivas dos sujeitos.
Os assistentes sociais têm que visar mudanças de valores, atitudes, comportamentos e hábitos para si mesmo. 
O que o filme mostrou é que as escolas precisam ter mais sensibilidade em olhar a comunidade e os comportamentos de quem é o usuário daquele espaço. Para que ali (ou outro lugar) exista mais situações igual ao do Álvaro, é preciso entender o que acontece no cotidiano que está inserido, precisa ter uma ligação direta com a comunidade e estar conectada com o local.

Continue navegando