Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Projeto Estratégia Global para a Saúde das Mulheres

Pré-visualização | Página 2 de 3

o dobro entre eles (11%). Já em relação ao estresse, enquanto apenas um em cada dez homens (10%) relataram sinais, para elas, esse número chegou a 17%. 
O Instituto Superior de Brasília coordena um projeto chamado Mulheres Auroras, onde oferece atendimento psicossocial gratuito e fortalece a saúde mental e o empoderamento feminino com foco no autoconhecimento e autocuidado.
O objetivo desse programa é proporcionar o acolhimento e o suporte para que as mulheres possam lidar com suas demandas pessoais e dificuldades. Também contribuir com a promoção da saúde mental, propiciar troca de experiências e motivar a construção de novas estratégias de autoconhecimento e empoderamento.
Um ponto de atenção desse projeto que gerou benefício foi a questão do atendimento direcionado as vítimas de violência doméstica tendo vista a alta porcentagem de mulheres que fazem parte das estatísticas. O atendimento humanizado ajuda no desenvolvimento pessoal e nos desafios que são tão comuns às mulheres.
PROJETO SOCIAL SOLIDÁRIO Instituto Religioso Bárbara Maix e Irmãs Imaculado Corção de Maria
A Venezuela está em crise e enfrentam graves problemas políticos e econômicos e faltam os itens básicos para sobrevivência no país. Por isso, o Brasil tornou-se um dos principais destinos dos venezuelanos que buscam oportunidade de trabalho e melhor condição de vida, porém esse fluxo intenso migratório desencadeou problemas estruturais no Brasil.
Na região norte do Brasil deu-se início ao projeto social em uma comunidade de Manaus /AM onde cuja missão é o atendimento as mulheres em situação de vulnerabilidade social. O projeto beneficia as imigrantes na sua maioria as venezuelanas, que realizam trabalho informal para sobreviver. Também são trabalhos temas como a violência, abuso e a exploração sexual, o cuidado com a vida com destaque para a questão da vacinação. Nos encontros são distribuídos kits de higiene pessoal e cestas básicas.
Muitas das mulheres atendidas vendem cafezinhos desde as 3 horas da manhã para tirar o sustento da família.
O objetivo desse projeto é intensificar e ampliar as ações de enfrentamento à exploração sexual e tráfico de pessoas na região da Amazônia desenvolvendo ações de prevenção e incidência política, contribuindo para transformação das causas estruturais da realidade local.
https://www.irbm.com.br/projeto-atendera-150-mulheres-imigrantes-em-manaus/ Acesso em 28/07/2022
Pesquisa https://www.iesb.br/ Acesso em 23/06/2022
Em Itapevi,
Projeto “Mulheres: Bonita por dentro e por fora. Valorize-se! Diga Não à Violência!”
A pandemia trouxe à tona outro problema enfrentado pelas mulheres que estava silenciado: a violência doméstica.
A mulher cumpre dupla jornada, acompanha o desenvolvimento escolar dos filhos e, na pandemia, mais pessoas permaneceram dentro de casa, além das preocupações relacionadas ao próprio vírus. Toda essa responsabilidade imposta sobre a mulher gerou sobrecarga afetando diretamente na sua saúde metal. 
Durante este período, muitos casais se viram obrigados a conviverem confinados dividindo o mesmo espaço. Desta maneira, evidentemente com as dificuldades impostas pela própria situação de convivência diária houve um aumento considerável nas estatísticas referentes à violência doméstica no país. 
Com essa preocupação urgente de ação, a prefeitura de Itapevi organizou a iniciativa do projeto Mulheres: Bonita por dentro e por fora. Valorize-se! Diga Não à Violência! com o objetivo de incentivar o empoderamento feminino e chamar a atenção para o combate à violência doméstica contra a mulher.
AÇÕES E INICIATIVAS
O evento contou com aula de zumba, pintura nos rostos das crianças, serviços de cabeleireiro e manicure, acompanhamento com psicólogos e nutricionistas, assistência jurídica, apresentação de cursos profissionalizantes, da Banda da Guarda Civil Municipal, de Balé dos estudantes da Escola Livre de Dança e a entrega dos Kits (batom vermelho e bombom) da Campanha do Sinal Vermelho.
Destaque para a Campanha Sinal Vermelho
O evento foi marcado pela entrega de um kit às mulheres presentes no evento: um batom na cor vermelha e um bombom. A campanha contra a Violência Doméstica define medidas de enfrentamento à violência contra a mulher.
A letra X, preferencialmente feito na mão e na cor vermelha, funciona como um sinal de denúncia de forma silenciosa e discreta de situação de violência. A ideia é de quem perceber esse sinal na mão de uma mulher, procure a polícia para auxílio à vítima e identificação do agressor.
Em paralelo, para reforçar o combate contra a violência à mulher, a prefeitura implantou um programa que conta com medidas de prevenção, de ampla assistência e proteção às vítimas em situação de violência doméstica. A Equipe Guardiã Maria da Penha foi exclusivamente treinada pelo Ministério Público, para atender e assistir às mulheres vítimas desta violência. O programa é uma parceria entre Prefeitura, Ministério Público e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que atua tanto na prevenção quanto na repressão de crimes contra a mulher, crianças e adolescentes.
O atendimento Social também é fundamental para garantir a rede de apoio. Por isso, a Prefeitura mantém equipes treinadas dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para identificar ocorrências, prevenir riscos e também promover ações que estimulam a autoestima da mulher e o fortalecimento dos vínculos familiares.
O projeto foi proposto pela Prefeitura em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Subseção de Itapevi, a Câmara Municipal, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Acolher – Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Organização Não Governamental Ong Ser Amor, que atua no município
Continuando com essa iniciativa em prol da proteção às mulheres do munícipio, foi inaugurado recentemente o Centro de Referência da Mulher que visa a saúde feminina. Neste centro são realizados diversos exames para prevenção de doenças. Além disso, também é possível realizar procedimentos de planejamento familiar como por exemplo a colocação de DIU e cirurgias de laqueadura. 
E por último não menos importante, é oferecido o serviço de saúde odontológica preventiva que prioriza o atendimento de gestantes, bebês de 0 a 4 anos e mulheres vítimas de violência. O espaço também realiza exames pré-natais odontológicos.
A saúde é um direito humano de acordo com o Direito Internacional e é, portanto, interdependente e indivisível dos outros direitos humanos.
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Neste espaço, a pessoa ou a família em situação de risco social ou que teve seus direitos violados tem o atendimento especializado com profissionais psicólogos e assistentes sociais. São atendimentos em grupo ou individual com intuito de garantir os direitos e inserir esses indivíduos no convívio social. 
Este serviço foi proposto na Lei Federal nº 12.435, de 6 de julho de 2011 onde foi organizado o Sistema Único de Assistências (SUAS).
Como politica pública, as mulheres que são atendidas no CREAS, têm prioridade nos programas de governo, pois são encaminhadas como preferencial para vagas de trabalho, nos programas de moradia popular e também têm vaga garantia nas creches do munícipio. São assistidas por uma equipe multidisciplinar que conta com psicólogos, assistentes socias e agente de saúde. 
No caso de sofrerem situação que a vida esteja em risco, as mulheres atendidas são alocadas em casa sigilo temporária juntamente com seus filhos para que possa se reestruturar novamente em segurança. 
DESAFIO PARA SER EFETIVADO 
O desafio encontrado no programa foi convencer as mulheres vítimas de violência para participar da caminhada, pois muitas delas não se sentiram confortável com a exposição em participar. Muitas estavam resistentes por conta da vergonha e o constrangimento da situação sofrida. 
Todas enfrentam este processo por muito tempo
Página123