Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Termos na imunologia

Pré-visualização|Página 1 de 1

Termos na imunologia

• Citocinas são proteínas usadas pelas células do sistema imunológico para se comunicarem umas com as outras. As citocinas que funcionam como mediadoras entre leucócitos são principalmente as interleucinas (IL). Quimiotaxinas são as citocinas que atraem leucócitos para as regiões de inflamação. Interferons são citocinas glicoprotéicas produzidas por células invadidas por vírus. 

 • Os órgãos linfáticos estão agrupados em primários, onde acontece a produção, diferenciação e/ou maturação dos linfócitos e secundário, onde s linfócitos são armazenados. Os órgãos primários são a medula óssea e o timo, enquanto os secundários são os linfonodos, o baço, as tonsilas e as placas de Peyer. 

 • Nódulos linfáticos são agrupados de tecido linfático, localizados na mucosa do aparelho digestivo (principalmente nas tonsilas, nas placas de Peyer do íleo e no apêndice), na mucosa do aparelho respiratório e na do urinário. Esse conjunto de tecido linfático nas mucosas chama-se MALT.

 • O timo, apesar de ser um órgão de maturação dos linfócitos T, não apresenta nódulos linfáticos e nem possui um vaso linfático aferente, de maneira a não constituir um filtro para a linfa, como ocorre nos linfonodos.

 • O baço é único órgão linfóide interposto na circulação sanguínea e é responsável pela formação de linfócitos, destruição de eritrócitos, defesa do organismo e armazenamento de sangue, dentre outras funções.

 • O trajeto da linfa nos linfonodos é: linfáticos aferentes; seios medulares; hilo; linfáticos eferentes e veias.

 • Os linfócitos B, quando ativados, podem se transformar em plasmócitos, que são as células produtoras de anticorpos.

 • Determinante antigênico ou epítopo é a parte da molécula antigênica que determina a resposta imunitária quando esta é humoral (linfócitos B). Já a resposta imunitária celular (linfócitos T) é determinada por pequenos peptídeos derivados da digestão parcial do antígeno e associados às moléculas MHC (complexo principal de histocompatibilidade) localizadas na membrana das células apresentadoras de antígenos. O sistema imune distingue as moléculas próprias do organismo das moléculas estranhas por meio da presença na superfície celular do complexo MHC. Os MHCs são únicos para cada indivíduo.

 • O anticorpo se liga ao epítopo especificamente e provoca o aparecimento de sinais químicos indicando para as outras células do sistema imune a presença do invasor. Alguns anticorpos podem aglutinar células e precipitar antígenos solúveis, facilitando sua fagocitose. Antígeno é qualquer molécula que pode ser reconhecida pelo sistema imune. Quando essa molécula é capaz de induzir uma resposta imunológica, ela é denominada imunógeno.

  • IgG é o anticorpo mais abundante no plasma e, juntamente com o IgM, pode ativar a cascata de proteínas do complemento, as quais levam à lise dos microorganismos invasores. 

Os linfócitos T-helper e T-supressor exercem funções reguladoras.

 • A ligação do antígeno nas células B é mediada pelas imunoglobulinas de superfície, enquanto nas células T, essa mediação é feita pelos receptores de celular T (TCR), que reconhecem as moléculas de MHC.

 • Individualmente, cada linfócito reconhece poucos antígenos. Essa propriedade é denominada restrição clonal.

O contato da célula Th com uma célula apresentadora de antígeno (APC), como o macrófago ou o neutrófilo, resulta em eventos de sinalização bidirecionais que intensificam as funções imunológicas em ambas as células.

 

 

• A imunidade está dividida em inespecífica, que compreende as barreiras físico-químicas, o sistema complemento, os fagócitos e células NK e as citocinas produzidas por macrófagos; e resposta específica, englobando os órgãos linfóides associados a mucosas, os anticorpos, os linfócitos e as citocinas produzidas por linfócitos.

 

 

 

Bibliografia:

Imunologia Celular e Molecular - Abul K. Abbas - Andrew H. Lichtman, 6ª edição

Quer ver o material completo? Crie agora seu perfil grátis e acesse sem restrições!