Buscar

TESTE CONHECIMENTO CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		A acidificação dos oceanos é um fenômeno que tem sido observado de maneira bastante ampliada nos últimos 40 anos. Esse problema também está relacionado à presença maciça de CO2 na atmosfera. Cerca de 30% de todo CO2 presente nela é absorvido por mares e oceanos. Acerca da acidificação dos oceanos, marque a opção correta.
	
	
	O nível de acidez mais elevado leva a uma fragilização das estruturas calcárias de alguns seres dos oceanos que possuem conchas, carapaças e exoesqueletos, como os corais, os caramujos e os moluscos.
		2.
		Ao remover uma quantidade de produtos de um sistema que já se encontrava em equilíbrio dinâmico, ocorre um rearranjo dele para retornar a seu ponto de equilíbrio. Aponte a alternativa correta quanto ao rearranjo do sistema nessa situação.
	
	
	Ocorre um aumento da conversão dos reagentes em produtos como forma de retornar ao ponto de equilíbrio.
		3.
		A matéria pode ser reorganizada, alterando a maneira como se apresenta. Marque a opção correta acerca das transformações da matéria.
	
	
	A massa envolvida não aumenta nem diminui ao longo de uma transformação, seja ela física ou química.
		4.
		O desmatamento e as consequentes queimadas são uma outra fonte de dióxido de carbono lançado na atmosfera.
Assinale a alternativa que apresenta o percentual do total de CO2 lançado na atmosfera em virtude das queimadas e do desmatamento.
	
	
	20%
		5.
		O Desmatamento é atualmente um dos grandes problemas ambientais no mundo não só no Brasil. A retirada da corbetura vegetal vem crescendo em várias regiões do planeta. Conter o desmatamento é um dos maiores desafios da humanidade no século XXI. Em relação ao desmatamento em termos globais, assinale a alternativa correta.
	
	
	A América do sul perdeu cerca de 60% de sua cobertura florestal original.
		6.
		A taxa de desmatamento vem aumentando tão drasticamente que o governo brasileiro criou um Grupo Interministerial a fim de combater o desmatamento e apontar soluções de como minimizar seus efeitos na Amazônia legal.
 
FERREIRA, L. V. et al. O desmatamento na Amazônia e a importância das áreas protegidas. ESTUDOS AVANÇADOS v. 19, n. 53, p. 157-166, 2005.
Em relação ao desmatamento da Amazônia, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	
	Se expandiu de forma sistemática a partir do 1970 com a abertura da transamazônica e a implantação de assentamentos humanos na região.
		7.
		É comum que as ideias e os conceitos sobre determinado tema evoluam e sofram modificações ao longo do tempo na ciência. Um exemplo é o conceito de espécie, que foi ¿ e ainda é ¿ tema de muita discussão entre os cientistas. O campo da educação ambiental também passou por mudanças, estando no começo mais relacionado à ideia de uma natureza intocada e alheia ao ser humano. Contudo, o conhecimento acerca dela foi sendo aprimorado ao passo que a sociedade foi se tornando mais crítica.
 Marque a alternativa relacionada ao conceito atual de educação ambiental.
	
	
	Ela está relacionada aos impactos ambientais que os seres humanos podem causar no meio ambiente natural e nos ambientes artificiais.
		8.
		O Plano Nacional de Gestão da educação ambiental (Pangea) é um importante documento brasileiro. Lançado em 2021, ele trata de diversos aspectos da educação ambiental.
 Que organização governamental brasileira foi responsável pela elaboração do Pangea?
	
	
	Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
		9.
		Analise o texto e responda:
"Inicialmente foram realizados estudos e pesquisas para a elaboração dos materiais utilizados na realização das atividades (palestras, painéis etc.) por meio da orientação da coordenadora do projeto, a professora Kettrin Farias Bem Maracajá, através de realização de reuniões para discussão da viabilidade do projeto que pudesse facilitar a compreensão sobre a relação direta entre a educação ambiental e o turismo. A partir disso as atividades realizadas tiveram como principal objetivo conscientizar e/ou sensibilizar as pessoas para a questão da importância da preservação e conservação do meio ambiente buscando, na educação ambiental, métodos para desenvolver atividades de menor impacto. Para tanto, procurou-se repassar os conhecimentos de maneira espontânea e simples para os alunos a medida do transcorrer dos fatos. Posteriormente, foi definido que as atividades seriam realizadas com os alunos respectivos de cada série, devido à faixa etária. Foram realizadas palestras em conjunto com dinâmicas de grupo com foco para a educação ambiental, como "perguntas e respostas", nas quais era possível medir os conhecimentos adquiridos na palestra "Água é vida" em que se mostrava aos alunos uma noção da quantidade de água existente no planeta. Turismo & Sociedade."
(FARIAS, M. F. de; MARACAJÁ, K. F. B. Projeto de educação ambiental em escolas na cidade de Currais Novos (Rio Grande do Norte, Brasil) como facilitador na relação da educação ambiental e o turismo. Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 5, n. 1, abr. 2012, p. 119).
Como pode ser caracterizado o projeto citado no texto acima?
	
	
	Educação ambiental formal em escola urbana.
		10.
		Qual a diferença entre Reserva Biológica e Parque Nacional?
	
	
	Em Reservas Biológicas, são previstas normas restritas de visitação, permitindo apenas a pesquisa científica e a educação ambiental, já em Parques Nacionais, é permitida também a visitação com fins turísticos e recreativos.

Continue navegando