Buscar

AV» FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	
	Avaliação: AV» FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	ANA PAULA PEREIRA COELHO
	Turma: 
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 1        Data: 02/09/2015 
	
	 1a Questão 
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	"Para citar mais uma vez Nabuco, ele dizia no século XIX que escola e senzala eram polos que se repeliam. Hoje pode-se dizer que e escola e a desigualdade se repelem. São resultados de pesquisa: a escola melhora a percepção dos direitos, aumenta o senso crítico, incentiva a participação política, melhora a qualidade do voto. Não foi por acaso que chegamos ao século XXI com estatísticas ainda vergonhosas de analfabetismo, sobretudo de adultos. Educar o povo é perigoso. Basta educar a elite. Os colonizadores portugueses criaram esta regra, os colonizadores internos a consolidaram". (José Murilo de Carvalho, JB,10/03/2001). A partir do texto acima, explique a visão de Karl Marx sobre o papel do Estado na sociedade capitalista.
		
	
Resposta: Karl Marx prega as lutas entre as classes sociais onde a classe dominadora ( sociedade capitalista ) explora a classe dominada ( os operários ), o Estado favorece a sociedade capitalista que em troca de apoio ( dinheiro ), o Estado não da instrução ao povo, pois tem medo que o povo instruido possa te tirar o poder. 
	
Gabarito: Na perspectiva marxista, o Estado tem por principal função atender os interesses da classe dominante, constituindo-se num "coletivo ilusório". O aluno deverá mostrar que a educação não recebe do Estado a atenção devida, nessa perspectiva, para manter os subalternados alienados.
	
	
	 2a Questão 
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	SEGUNDO DURKHEIM, O QUE SERIAM FATOS SOCIAIS, OBJETO DE ESTUDO DE SUA SOCIOLOGIA?
		
	
Resposta: É toda "coisa" capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o indivíduo, sendo essa "coisa" independente e exterior ao indivíduo, é estabelecida em toda sociedade.
	
Gabarito: "TODA MANEIRA DE AGIR FIXA OU NÃO, SUSCETÍVEL DE EXERCER SOBRE O INDIVÍDUO UMA COERÇÃO EXTERIOR; OU ENTÃO AINDA, QUE É GERAL NA EXTENSÃO DE UMA SOCIEDADE DADA, APRESENTANDO UMA EXISTÊNCIA PRÓPRIA, INDEPENDENTE DAS MANIFESTAÇÕES INDIVIDUAIS QUE POSSA TER."; OU: "MANEIRAS DE AGIR, DE PENSAR E DE SENTIR EXTERIORES AO INDIVÍDUO, DOTADAS DE UM PODER DE COERÇÃO EM VIRTUDE DO QUAL SE LHE IMPÕEM"; OU AINDA: "MANEIRAS DE FAZER OU DE PENSAR, RECONHECÍVEIS PELA PARTICULARIDADE DE SEREM SUSCETÍVEIS DE EXERCER INFLUÊNCIA COERCITIVA SOBRE AS CONSCIÊNCIAS PARTICULARES"
	
	
	 3a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Por Ciências Sociais entende-se o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Estas disciplinas apresentam como aspecto comum fatos que: 
		
	
	Sintetizam o pensamento racional 
	
	Regulam a investigação científica. 
	
	Surgem das relações interpessoais. 
	
	Resultam da vida em sociedade.
	
	Relativizam a pesquisa empírica. 
	
	
	 4a Questão 
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	As afirmações abaixo pretendem caracterizar os fenômenos sociais e humanos como dimensões da realidade sob a qual as ciências sociais se debruçam: I - São facilmente compreendidos pelo pesquisador, que, inclusive, pode abrir mão de instrumentos metodológicos mais rigorosos e das contribuições teóricas mais elaboradas: sua simplicidade torna desnecessária qualquer apelo à sofisticação; II - São facilmente reproduzidos em condições controladas; III - São históricos, influenciados pelo tempo e pelo espaço em que ocorrem; IV - São generalizáveis e de fácil observação, por isso, são considerados fenômenos simples. Identifique a única alternativa correta.
		
	
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas;
	
	Apenas as afirmações I e III estão corretas;
	
	Apenas as afirmações I e II estão corretas;
	
	Apenas a afirmação II está correta;
	
	Apenas as afirmação III está correta.
	
	
	 5a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A antropologia moderna preconiza que o cientista deve viver a cultura que pretende estudar. Pois, segundo François Laplantine , só assim ele conseguirá "impregnar-se dos temas de uma sociedade, de seus ideais, de suas angústias". Essa antropologia utiliza a metodologia denominada de: 
		
	
	Etnografia.
	
	Pesquisa de campo
	
	Pesquisa-ação
	
	Empatia
	
	Vivência real
	
	
	 6a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os indivíduos, em estado de natureza, vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". A única lei é a lei do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar. Estas afirmações expressam a concepção de que pensador político:
		
	
	Locke
	
	Weber
	
	Rousseau
	
	Hobbes
	
	Marx
	
	
	 7a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em que consiste o darwinismo social?
		
	
	À evolução das espécies biológicas das mais simples para as mais complexas.
	
	A divisão da sociedade em três estados evolutivos.
	
	O desenvolvimento dos centros urbanos após a Revolução Industrial.
	
	A aplicação das ideias evolucionistas de Darwin às Sociedades.
	
	A crença no poder da ciência de traduzir a realidade sob a forma de leis. 
	
	
	 8a Questão 
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Segundo Émile Durkheim ¿[...] constitui uma lei da história que a solidariedade mecânica, a qual a princípio é quase única, perca terreno progressivamente e que a solidariedade orgânica, pouco a pouco, se torne preponderante¿. Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os Pensadores. Tradução de Carlos A. B. de Moura. São Paulo: Abril Cultural, 1977, p. 67. A partir desse conceito, nas sociedades simples, organizadas em hordas e clãs, prevalece a solidariedade chamada de solidariedade mecânica. Nas organizações sociais mais complexas, prevalece a solidariedade orgânica, que é aquela que resulta do aprofundamento da especialização profissional. De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que: 
		
	
	Na situação em que prevalece a divisão social do trabalho, as sociedades não evoluem para as formas de solidariedade.
	
	As sociedades onde prevalecem clãs e hordas, elas não desenvolvem formas de solidariedade e, por isso, tendem a desaparecer progressivamente.
	
	As sociedades tendem a evoluir da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da intensificação da divisão do trabalho
	
	As sociedades tendem a evoluir da solidariedade orgânica para a solidariedade mecânica, devido ao aumento das hordas.
	
	Na situação em que a solidariedade mecânica prevalece, as sociedades não evoluem para a solidariedade orgânica.
	
	
	 9a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As formas de realização de funerais variam de sociedade para sociedade assim como os significados atribuídos à concepção de morte, geografia dos sepultamentos, aproximação-distanciamento entre vivos e mortos, ausência, desaparecimento progressivo ou permanência dos entes que ultrapassaram estes limiares, entre outras condições culturais para a análise desses fenômenos. Que termo representa o ponto de vista compreeensivo de Weber. 
		
	
	solidariedade 
	
	etnocentrismo
	
	representação coletiva
	
	choque cultural 
	
	relação social
	
	
	 10a Questão 
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu manter medida liminar obtida pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) para obrigar a União e a Funai a concluírem a demarcação de terras ocupadas por caboclos ribeirinhos no Médio e Baixo Rio Negro, nos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, interior do Estado. Os caboclos mestiços foram considerados índios pela Funai como forma de viabilizara demarcação das terras como indígenas. Com a manutenção da decisão, a Funai segue obrigada a apresentar os estudos técnicos e o laudo antropológico em 45 dias. Em caso de descumprimento, há previsão de multa diária no valor de R$ 5 mil. (disponível em http://www.questaoindigena.org/2014/06) Acesso em 25/02/2015). O texto acima retrata o processo de formação e reconhecimento de novas identidades étnicas, frequentemente verificado no Brasil atual. Esse processo pode ser, neste caso, atestado pelo fato de: 
		
	
	Caboclos mestiços passarem a ser reconhecidos como índios. 
	
	A Justiça obrigar a Funai a demarcar terras indígenas. 
	
	As populações ribeirinhas não serem índios verdadeiros.
	
	Os índios receberem privilégios do Estado Brasileiro. 
	
	A demarcação de terras ter sido feita na região amazônica. 
	
	
	.
Parte inferior do formulário

Outros materiais