Buscar

AV ENSINO DE CIENCIAS E EDU. AMBIENTAL AGOSTO 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0361_AV_201304089657 » CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT.
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: RAFAELA
	Professor:
	MARCOS VINICIUS MENDONCA ANDRADE
	Turma: 
	Nota da Prova: 4,2        Nota de Partic.: 2        Data: 29/08/2015 10:02:55
	 
	 Fechar
	
	 1a Questão (Ref.: 201304363778)
	Pontos: 1,3  / 1,5
	A partir da Revolução Industrial, grandes impactos da ação dos seres humanos se ampliaram violentamente com o desenvolvimento tecnológico e com o aumento da população mundial. Porque a  "Conferência Intergovernamental de Tbilisi", na Geórgia, em 1977, é considerada um dos principais eventos sobre Educação Ambiental do Planeta?
		
	
Resposta: A Conferencia de Tbilisi foi umgrande marco para a Educaçâo Ambiental, pois Educação Ambiental passou a ser vista com um outro olhar como uma politica publica com ações voltadas para proteção do meio ambiente, recuperação e melhoria socio ambiental.
	
Gabarito: Considerada o mais importante evento para a evolução da Educação Ambiental no mundo. Contribuiu delinear a natureza da Educação Ambiental, definindo seus princípios, objetivos, características, recomendações e estratégias. Propôs a reorientação e articulação de diversas disciplinas e experiências educativas, que facilitassem a visão integrada do ambiente
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304220519)
	Pontos: 1,4  / 1,5
	O ensino das ciências, sem dúvida, é aquele que desperta mais interesse e prazer de estudo na maioria dos alunos, mas para isso, o ensino das ciências segue alguns procedimentos metodológicos adequados, os quais seriam: observação, experimentação, solução de problemas, unidades de trabalho, discussões, leituras e método científico propriamente dito. Descreva como o professor de ciências pode trabalhar as questões relativas ao meio ambiente, dando um caráter científico a sua aula?
		
	
Resposta: Para um ensino significativo, o professor deve trabalhar com aulas passeios, video aulas, realizando experimentos , trabalhando a solução de problemas de forma sistemática, trabalhando as relaçoes de causa e efeito mas acima de tudo que esse ensino esteja voltado para a realidade do aluno.
	
Gabarito: Nas atividades propostas, é fundamental que os alunos sejam levados a estabelecer relação de causa e efeito; comparação entre fatos e situações; e interpretação de dados, resultados, gráficos a partir das informações exploradas. Nessa perspectiva, o professor pode, por exemplo, aproveitar a curiosidade dos alunos sobre os temas das ciências e trabalhar de maneira criativa, diferente da rotina apresentada em textos didáticos, que apresentam prontas as indagações e associações. O mais importante, no entanto, é saber dosar a quantidade e a qualidade de informações e evitar temas que não se relacionem com a vida e seus interesses e nem permitam suas utilizações em exercícios de raciocínio mais amplo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304220705)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Estudos têm demonstrado que os melhores métodos para ensinar a atitude e a habilidade científica são aqueles que tratam da solução de problemas de forma sistêmica. É preciso que exista algo para se resolver, e que esteja relacionado com a realidade do aluno. O ensino de Ciências tem o potencial de desenvolver algumas habilidades nos estudantes, desde as primeiras séries do ensino fundamental. Escolha a alternativa que melhor representa esse "rol de habilidades":
		
	
	Habilidades de levantar hipóteses; comprovar, sem questionar, os conceitos mencionados no livro didático; manipular experimentos científicos no laboratório para demonstrar a teoria explicada; classificar seres vivos e planejar dados obtidos anteriormente pelos cientistas.
	
	São as habilidades de saber manusear os equipamentos do laboratório de ciências, saber pesquisar, saber escrever relatórios científicos e fazer a previsão de dados resultantes dos experimentos.
	
	Aprender os conteúdos científicos ensinados pelo professor, observar, classificar, planejar e prever dados que serão comprovados no laboratório de ciências, sem questionar ou levantar hipóteses.
	 
	Inicialmente, as habilidades processuais dos alunos são limitadas e assistemáticas, por tentativa e erro. As habilidades mais simples envolvem: observar, classificar, questionar e levantar hipóteses, mas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades mais avançadas, como planejar, prever e interpretar dados.
	
	a capacidade de perceber lacunas, de usar caminhos diferentes na solução de um problema, o respeito às ideias do professor, saber manipular equipamentos sofisticados no laboratório, estudar apenas o conteúdo mencionado no livro didático e não apresentar ideias novas ao assunto que está sendo abordado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304217766)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Borges (1993) afirma que na Concepção Construtivista, o conhecimento é uma construção do sujeito e não algo que ele possa receber passivamente. O seu ideal de cientificidade exige:
I- Modelos construídos com base na observação e na experimentação
II- Resultados que possam alterar os princípios da teoria, corrigindo-a quando for necessário
III- Prova da verdade dos enunciados sem deixar dúvidas
É correto afirmar:
		
	 
	Apenas o item I está correto
	
	Apenas o item III está correto
	
	Os itens II e III estão corretos
	 
	Os itens I e II estão corretos
	
	Os itens I e III estão corretos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304217777)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Raboni (2002), devido a má formação recebida nos conteúdos que deve ensinar sobre Ciências, é provável que o professor não se arrisque em atividades diferenciadas, reforçando um ensino muito conteudista e focado no livro didático. Um dos grandes obstáculos ao ensino de Ciências nas séries iniciais é atribuído à:
		
	
	baixa remuneração e jornada de trabalho cansativa.
	
	reconhecimento do conteúdo específico como única forma de trabalhar o Ensino de Ciências.
	
	professores que realizam experimento, mas não dominam os conteúdos.
	
	utilização de computadores e internet em detrimento do livro didático.
	 
	insegurança do professor em desenvolver os conteúdos, principalmente na realização de experimentos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304217795)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Como já percebemos a educação ambiental o contexto brasileiro, e sua inserção no currículo escolar, se constituiu sob os reflexos de um contexto histórico, político e sociocultural. Esses condicionantes influenciaram, sem dúvida alguma, os rumos da educação ambiental no país, bem como nortearam os discursos e as ações, fundamentadas em diferentes tendências e concepções pedagógicas. A Educação Ambiental, de acordo com Dias (1994), se caracteriza por:
		
	
	um conjunto de documentos resultantes de conferências específicas e temáticas sobre o meio ambiente
	 
	incorporar as dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais, ecológicas e éticas, o que significa que ao tratar de qualquer problema ambiental, deve-se considerar todas as dimensões.
	 
	um conjunto de ações educativas voltadas às atividades de proteção, recuperação e melhoria socioambiental, e de potencializar a função da educação para as mudanças culturais e sociais.
	
	uma consolidação de leis e resultados de eventos internacionais e nacionais sobre o Meio Ambiente , tornando-os legais e objetos de políticas públicas.
	
	uma disciplina específica no currículo de ensino, que também deva estar presente em todas as matérias.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304334381)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"O programa Saúde, Mitos e Verdades trata da tuberculose que, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, é considerada uma doença de emergência mundial, ligada a questões sociais e de grande incidência nas regiões mais pobres, embora desde o aparecimentoda AIDS, venha aumentando também nos países desenvolvidos. Cerca de 3 milhões de pessoas morrem anualmente, vítimas da tuberculose e 9 milhões de casos são registrados todos os anos. Trata-se de uma doença altamente contagiosa. Atinge todas as faixas etárias e é de extrema importância na área da saúde pública..." Segundo o texto, as questões sociais estão relacionadas ao índice de tuberculose em regiões pobres. Tal fato é observado:
		
	
	na falta de combate aos insetos vetores que estão aumentando em quantidade devido ao aquecimento global.
	 
	na falta de um planejamento urbano, já que o processo de favelização com a construção de casas sem ventilação, é um fator que contribui para a disseminação da doença.
	
	na falta de saneamento básico em tais regiões, já que nesses lugares o esgoto é lançado diretamente em rios, acarretando numa contaminação maior dos moradores.
	
	na falta de um programa de saúde pública adequado, já que os medicamentos para o tratamento da tuberculose não são disponibilizados pelo governo.
	
	na falta de investimentos em pesquisa, já que a vacina BCG não é mais apropriada para controle e prevenção da doença.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304218281)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No tocante à sistematização e avaliação, os PCNs estabelecem alguns critérios para a avaliação das capacidades desenvolvidas pelo estudante nos dois primeiros ciclos. Para primeiro ciclo o aluno deverá estar apto à:
		
	
	Redigir textos, fazer tabelas, desenhos e maquetes, para registrar as informações sobre o tema estudado.
	
	Reconhecer as diferentes fontes de energia que alimentam as máquinas e saber quais as funções desses aparelhos.
	
	Reconhecer o papel de microrganismos e fungos, sabendo que eles contribuem para a fertilidade do solo e também podem ser transmissores de doenças.
	 
	Identificar semelhanças e diferenças entre ambientes e observar que todo ambiente é composto de seres vivos, água, ar e solo.
	 
	Registrar experiências, apresentar as relações entre as etapas. O estudante deve identificar e registrar sequencias de eventos que acontecem no experimento que está realizando e entender o que causa cada evento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304218296)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Moreno (1998, p.36), "os temas transversais destinam-se a superar alguns efeitos perversos - aqueles dos quais a sociedade atual se conscientizou de que, junto com outros de grande validade, herdamos da cultura tradicional". Nos PCNs, são considerados temas transversais:
		
	
	ética, orientação sexual, língua portuguesa, saúde e educação ambiental.
	
	ética, orientação sexual, trabalho e consumo, saúde e difusão cultural.
	 
	ética, orientação sexual, ciências naturais, saúde e educação ambiental.
	
	ética, orientação sexual, difusão cultural, saúde e educação ambiental.
	 
	ética, orientação sexual, pluralidade cultural, saúde e educação ambiental.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304765212)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A avaliação pode ser usada como modo do professor conhecer as idéias dos estudantes acerca de um determinado assunto que ainda será desenvolvido. Em Ciências Naturais, pode-se avaliar os alunos: I- de forma sistemática por meio de observações, perguntas e respostas feitas durante as aulas, registros realizados, etc.; II - de forma específica através de provas, pesquisas, comunicações, relatórios etc.; III- de forma classificatória feita exclusivamente a partir de provas e testes sistemáticos. Logo, é correto afirmar:
		
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	 
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	Apenas a afirmativa II está correta
	 
	As afirmativas I e II estão corretas

Outros materiais