Buscar

Av. Educação especial 2015.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL0249_AV_201507184999 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201507184999 - BIANCA SANCHES FERREIRA
	Professor:
	MAGALY VASQUES DE FARIA
	Turma: 9006/AA
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 25/08/2015 14:49:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201507444429)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A partir da década de 70 se constata uma resposta mais abrangente da nossa sociedade na área da educação especial. Antes havia o pressuposto de que a segregação escolar permitiria melhor atender às necessidades educacionais diferenciadas desses alunos, após esse período houve uma mudança. Hoje temos uma política educacional voltado para um processo educacional inclusivo. Atualmente, de acordo com a legislação educacional, como deve acontecer a matrícula escolar do aluno com deficiência ? Onde devem acontecer as ações educacionais complementares
	
	
	
Resposta: Deve acontecer no ínicio da fase escolar , preferencialmente em uma escola regular e que posssua, caso seja necessario, aulas com a em um turno oposto ao que o aluno ja esteja matriculado. A escola precisa ter adaptações em suas intalações e um corpo docente preparado pedagogicamente e comprometidos com esses alunos.
	
Gabarito: A matrícula escolar do aluno com deficiência deve ser semelhante a de qualquer outro aluno: na escola regular e as ações educacionais complementares deverão acontecer no centro educacional especializado ou em sala de recursos multifuncionais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507265176)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Pedro tem 4 anos de idade e foi trazido para um posto de saúde para avaliação neurológica por insistência da mãe que "nunca considerou o filho normal". Desde que nasceu Pedro só gostava de ficar no berço e passava muitas horas observando o movimento repetitivo das hélices dos ventiladores de teto. Sua mãe ficava muito triste porque ele não olhava nos olhos e até hoje, não falava palavras claras e nem atendia pelo nome. Durante o atendimento com o médico, Pedro relutou em entrar no consultório, chorou muito ao ser examinado e ficava balançando os braços num movimento estereotipado que parecia imitar um pássaro. A mãe já tinha tentado colocá-lo numa creche pública, mas ele não se adaptou porque não se alimentava e nem interagia com as outras crianças. Como estava em dúvida se isso fazia parte de um quadro normal no desenvolvimento da criança de 4 anos, o médico solicitou um pedagogo para trabalhar com estimulação precoce e para fazer a mediação de Pedro em sua nova escola. Descreva características importantes do quadro de Autismo que são apresentadas neste caso e como poderá ser feita a mediação na escolarização de Pedro por um pedagogo?
	
	
	
Resposta: A criança possui comprometimento na fala, movimentos esteriotipados, falta de interesse em interagir com outras crianças e adultos também e se mostra agressivo perante situações que não fazem parte do seu dia-a-dia. Pedro deve ser matriculado em uma classe regular, com a ajuda de uma mediadora que possua conhecimentos neurológicos, para que possa avaliar o desenvolvimento e as dificuldades de Pedro, e que irar atuar como uma facilitadora utilizando pranchas, figuras,etc, para enfatizar, segundo as necessidades de Pedro, o que a professora esta ensinado em classe.
	
Gabarito: Neste episódio, há alguns comportamentos importantes do quadro de autismo, a começar pela dificuldade na interação social acompanhada de prejuízo na comunicação tanto oral quanto ocular. Na mediação, o pedagogo precisará treinar o profissional mediador a ficar sempre próximo de Pedro e traduzir em linguagem o que a professora está dizendo. Deve encorajar Pedro a participar das atividades grupais propostas pela professora e tentar inseri-lo no grupo de colegas bem cautelosamente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507829818)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A escola inclusiva tem origem no princípio ideológico e filosófico da normalização,   que  defende para as crianças com deficiência, condições  de vida iguais ou similares  com  as dos demais membros da sociedade. A ideia  da  normalização,   entende não tornar o indivíduo normal,  mas que o mesmo possa  participar da vida social, inclusive da escola.
Por escola inclusiva, que atenda ao princípio ideológico de normalização,  entendemos uma escola
	
	
	
	excludente,  onde o gestor educacional tenha que encaminhar a matricula do aluno com deficiência para escola especial.
	
	com oportunidades iguais para todos os alunos, sem adaptações curriculares, onde todos os alunos passem pelo o mesmo processo avaliativo.
	
	segregadora, onde o sistema educacional  ofereça  transferência dos alunos com deficiência para projetos sociais.
	 
	com adaptações curriculares, novas organizações na estrutura escolar e oferecimento de atendimento especializado, fora do horário escolar, para a pessoa com deficiência.
	
	inovadora, onde alunos com deficiência são excluídos do ambiente escolar e das atividades pedagógicas complementares.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507245375)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os diferentes paradigmas que orientaram a educação de pessoas com deficiências no Brasil mostram que está ocorrendo uma passagem do paradigma da integração para o paradigma da inclusão. No que se refere ao paradigma inclusivo na rede escolar, qual das respostas está INCORRETA?
	
	
	 
	O aluno deve se adequar à estrutura física e pedagógica oferecida pela escola já que a família optou por matriculá-lo lá.
	
	O convívio com a diversidade humana e a diferença é valorizado neste paradigma e desejado como um meio de se ampliar as experiências interpessoais e de mobilizar diversificadas formas de construção de conhecimento.
	
	Professores têm relevante papel na criação de condições favoráveis para seu aprendizado e desenvolvimento psicossocial.
	
	A escola deverá se adaptar às particularidades de todos os alunos.
	
	As condições de aprendizagem deverão ser proporcionadas pela escola, com a mediação do educador, para que o aluno obtenha sucesso escolar.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507245326)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em 1994 cerca de 100 países se reuniram na cidade de Salamanca para discutirem as diretrizes educativas das pessoas com deficiências. Essa reunião foi apoiada pela UNESCO e deixou como principal diretriz para o sistema educacional. Marque a resposta certa.
	
	
	
	A inclusão na rede regular de ensino será uma conquista mundial depois que os países criarem uma política nacional para inclusão dos deficientes. Os países teriam 2 anos para planejar essa política e 5 anos para implementá-la.
	
	A inclusão na rede regular de ensino deve acontecer mediante a participação dos familiares do aluno com deficiências na escola tanto para ajudar em sua locomoção como para realizar todas as atividades escolares por ele.
	 
	A educação de pessoas com deficiências deve ser feita na rede regular de ensino e para isso, o sistema educativo precisa oferecer as condições didáticas e físicas para atender a todos os alunos.
	
	A educação para pessoas com deficiência será preferencialmente feita na rede pública, exceto os casos de deficiência mental que devem ser encaminhados para uma instituição de educação especial por se tratar de alunos mais difíceis de ensinar.
	
	As escolas devem receber as crianças com deficiências e permitir que a inclusão aconteça espontaneamente a partir da ação educativa dos professores. Os colegas não poderão ajudar o aluno com deficiência para que não se crie vínculos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507453488)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação( Art. 2o - Decreto nº 7.611,
de 17 de novembro de 2011).
O trabalho desenvolvido pelo atendimento educacional especializado com o aluno com deficiência física, tem o objetivo de contribuir para :
	
	
	
	promoção e acesso do aluno ao conhecimento escolar em duas línguas: Libras e Língua Portuguesa.
	 
	o desempenho do aluno em relação à comunicação, mobilidade, interação social, construção de conhecimento, dentre outros aspectos.
	
	O desenvolvimento de processos mentais superiores. Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos.
	
	o aprendizado de comportamentos sociais adequados, como, por exemplo, estabelecer contato visual. Criar e estabelecer uma comunicação alternativa, que permite ser realizada em sala de aula.
	
	o aprendizado de atividades de vida autônoma, do sistema braille, utilização do sorobã, orientação e mobilidade.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507244849)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque (V) para informações verdadeiras e (F) para informações falsas sobre a cegueira.
( ) Crianças cegas devem ser inseridas em escolas especiais para cegos ou deficientes mentais e podem apresentam um atraso no desenvolvimento global.
( ) Crianças cegas precisam de estímulos permanentes dentro de sua faixa etária para não apresentarem atraso no desenvolvimento global.
( ) Não devemos deixar a criança cega se orientar pelos outros sentidos para aprender,pois ela precisa saber utilizar apenas o Braille para ter a aprendizagem conceitual.
( ) É necessário desenvolver as atividades da vida diária apenas em relação à higiene e alimentação, pois as demais são complexas demais para a infância.
A sequência correta é:
	
	
	
	V V F F
	
	F V V F
	 
	F V F F
	
	V F F V
	
	V V V F
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507245491)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao falar sobre a proposta de trabalho junto a alunos com alguma deficiência, um professor relata que: "soubemos de um caso de uma criança com Síndrome de Down de 4 anos de idade que fica andando livremente, durante o período de aula, pelos corredores da escola. Quem acaba tomando conta dela é a copeira". De acordo com os princípios orientadores da inclusão, podemos afirmar que essa proposta de trabalho no contexto escolar:
	
	
	
	Está correta porque insere a criança no espaço físico da escola especializada na forma como ela consegue se comportar.
	
	Está correta porque envolve o trabalho de todos os profissionais da escola e não somente do professor.
	 
	Está incorreta porque não atende às necessidades educacionais especiais que a criança apresenta.
	
	Está incorreta porque a criança não está inserida na escola especial.
	
	Está incorreta, pois esta criança deveria estar fazendo aulas de reforço escolar para se preparar para o processo de alfabetização.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507824425)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A legislação atual procura garantir os direitos da pessoa surda. Assinale a opção que NÃO está de acordo com o movimento de inclusão social da pessoa surda.
	
	
	
	A pessoa com surdez deve ser alfabetizada em LIBRAS.
	
	A pessoa com surdez tem direito ao atendimento especializado na escola regular.
	
	A pessoa com surdez tem direitos e deveres.
	 
	A pessoa surda deve ser afastada de sua comunidade para atendimento e tratamento.
	
	A pessoa com surdez deve assumir responsabilidades sociais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507245079)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil as alternativas de atendimento educacional dos alunos com altas habilidades / superdotação, de acordo com a política educacional do Ministério da Educação são:
	
	
	
	Não permitir que a criança com altas habilidades se sobressaia na turma para que ela não se sinta melhor do que as outras.
	
	Excluí-los do atendimento educacional durante a fase do ensino fundamental, só inseri-los no ensino superior.
	 
	Programas de enriquecimento curricular e programas de aceleração dos estudos ou uma combinação de ambos.
	
	Segregação em Escolas Especiais visando o aproveitamento e desenvolvimento de futuros talentos.
	
	Somente a aceleração de estudo para que estes alunos cheguem a Universidade com idades bem

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais