Buscar

Av. Educação AMBIENTAL 2015.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	Avaliação: CEL0296_AV_201507184999 » EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201507184999 - BIANCA SANCHES FERREIRA
	Professor:
	ISOLDA CECILIA BRAVIN
	Turma: 9004/AB
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 27/08/2015 14:48:49
	
	 1a Questão (Ref.: 201507260746)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O século XXI inicia-se por meio de uma emergência socioambiental que promete agravar-se caso sejam mantidas as tendências atuais de degradação; um problema enraizado na cultura, nos estilos de pensamento, nos valores, nos pressupostos epistemológicos e no conhecimento, que configuram o sistema político, econômico e social que vivemos. Qual o principal paradigma que temos que quebrar para podermos ter uma visão mais positiva do futuro do homem em relação a educação ambiental e a preservação do meio ambiente?
	
	
	
Resposta: O paradigma de que o desenvolvimento da econômia e a responsabilidade com o meioambiente, tanto no presente quanto para o futuro das próximas geraçãoes, não podem se interligar.O uso desenfreado das reservas naturais, sem que tenham noção de que tais reservas são finitas e que a naturaza não dá conta de tamanha exploração. É necessario a conscientização da sustentabilidade em todos os ambitos da sociedade, uma educação em todos as intâncias sociais e o comprometimento da população e governo mundial em geral.
	
Gabarito: É a crise do estilo de pensamento, do imaginário social e do conhecimento que sustentaram a modernidade, dominando a natureza e mercantilizando o mundo, que se não for alterada de forma emergencial, não sustentará nem nossos próximas gerações.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta adequada.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507405372)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os projetos surgem das mais variadas formas, mas o empenho pessoal de educadores nem sempre é suficiente para poder desenvolvê-los em sua plenitude. Porquê?
	
	
	
Resposta: Pois os projetos precisam ganhar aderência governamentais e de empresas privadas para que se possa compatilhar e pôr em prática com toda a comunidade, pois dessa forma poderár ter acompanhamento de orgãos competentes e assim estarem respaldadas com os apoios e incentivos governamentais.
	
Gabarito: Porque é importante pensar no desenvolvimento deles inseridos em organizações que legitimem, divulguem, viabilizem sua execução. Nesse sentido, podem ser pensadas as relações existentes entre instituições governamentais e não-governamentais no desenvolvimento de projetos de intervenção educacional, em particular aqueles de educação ambiental, e os vários segmentos da população que, de uma forma ou de outra, necessitam de projetos educacionais.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta adequada.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507239810)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A definição: ¿...é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida¿, está relacionada a:
	
	
	
	Política de Segurança Pública
	
	Interdisciplinaridade
	
	Ambiente antrópico
	 
	Educação ambiental
	
	Educação de Jovens e Adultos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507822363)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Miller Junior (2008), o uso de subsídios governamentais (alívio de impostos) para incentivar formas ambientalmente sustentáveis de crescimento econômico e o emprego de impostos diferenciados maiores para desencorajar formas nocivas e não sustentáveis de crescimento econômico poderiam ser considerados como estratégias para implementar o (a):
	
	
	
	Controle de metas inflacionárias.
	
	Crescimento de metas fiscais.
	 
	Desenvolvimento econômico sustentável.
	
	Equiparação de parâmetros sócio-ambientais.
	
	Normatização macroeconômica.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507245209)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em qual Conferência relacionada ao meio ambiente é que tivemos pela primeira vez as questões políticas, sociais e econômicas do meio ambiente global discutidas em um fórum intergovernamental, com a perspectiva de realmente empreender ações corretivas?
	
	
	 
	Estocolmo, 1972
	 
	Rio-92
	
	Tbilisi, 1987
	
	Rio Oil & Gás, 1996
	
	Moscou, 1987
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507822373)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As desigualdades sociais são um tema de preocupação entre os articuladores das estratégias de educação ambiental em países em desenvolvimento. Acerca desta questão, assinale a afirmativa FALSA.
	
	
	
	As desigualdades sociais tendem a ser menores em países de economia mais desenvolvida.
	
	Frente a um quadro de fortes desigualdades sociais o trabalho de educação ambiental encontra maiores dificuldades.
	 
	O problema das desigualdades não está na distribuição, mas na escassez de riquezas.
	
	A América Latina apresenta elevados índices de desigualdades sociais.
	
	Políticas de governo podem contribuir para a redução das desigualdades sociais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507774049)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A degradação ambiental causada por ações antrópicas tem aumentado gradativamente no mundo todo. Desde 1972, data da realização da I Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, as práticas humanas predatórias têm sido intensamente discutidas; no entanto, poucos resultados tem sido obtidos para reverter esse processo. Neste contexto, assinale a alternativa correta:
	
	
	 
	Os problemas ambientais tornaram-se muito preocupantes quando começaram a ser divulgados pela mídia, principalmente em relação à quantidade de agravos à saúde por eles ocasionados.
	
	Os problemas ambientais até hoje não são divulgados pela mídia.
	
	Não devemos nos preocupar com as questões ambientais, pois seus recursos são ilimitados.
	
	Somente a ecologia deveria se preocupar com as questões ambientais.
	
	Os especialistas em meio ambiente propõem mudanças sérias na economia para que a sociedade possa reconhecer que o meio ambiente é somente uma fonte de consumo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507468779)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Rio Paraíba do Sul possui um histórico de vários incidentes que levaram a mortandade de peixes, contaminação da água usada para o abastecimento, além de problemas para pescadores e para a qualidade de vida da população. Uma empresa foi flagrada liberando resíduos químicos nas margens deste Rio. A quantificação da emissão desses resíduos, poderia ser usada para planos de gestão regional e pode ser classificada como um indicador de:
	
	
	
	Acompanhamento biológico.
	
	Acompanhamento sócio-econômico.
	
	Monitoramento de ações.
	
	Avaliação de renda.
	 
	Controle de impacto.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507822621)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como caráter político da educação, entende-se que o fazer e o pensar educativo apresentam diferentes posicionamentos, que possibilitam variadas concepções pedagógicas. Acerca desta concepção vista em aula, é certo dizer que:
	
	
	
	Os governos precisam interferir politicamente no processo pedagógico para que este se desenvolva.
	 
	O caráter político da educação parte de visões de mundo distintas, levando a diferentes propostas de ensino.
	
	Diretores de escolas devem ser selecionados em função de suas posições políticas.
	
	A escola deve estar a serviço da democracia, trazendo as disputas políticas para a sala de aula.
	
	Os professores devem defender seus posicionamentos políticos junto aos alunos de forma a aprimorar a discussão desde cedo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507450063)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os conceitos de resíduos e lixo são bastante próximos e, muitas vezes, entende-se que ambos sejam sinônimos. Marque a alternativa correta
em relação ao resíduo :
	
	
	
	Entulho
	
	Tudo o que não presta e se joga fora
	
	Aquilo que se varre da casa, do jardim, da rua e se joga fora
	 
	Aquilo que resta de qualquer substância

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais