Buscar

Teorias Críticas do Currículo

Prévia do material em texto

Teorias Críticas do Currículo
	Crítico-Reprodutivistas
	Questiona a injustiça social, com base no Marxismo e capital cultural. Coloca-se quais as diferenças existentes entre os estudantes, suas classes sociais, dia a dia, facilidades ou dificuldades de aprender.
	Na sociedade capitalista, o currículo reforça seus valores, assim como a família e o restante do meio social da pessoa. No entanto, existe uma desigualdade muito marcante nesse sistema e fica claro que não se deve considerar que todas as pessoas têm as mesmas oportunidades, porque não tem.
	Reconceptualistas e neomarxistas 
	A vertente reconceptualista de teoria do currículo não concorda com o modelo tecnicista tayleriano. 
	Questionam as compreensões naturalizadas de mundo social, pedagogia e currículo.
	As disciplinas são tomadas como abstrações e o foco é na experiência vivida do aluno.
	Já a teoria neomarxista segue o mesmo raciocínio de Marx ao falar da sociedade de classes no capitalismo. As classes dominantes controlam os meios de produção e usufruem da mão de obra do proletariado.
	Assim, a escola seria um local de estabelecer a relação entre economia e educação, economia e cultura. 
	Vai contra o processo de hegemonia, ou seja, a prática utilizada na escola de convencer o estudante de que o modelo capitalista é o correto.
	Nova Sociologia da Educação
	Entre os anos 50 e 60, começou-se a estudar o número de matrículas realizadas nas escolas e a quantidade de estudantes que de fato terminavam os estudos. Então, a nova sociologia se preocupava com o que acontecia dentro da escola, o que determinava a continuação dos estudantes dentro do sistema. Além disso, existia uma crítica ao modelo educacional baseado no ensino do conteúdo mais simples ao mais complexo.
	Há um destaque para o caráter social do conhecimento. Quais conhecimentos são válidos e quais não são? Quais deveriam realmente fazer parte do currículo?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes