Buscar

apol ASPECTOS LÚDICOS E OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Aspectos Lúdicos e Oficinas Psicopedagógicas
Assinale a alternativa que apresenta a justificativa para a utilização do Sistema ESAR de classificação de jogos e brinquedos na seleção de materiais, na aquisição de brinquedos e jogos para atividades lúdicas:
Nota: 20.0
	
	A
	O Sistema ESAR, foi criado por Denise Garon, no Canadá, com o objetivo de facilitar a organização de brinquedotecas, servindo como referência para todos aqueles que trabalham com jogos e brinquedos.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “a”. O sistema ESAR foi criado por Denise Garon, no Canadá  e facilita a organização de brinquedotecas, servindo como referência para os profissionais que trabalham com jogos e brinquedos.
 
A alternativa “b” é parcialmente correta, pois classifica os brinquedos e jogos, mas não é utilizada para orientar a escolha de pais.
 
A alternativa “c” está incorreta, pois o Sistema não foi criado no Brasil.
 
A alternativa “d” está incorreta pois o Sistema ESAR não foi criado para auxiliar o professor na escolha de materiais  para a realização de atividades lúdicas em sala de aula.
	
	B
	O Sistema ESAR classifica brinquedos e jogos, servindo como um esquema de análise para avaliar a contribuição pedagógica dos objetos de brincar, servindo principalmente para orientar as escolhas dos pais.
	
	C
	O Sistema ESAR foi criado no Brasil, por Denise Garon, auxiliando professores e demais profissionais na seleção de materiais para compor o acervo de brinquedos.
	
	D
	O Sistema ESAR foi criado como instrumento de auxílio para o professor escolher materiais para a realização de atividades pedagógicas em sala de aula.
Questão 2/5 - Aspectos Lúdicos e Oficinas Psicopedagógicas
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso) em relação a organização de uma Oficina Psicopedagógica. Em seguida marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
(   ) Na organização das Oficinas Psicopedagógicas é necessário considerar os participantes em relação ao número, idade, sexo, características, interesses, habilidades e dificuldades.
(   ) Na organização de uma Oficina Psicopedagógica segue-se um roteiro padrão apresentado por Macedo, Petty e Passos.
(   ) O tema de uma oficina deve estar relacionado aos interesses e necessidades do grupo com o qual a atividade será desenvolvida e com o momento e relações ali estabelecidas.
(   ) As Oficinas Psicopedagógicas podem ser organizadas semanalmente ou quinzenalmente, tendo a duração máxima de duas horas para trabalhos em grupos.
Nota: 20.0
	
	A
	VFVV
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “a”: VFVV
A primeira afirmativa é verdadeira pois na organização de uma Oficina Psicopedagógica é preciso considerar os participantes.
A segunda afirmativa  é falsa pois o roteiro não é um padrão e uma sugestão que orienta a organização de uma Oficina.
A terceira afirmativa é verdadeira, sendo importante que o tema se relacione aos interesses e necessidades do grupo.
A quarta é também verdadeira, apresentando as Oficinas como semanais ou quinzenais com duração máxima de duas horas.
	
	B
	FVVF
	
	C
	VFFV
	
	D
	FFFV
Questão 3/5 - Aspectos Lúdicos e Oficinas Psicopedagógicas
Relacione os gêneros textuais que podem compor Oficinas Psicopedagógicas e sua caracterização. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Gêneros textuais
(1) Jogos de linguagem
(2) Contos de fada
(3) Lendas
(4) Fábulas
Caracterização
(  )  Histórias curtas, cujo enredo é composto por elementos lúdicos como magia, fantasia, surpresas, de que participam personagens fantásticos e interessantes.
(   ) Narrativas transmitidas de geração à geração oralmente, sendo também registradas em livros, explicando fenômenos da natureza, acontecimentos, fatos e costumes, fantasiosamente, de acordo com diferentes culturas.
(   ) As parlendas, que são versos curtos e rimados, cuja sonoridade é mais importante que o significado das palavras; e os trava-línguas, que são combinações peculiares de sons com dificuldades de pronúncia que podem ser engraçadas, divertidas e até cômicas.
(   ) Narrativas que apresentam uma mensagem de ordem moral, em que os personagens são animais que representam simbolicamente comportamentos, qualidades e defeitos dos sujeitos humanos.
Nota: 20.0
	
	A
	3 2 1 4
	
	B
	2 4 3 1
	
	C
	2 3 1 4
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “c” - 2 3 1 4
2 – Contos de fadas: Histórias curtas, cujo enredo é composto por elementos lúdicos como magia, fantasia, surpresas, de que participam personagens fantásticos e interessantes.
3 – Lendas: Narrativas transmitidas de geração à geração oralmente, sendo também registradas em livros, explicando fenômenos da natureza, acontecimentos, fatos e costumes, fantasiosamente, de acordo com diferentes culturas.
1 – Jogos de Linguagem: As parlendas, que são versos curtos e rimados, cuja sonoridade é mais importante que o significado das palavras; e os trava-línguas, que são combinações peculiares de sons com dificuldades de pronúncia que podem ser engraçadas, divertidas e até cômicas.
4 – Fábulas: Narrativas que apresentam uma mensagem de ordem moral, em que os personagens são animais que representam simbolicamente comportamentos, qualidades e defeitos dos sujeitos humanos.
 
	
	D
	4 1 2 3
Questão 4/5 - Aspectos Lúdicos e Oficinas Psicopedagógicas
Ao longo do processo de desenvolvimento infantil a criança brinca de diferentes maneiras. Relacione o tipo de brincadeira com o que a caracteriza. Marque em seguida a alternativa que apresenta a sequência correta:
Tipos de brincadeira:
(1) Brincadeira Cooperativa
(2) Brincadeira Solitária
(3) Brincadeira em grupo com interação
(4) Brincadeira em grupo sem interação
 
Característica:
(   ) Aproxima-se de outras crianças para brincar, o que pode acontecer com ou sem conflitos, estabelecendo relações que podem durar por toda brincadeira ou acabar rapidamente. Inicialmente realiza as atividades que todos estão realizando de modo a integrar-se ao grupo e progressivamente envolve-se em uma mesma atividade, sendo mais importante a conversação e a interação, cujo conteúdo nem sempre tem relação com a atividade lúdica que está sendo realizada.
(   ) A criança se interessa pelo brinquedo tendo a necessidade de pertencer ao grupo, brincando em conjunto, momento em que compartilha, divide, aguarda, conversa com os colegas sobre a brincadeira.
(   ) A criança dirige sua atenção ao brinquedo e a ação de brincar. Explora integralmente o brinquedo, seus atributos e possibilidades, permanecendo em silêncio, absorta e isolada, pode falar, mas consigo mesma.
(  ) Observa e se interessa pelo brinquedo e pela brincadeira dos outros. Interesse que se manifesta pela observação fortuita ou por uma observação atenta, momento em que se apresenta absorta e envolvida na brincadeira de outrem, mas sem interação ou conversação.
Nota: 20.0
	
	A
	3124
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “a”.
3 – Brincadeira em grupo com interação – mais importante a interação e a conversação.
1 – Brincadeira cooperativa – brinca em conjunto, compartilhando.
2 – Brincadeira solitária – permanece em silêncio, absorta e isolada.
4 – Brincadeira em grupo sem interação – observação fortuita ou atenta da brincadeira só outro, mas sem interação ou conversação.
	
	B
	1243
	
	C
	2413
	
	D
	3214
Questão 5/5 - Aspectos Lúdicos e Oficinas Psicopedagógicas
Piaget apresenta uma classificação dos jogos que pode ser utilizada nas Oficinas Psicopedagógicas para orientar a seleção de materiais. Assinale a alternativa que apresenta essa classificação.
Nota: 20.0
	
	A
	Jogos de exercício psicomotor; jogos de representação corporal; jogos de representação gráfica e jogos de regras.
	
	B
	Jogos sensório-motores; jogos pré-operatórios e jogos operatórios.
	
	C
	Jogos de exercício psicomotor; jogos simbólicos e jogos de regras.
Você acertou!
Alternativa “c”: Piaget classifica os jogos em três tipos – jogos de exercício psicomotor, jogos simbólicos e jogos de regras.
	
	D
	Jogos de exercício sensório-motores; jogos deexercício do pensamento e jogos de exercício de regras.

Outros materiais