Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Atividade 2 - STD (1)

Pré-visualização | Página 1 de 1

ATIVIDADE 2 – SISTEMAS DE TRANSMISSÄO DE DADOS
1ª Questão: Conceituar: 
a) Central Local;
Numa rede de telefonia é a central responsável pelo gerenciamento da comutação de uma determinada área local aonde chegam as linhas de assinantes.
b) Central Tandem Origem e Destino;
A central Tandem é a central que faz a comutação de troncos entre centrais locais em uma áreal local ou região metropolitana. Empregada para otimizar o encaminhamento do tráfego em uma região com grande número de centrais locais.
c) Central Trânsito; 
Esta central comuta chamadas originadas em centrais locais ou de centrais Tandem, permitindo a conexão de centrais por meio físico ou espaço livre e não tem assinantes.
Sua função é interligar outras centrais de comutação entre si.
d) Esquematizar o diagrama contemplando as centrais de duas operadoras de telefonia fixa e uma operadora de serviço móvel entre duas cidades (por ex: Säo Paulo e Rio de Janeiro).
2ª Questão: Em um sistema de comunicação deseja-se cursar 1000 chamadas na H.M.M. Determinar o número de troncos necessários. Expressar o resultado em enlaces de 2Mbps. Adotar tempo médio de retenção (duraçäo) de 4 minutos para cada chamada e grau de serviço (perda de erlang de 1%).
N = (1000*240)/3600 = 67
N° de troncos = 53.35
3ª Questão: Identificar e justificar três ações possíveis para diminuir o tempo de resposta em uma topologia de rede de dados para uma dada aplicação entre dois computadores. 
4ª Questão: Identificar e justificar três características na evolução dos serviços de comunicações de dados.
-Anos 50: Sistemas Operacionais tipo lote.
-Anos 60: Sistemas de Interrupção e Canais de E/S; Sistemas Operacionais de tempo compartilhado; Projeto ARPA.
-anos 80: Surgimento dos microcomputadores; Surgimento das Redes Locais; Internet.
-Anos 90: Interligação dos recursos; Evolução da tecnologia de interconexão de redes; Evolução de padrões para sistemas abertos.
5ª Questão: 
a) Conceituar rede de comunicação de dados por pacotes;
Redes de comunicação por pacotes são um método de transferência de informação em que duas ou mais fontes podem tentar enviar pacotes de dados simultaneamente. Só uma fonte pode transmitir o pacote, os pacotes das outras fontes são memorizados e o processo é repetido até que os pacotes a serem transmitidos sejam esgotados.
Esse modo de transmissão tem o problema no processo de competição pelos recursos pois numa rede em sobrecarga podem resultar em atrasos e eventualmente perdas de pacotes.
b) Podemos transmitir voz em uma rede de pacotes? Justificar.
Sim. Após digitalizar o sinal podemos transmiti-lo por uma rede de comutação de pacotes. Até que ocorra a transmissão dos pacotes de voz, estes passarão pelos procedimentos necessários nas diferentes camadas de rede. 
· Temos duas formas de codificação de voz:
· Codificação baseada em forma de onda: neste método é feito a codificação diretamente sob a forma de onda do sinal através do processo de amostragem;
· Codificação paramétrica: este processo é chamado de quantização. Ocorre a análise das amostras de voz e e associação dos parâmetros para a modelagem do sinal. Estes parâmetros são enviados ao receptor para que este possa decodificar o sinal recebido e reconstruir a voz;