Buscar

ENADE: Sistema Nacional de Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em relação ao ENADE analise as afirmações e escolha a opção correta: I - É o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); II - A prova é composta de 40 questões no total, sendo 20 questões da parte de formação geral e 20 da parte de conhecimento específico da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha. Prova de Conhecimento específico da área vale 50% da nota. III - Serve para aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências e avaliar a qualidade das Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil.
		
	 
	Somente I e III estão corretas.
	
	Somente II está correta.
	
	Somente I e II estão corretas
	
	Somente I está correta.
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Explicação: A qassertiva II não está correta pois não expressar os valores que realmente são usados no ENADE
	
	
	É perceptível para a sociedade e, especialmente, para os usuários do serviço médico-hospitalar que os hospitais precisam estar preparados para cuidar de demandas extremas e é diante de situações críticas que a competência da empresa hospitalar é testada. Assim, as áreas de gerenciamento de estoque e de compras devem estar organizadas para responder às necessidades de todos pacientes, em especial dos que ingressam pela porta da emergência, sem hora marcada. Nesse contexto, NÃO é correto afirmar que:
		
	
	essa responsabilidade vital é que torna a eficiência e eficácia do gerenciamento de estoques essencial para o sucesso dos objetivos do hospital.
	
	esse tipo de demanda coloca a prestação do serviço médico-hospitalar no rol das atividades mais complexas no mercado, responsável por preservar a saúde e a vida dos pacientes.
	 
	a necessidade de se adotar inovações no sistema de logística de qualquer hospital, em última instância, está relacionada com um fato extremamente sensível: da eficiência e da eficácia dessa atividade depende, muitas vezes, a própria vida do paciente.
	
	a importância dos estoques na saúde é dimensionada somente pelo seu valor monetário, desconsiderando aspectos relacionados à essencialidade de itens e prestação de serviços a que dão suporte.
	
	a logística hospitalar representa um dos maiores desafios da administração hospitalar, principalmente, quando se avalia o tamanho da sua importância em atender às necessidades do hospital, seja no serviço de apoio, higienização, lavanderia, manutenção, bem como os auxiliares de diagnósticos, hemodiálise, centro cirúrgico, banco de sangue, especialidades médicas e tantos outros.
	
	
	
	
	O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas iniciativas merecem considerações, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza. Entre essas iniciativas e suas consequências, é INCORRETO afirmar que :
		
	
	a exploração do petróleo encontrado na plataforma submarina pelo Brasil terá, ao lado dos impactos positivos na economia e na política, consequências ambientais negativas, se persistir o modelo atual de consumo de combustíveis fósseis.
	
	os incentivos ao consumo, sobretudo aquele relacionado ao mercado automobilístico, para que o Brasil pudesse se livrar com mais rapidez da crise econômica, agravarão a poluição do ar e o intenso fluxo de veículos nas grandes cidades.
	 
	a construção de grandes centrais hidrelétricas nas bacias do Sudeste e do Sul gera mais impactos ambientais do que nos grandes rios da Amazônia, nos quais o volume de água, o relevo e a baixa densidade demográfica reduzem os custos da obra e o passivo ambiental.
	
	a construção de obras previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem levado à redução dos prazos necessários aos estudos de impacto ambiental, o que pode interferir na sustentabilidade do projeto.
	
	a preocupação mais voltada para a floresta e os povos amazônicos coloca em alerta os ambientalistas, ao deixar em segundo plano as ameaças aos demais biomas.
	
	
	A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como: ¿consciência moral¿, ¿senso moral¿, ¿juízo de fato¿ e ¿juízo de valor¿. A esse respeito, leia os quadros a seguir. QUADRO 1 - SITUAÇÃO: Helena está na fila de um banco, quando, de repente, um indivíduo, atrás na fila, se sente mal. Devido à experiência com seu marido cardíaco, tem a impressão de que o homem está tendo um enfarto. Em sua bolsa há uma cartela com medicamento que poderia evitar o perigo de acontecer o pior. Helena pensa: ¿Não sou médica devo ou não devo medicar o doente? Caso não seja problema cardíaco o que acho difícil ele poderia piorar? Piorando, alguém poderá dizer que foi por minha causa uma curiosa que tem a pretensão de agir como médica. Dou ou não dou o remédio? O que fazer?¿ Quadro 2 - Afirmativas: 1 - O ¿senso moral¿ relaciona-se à maneira como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes, nosso comportamento, a conduta e a ação de outras pessoas segundo idéias como as de justiça e injustiça, certo e errado. 2 - A ¿consciência moral¿ refere-se a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros. Qual afirmativa e respectiva razão fazem uma associação mais adequada com a situação apresentada?
		
	 
	Afirmativa 2- porque a ¿consciência moral¿ indica um ¿juízo de valor¿ que define o que as coisas são, como são e por que são.
	
	Afirmativa 1- porque o ¿senso moral¿ se manifesta como conseqüência da ¿consciência moral¿, que revela sentimentos associados às situações da vida.
	
	Afirmativa 1- porque o ¿senso moral¿ revela a indignação diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio.
	
	Afirmativa 2- porque a ¿consciência moral¿ se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis que são avaliadas segundo valores éticos.
	
	Afirmativa 1- porque o ¿senso moral¿ pressupõe um ¿juízo de fato¿, que é um ato normativo enunciador de normas segundo critérios de correto e incorreto.
	
	
	Explicação:
porque a ¿consciência moral¿ indica um ¿juízo de valor¿ que define o que as coisas são, como são e por que são.
	
	
	Embasado em princípios éticos, __________e técnicos, o objetivo geral deste curso é preparar um profissional especializado em Gestão Hospitalar para compor quadros gerenciais, nos mais diversos setores de saúde, organizando equipes de trabalhos, identificando prioridades e implementando ações inovadoras ao serviço.
		
	
	orçamentários
	 
	humanizados
	
	pessoais
	
	administrativos
	
	políticos
	
	
	Explicação:
O tecnólogo em gestão hospitalar atua nos processos de planejamento, organização e gerenciamento dos serviços de saúde. Por meio dos conhecimentos adquiridos estará preparado para controlar e organizar processos de compras, controle de custos, bem como acompanhar e supervisionar contratos e convênios.
	
	
	O conceito "É o dano provocado no paciente pela ação ou inação do médico, no exercício da profissão, e sem o intento de cometê-lo" refere-se:
		
	
	ao processo de saúde;
	
	ao dano médico;
	 
	ao erro médico;
	
	ao processo civil;
	
	à responsabilidade civil;
	
	
	Explicação:
O erro médico é um defeito na prestação do serviço de saúde que venha a causar dano ao paciente. Apesar do nome, ele não é cometido exclusivamente por um médico, pode decorrer da atuação de outros profissionais como enfermeiros , dentistas, nutricionistas ou até mesmo da administração do ambiente hospitalar.
	
	
	
	
	O processo de tomada de decisão tem alguns fatores de influência. Indique nas alternativas a seguir a única que NÃO é um desses fatores:
		
	
	Melhoramentos nos processos de informações e com expectativa de resultados a curto prazo.
	 
	Custos dos insumos.
	
	Redução detempo disponível para a tomada de decisão pela influência de algumas variáveis, tais como a concorrência.
	
	Velocidade das comunicações.
	
	Complexidade evolutiva do mundo moderno, apresentando cada vez mais variáveis complexas.
	
	
	
	A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), aprovada em 30 de março de 2006, dá diretrizes e aponta estratégias de organização:
		
	
	das ações de prevenção da saúde voltadas para garantir o atendimento ao indivíduo;
	
	das ações de vigilância epidemiológica para garantir a integralidade do indivíduo;
	
	das ações da vigilância sanitária que envolvem todos os níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS);
	
	das ações de comunicação em saúde, voltadas para garantir o atendimento ao indivíduo;
	 
	das ações de promoção da saúde nos três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a integralidade do indivíduo;
	
	
	Assinale as assertivas: I. Os comportamentos socialmente habilidosos são, em grande parte, aprendidos na interação do indivíduo com o seu ambiente. II. Começam a ser desenvolvidos na infância, através da observação de modelos significativos, de ensinamento direto e de reforço de comportamentos adequados e podem continuar durante toda a vida do sujeito.
		
	
	I, II corretas, sendo que a segunda justifica a primeira
	 
	I, II corretas, sendo que a segunda não justifica a primeira
	
	Somente a I correta
	
	Somenta a II correta
	
	I, II incorretas
	
	
	
	Analise as assertivas: I - Embora os conceitos econômicos possam ser aplicados de uma forma ampla nas diversas áreas de negócios, quando os aplicamos, na área de Saúde, II - devemos considerar algumas peculiaridades que se manifestam ou apenas na nossa área ou de forma restrita no mercado, tanto com relação aos materiais, quanto à prestação de serviços.
		
	
	Somente a I correta;
	 
	I, II corretas, sendo que a segunda não justifica a primeira;
	
	Somenta a II correta;
	
	I, II corretas, sendo que a segunda justifica a primeira;
	
	I, II incorretas

Outros materiais