Buscar

Avaliação em Didática

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0304_AV_201404063196 » DIDÁTICA      
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  MARIA POLIANA 
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 1        Data: 27/08/2014 18:27:48 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 30781)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os temas pluralidade cultural e ética devem ser abordados transversalmente em todo o currículo escolar. Abaixo, assinale a opção que mostra um professor comprometido com a ética e com o respeito aos diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial.
		
	
	defende que a desigualdade no acesso aos meios para organizar a própria vida faz parte da pluralidade cultural e deve ser preservada.
	
	evita tratar de questões como manifestações artísticas e religiosas, mitologias e valores morais, para evitar debates desnecessários sobre assuntos polêmicos.
	 
	conscientiza de que pluralidade cultural é o acúmulo de experiências humanas e é patrimônio de todos nós, pois enriquece nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.
	
	proíbe debates temáticos sobre preconceito, racismo, imigração e as diversas religiões, por exemplo, para suas aulas.
	
	explica que as diferenças regionais devem ser extintas a fim de se preservar a identidade nacional brasileira.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 47877)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Diante da realidade atual, se tem discutido um novo papel para a escola. Busca-se que ela seja um espaço:
		
	
	formal, burocratizado, onde a transmissão do conhecimento se dê de forma eficaz.
	
	disciplinarizado, com uma estrutura funcional definida, com papéis bem definidos para todos os envolvidos
	 
	dinâmico, onde seja possível o encontro e o fortalecimento de uma visão plural e histórica de diferentes saberes e linguagens.
	
	físico, tecnologicamente bem equipado, com materiais dispostos de modo ordenado.
	
	competitivo, formal, empírico e sustentado pela lógica do mercado.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 247776)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O autor da didática Magna é:
		
	
	Vygotsky
	 
	Comenius
	 
	Piaget
	
	Herbart
	
	Paulo Freire
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 30785)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"A educação é uma atividade onde professores e alunos mediatizados pela realidade que apreendem e da qual extraem o conteúdo da aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social" (Libâneo, 1996). Está correto afirmar que a citação de Libâneo está relacionada:
		
	
	à tendência libertadora da Pedagogia Liberal iniciada por Rogers no início dos anos 60.
	
	à tendência libertária da Pedagogia Progressista iniciada por Paulo Freire no início dos anos 60.
	 
	à tendência tradicional da Pedagogia Liberal iniciada pelo Movimento dos Pioneiros da Educação Nova.
	 
	à tendência crítico-social da Pedagogia Progressista iniciada por Paulo Freire no início dos anos 60.
	
	à tendência crítico-social da Pedagogia Liberal, defendida por Saviani.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 39691)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que a avaliação adquira a importância que realmente tem no processo de ensino e aprendizagem, é necessário seguir alguns princípios básicos. Classifique os princípios listados abaixo, colocando V para os princípios que são considerados básicos para tal propósito e F para os que não o são:
( ) Estabelecer, com clareza, o que vai ser avaliado;
( )Selecionar técnicas que dificultem o processo de apreensão do conhecimento, para que o aluno valorize a avaliação;
( )Utilizar variadas técnicas e instrumentos de avaliação, sem preocupação com sua adequação aos fins desejados.
( )Considerar o aspecto qualitativo da aprendizagem;
( )Desenvolver a avaliação de forma diagnóstica e contínua.
		
	
	V, V, V, F, F
	
	V, V, F, V, V
	
	V, V, V, V, V
	 
	V, F, F, V, V
	
	V, F, V, F, V
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 90030)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Isabel de Alarcão (2001), a escola reflexiva reflete sobre si mesma e coloca em destaque a relevância da participação dos professores como principal elemento na compreensão do seu papel social e educacional. Paiva (2003) complementa a reflexão sobre a escola que se pretende reflexiva, que é: "a soma das subjetividades torna mais rico o discurso" (p.31). Correlacionando os dois pensamentos pode-se concluir que para a ação transformadora da escola torna imprescindível:
		
	
	A formação continuada do professor para melhor compreender as normas educacionais naquele espaço educacional.
	
	a formação continuada do professor para estudos de novas formas de abordagem técnica dos conteúdos que possam identificar o aluno criativo e habilidoso
	 
	a formação continuada do professor como espaço de reflexão sobre a realidade da escola deve ser garantida na organização da escola que queremos para a construção necessária à qualidade da educação
	
	a gestão voltada para a coordenação das ações pedagógicas a partir da preservação e manutenção de valores de respeito aos saberes do professor
	
	o planejamento da leitura polifônica da realidade para formação do aluno intelectual e preservador de sua realidade
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 30256)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Aprender fazendo é o princípio básico da Escola Nova, também, denominada de escola ativa ou progressivista ou ainda pragmatista. Segundo os educadores progressistas, falta aos professores dessa prática pedagógica escolanovista voltar a atenção para:
		
	 
	o domínio cognitivo
	
	o rendimento escolar
	
	o objeto de estudos
	
	a constatação do fenômeno
	 
	a visão crítica de mundo
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 47032)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A relação professor-aluno-conhecimento, no processo pedagógico, é influenciada por diversos fatores sociais e culturais presentes na escola, estendendo-se para além da escola, uma vez que fatores presentes na sociedade repercutem de forma direta na ação educativa. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que se deve considerar que
		
	
	a escola tem vida própria com ritmos e ritos, linguagem, crenças e valores, seu regime próprio de produzir e gerir conhecimentos e significações
	
	a relação estabelecida pelo professor ao ensinar leva o aluno a alterar, modificar e transformar atitudes, ideias, habilidades e comportamentos
	
	no exercício dessa relação com a comunicação, professor e alunos dialogam confrontando dialeticamente o saber da prática e da teoria, buscando uma nova resposta
	 
	a formação profissional do professor se caracteriza por ser um profissional que apenas ensina aos alunos aquilo que ele controla, sem intervenções e para a qual ele tem respostas
	
	as características culturais e pessoais dos alunos influenciam diretamente sua relação com o conhecimento
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 68695)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A Pedagogia Crítica surge nos fins da década de 1950, em contraposição à escola que reproduz o sistema e as desigualdades sociais. Propõe uma educação como instrumento de libertação do homem e transformação da realidade/sociedade. A partir do enunciado, qual o papel do professor nesta perspectiva educacional?
		
	
Resposta: Não fazer distinção de alunos negros/brancos, pobres/ricos, enfim a desigualdade. Levar ao aluno o conhecimento independete de quem for e da sua cultura de origem. O professor deve impusionar e despertar no aluno o conhecimento, de forma simples e prática para que possa melhor entender e levar adiante.
	
Gabarito: Instigar o pensamento crítico, formar para cidadania crítica, constatar fenômenos e intervir, inquietar seuseducandos diante dos fatos e do mundo, despertando neles o desejo de intervenção social, exercitar a práxis, ser um pesquisador assíduo, romper com o status quo e propor uma nova ordem social, lançar mão de sua condição de sujeito autônomo.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 38624)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A postura do professor em relação à avaliação escolar revela uma concepção pedagógica. Explique como se dá a prática do professor, no ato da avaliação, quando ele se fudamenta na perspectiva tradicional de ensino.
		
	
Resposta: Neste caso o que importa é o acerto da avaliação, o aluno tem o conhecimento paltado nos saberes do professor e quando é dada a avaliação não se importa com o que aprendeu e sim com quantas questões ele acertou.
	
Gabarito: O professor enfatiza resultados em detrimento do processo de aprendizagem, determina previamente o corpo de conhecimentos para que o aluno reproduza na prova, padronizando as respostas, formatando-as, classifica e hierarquiza os alunos em sala de aula, punindo com notas negativas aqueles que erram a resposta porque não as apresentaram dentro dos padrões, ou seja, estão fora do esperado (padrão de resposta ideal) e recompensando aqueles que se enquadram dentro do sistema, apresentando domínio das ciências, ou seja, domínio cognitivo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes